15 de abril de 2008

Adeus a um Santamaroto da Covilhã

Morreu ontem o Tio Luís Alçada Baptista, pai da Margarida, do Luís e do Manuel. Depois de prolongada doença, que o vinha debilitando dia para dia, o Tio Luís decidiu despedir-se e subir ao alto da serra, onde descansará em paz.

Afável e com uma cultura muito acima da média, ficará para sempre gravado nas nossas memórias. Hoje às 19h00, na capela mortuária de Nova Oeiras, haverá uma cerimónia religiosa, seguindo-se o velório.

4 de abril de 2008

De uma Carcamarota que vive nos EUA

Alguns de vocês não se lembram da Vera Assis Fernandes, mas a geração dos quarenta lembra-se com certeza. Dela recebi hoje um email, que aqui reproduzo, sem mais comentários:

"(escrevo de teclado ingles sem os ditos....)

Ola Cenoura...ola a Todos,

Pois e, sou a Vera de Carcavelos...ha muito desaparecida...e recentemente encontrada pela Carla
Bettencourt...por meio de passeios a Marvao...e encontrar a minha Mae...e depois emailar-me!

Bem sei que nao conheco todos aqueles que aparecem nas fotos do Vosso blog...mas conheco alguns da "geracao mais velha" os quarentoes! E, tem sido interessante, e de alguma forma nostalgico ver todas essas caras lindas!!!!

Tive, depois de 4 anos de tentar, que regressar ao meu divagar pelo Mundo pois a minha tentativa de me re-fixar em Portugal, o sonho de muitos imigrantes, nao resultou!

....bom...mas seria engracado tomar um cafe ai pelo Safari ou Marquesa quando eu for ate a Terra Mae e assim for tambem a vossa vontade!

Beijos!
Vera"

2 de abril de 2008

Almoço na Azambuja


Foi no passado domingo que as manas Vidal (Madalena e Cristina) nos convidaram para um fabuloso repasto na magnífica casa de família, na Azambuja. O motivo, entre muitos, era o de celebrar os bons acontecimentos dos últimos dias e com o regresso, para daqui a alguns meses, do Diogo.

Não comparecemos em peso, mas os que marcaram presença são de peso... Houve faltas sentidas e inesquecíveis presenças, daqueles que gostamos de ver sempre, e não de vez em quando!

De entrada tivemos uns queijos e patés, que nos foram preparando o palato para o que vinha a seguir um arroz de pato, rico e suculento, com uma leve crosta no cimo, a denunciar boa cozedura no forno em temperatura correcta. Acompanhava uma salada de rúcula, alface e cenoura, temperada à parte por um molho vinagrete, de consistência (do azeite) generosa e composição acertada. Para quem não é amigo do arroz de pato, podia deliciar-se com tartes salgadas variadas, maioritariamente de legumes.

Na degustação deste manjar, não faltaram vinhos do Alentejo e sangria de espumante, que se revelaram estar também à altura.

Para sobremesa, surgiu um cheese-cake de frutos silvestres, com uma fina camada de sustentação, suficiente molhada e consistente para acompanhar o fabuloso complemento. Veio também uma mousse de chocolate misturada com frutos secos e pequenos bocados de biscoito crocante, que exigiam também a presença dos morangos submersos numa calda espessa, que abrilhantavam o prato.

Depois, meus amigos, foi aproveitar o sol da Azambuja e a presença dos Amigos, no terreiro de entrada e ficar para jantar... prontamente providenciado pelas incansáveis manas, Assámos uns chouriços e terminámos com o que havia sobrado do almoço!

À Madalena e à Cristina, muito obrigado por este convívio. O próximo, na Azambuja, está já marcado: Santos Populares, com um porco no espeto e outras iguarias mais.