29 de setembro de 2008

A VIAGEM


Mantinha ainda os olhos fechados. Saboreava o momento. Sentia que tudo voltava à primeira forma. E que bem ele se sentia quando estava em forma! O seu corpo, lentamente, começava a corresponder a todos os estímulos nervosos. Sim, estava novamente em forma!


Mantinha os olhos fechados. Mas sorria. Não era uma gargalhada. Não podia nunca ser! Mas sorria, porque se sentia novamente em forma. A tortura do sofrimento tinha passado. Pôrra, tinham sido longos meses difíceis. Para ele e para todos. Sim, estava consciente da perda e isso fez-lhe esmorecer o sorriso. O que custava em todo esta viagem era a perda. Mas ele agora sentia-se em forma, como nunca se tinha sentido. O sorriso voltou de novo!


Experimentou abrir os olhos. Tinha medo. Recuou, para antes sentir melhor o seu corpo. O seu corpo, que nos últimos tempos lhe tinha pregado tantas partidas. Os músculos, mais uma vez, corresponderam e sentia-os pujantes, como no tempo do hóquei. Sim, estava novamente em forma. E abriu ainda mais o sorriso.


Apetecia-lhe ouvir música. Não interessava qual. É claro que se fosse brasileira ou dos anos 80, seria bem melhor. Verificou os sentidos, todos os 5. Sim, estavam lá todos, inclusivamente aquele que tinha sido mais afectado. Ao fundo, pareceu-lhe ouvir música, que foi-se tornando mais perceptível. Sim, estava novamente em forma.


Abriu os olhos. Estava em frente de um espelho e experimentou a sensação de se olhar de frente. Tinha readquirido o eterno bronzeado, o brilho nos olhos e o contorno da cara era novamente perfeito. Sentiu-se em plena forma. Não, estava totalmente em forma, perfeito no seu corpo! E sorriu. Um sorriso sincero, confiante.


A noite ainda envolvia aquele espaço infinito, onde o tempo se desenrola consoante a nossa vontade e onde a percepção das coisas é clara. Escolheu vestir a camisa rosa-velho (para dar sorte ao Benfica), umas calças de ganga e calçou aqueles mocassins, sem meias claro! Apeteceu-lhe contar aquela anedota sobre a compra do Suazo (para que o Benfica tenha peças de substituição para o Mantorras), mas ainda não tinha encontrado ninguém.


Foi caminhando. Às vezes apressava o passo, quase correndo. Outras vezes, num passo lento, saboreava cada pedaço desta redenção, deste novo viver. Sim, sentia-se bem de novo, tinha renascido no mesmo corpo, mas perfeito, em forma. Sim, estava novamente em forma!


O dia nascia e a sua viagem começava a espalhar-se. Agora era preciso passar o seu sorriso a todos aqueles que sentem a sua perda. Lentamente, ele sabe que o vai conseguir. A lembrança, o seu sorriso fácil e contagiante vão-se sobrepor à tristeza da ausência. Será essa a sua primeira tarefa: que todos sintamos que ele agora está bem, novamente a sorrir. Em grande forma!


ATÉ SEMPRE

240 comentários:

1 – 200 de 240   Mais recente›   Mais recente»
MRR disse...

Quem tiver a fotografia do Gaducho que ontem o Bieu distribuiu, pff, faça uma digitalização e envie para o meu email

JOAO MARIA disse...

Miguel obrigado
vou enviar esta fotografia

Anónimo disse...

Mais um dos bons que partiu. Vamos sentir a tua falta Amigo!

Mete esse pessoal ai em cima a dançar umas grandes rockalhadas e cheio de energia.

Força para a Família e desculpem não ter ido ao funeral mas só hoje é que soube.

Miguel Calado Lopes

maria inês disse...

boa viagem meu querido amigo, ficas sempre no meu coração! Obrigada, por tudo!

Anónimo disse...

Fantástico Cenourinha que Reconfortante que bom!!!!!

Não nos podemos esquecer que agora sim o Gaducho está bem!!!Já apaguei a imagem da última visita porque era tão o oposto do que tudo o que o GADUCHO sempre foi!
Vamos continuar…o coração apertado de saudades, um vazio que ficou em nós, em Oeiras, em Stº Amaro!!!!! por onde ele andava sempre a animar tudo e todos...nunca se ouviu uma queixa, um comentário menos positivo, pelo contrário..nunca se esquecia de me dizer "esta miúda é a mais porreira e mais gira conheço" e dito, tenho a certeza, do fundo do coração, enchia-me o ego, claro!!! O GADUCHO era isto, amizade gigante, alegria contagiante, gargalhadas, espontaneidade, sinceridade, diversão, música, o lado bom da vida, vai continuar sempre connosco, vamos continuar em festa pela vida, juntos, e mais vezes juntos, pelo Gaducho, pelos irmãos, pela Mariana, por nós, pela amizade…………
BJS BJS BJS GADUCHO
Vera Amaral
P.s – Cenoura, já tenho a Fotog na sala…não trouxe!!!

MRR disse...

A foto já cá esta no nosso blog

Unknown disse...

Tenho muitas,muitas saudades tuas.
Gosto muito de ti,estás no meu pensamento, no meu coração.
O meu primo charmoso, alegre e meiguinho.
Guardo na "caixinha da memória", palavras e gestos LINDOS.
Tenho muito orgulho em ser tua prima.
Estou, e estarei sempre perto de ti.
Até sempre Gaducho!
ADORO-TE QUERIDO.
Pató

Anónimo disse...

ssssdd

Anónimo disse...

papa.. nunca me vou esquecer dos momentos que passamos.. nunca me voou esquecer das coisas maravilhosas que me ensinaste, de quando ias ver se eu tinha comido tudo, nunca me vou esquecer da força que tu me davas mesmo com o teu sofrimento.. nunca me vou esquecer de TI.. sei que tas no ceu a proteger-me de todos os males e nunca me vou esquecer do teu sorriso gigante quando me vistes no hospital e nunca me vou esquecer da ultima vez que te vi e da ultima vez que ouvi a tua voz.. protege sem pre a nene.. a tia susana, a tia bebe, a tia papi, o tio jampe, o tio bieu e protege tambem os teus amigos.. AMO-TE PARA SEMPRE..

mariana

Anónimo disse...

Meu querido irmao,este ultimo ano foi o pior das nossas vidas, foi uma luta constante contra o raio desta doença,mas tu sabes que fizemos tudo para isto nao acontecer,mas infelizmente aconteceu.Sabes que esta perda foi uma dor tao grande tao grande, porque tu meu querido vais deixar um vazio enorme na nossa familia e amigos mas uma coisa e certa vais ficar semmpre,todos os dias,todas as horas no meu coraçao.Meu querido maninho AMO-TE muito da tua mana que esteve sempre contigo e estará.Papi

Anónimo disse...

Soube hoje esta triste noticia!
O Gaducho faz parte das memórias felizes da minha infancia, assim como a sua familia. A vida leva-nos por caminhos diferentes, por isso não o encontrava há muitos muitos anos! Depois, na curva da vida, a noticia chega, e é impossível nao sentir uma tristeza enorme! Que desconcerta, que doi, que...
Á Néné, uma força da natureza, deixo um beijibho enorme de carinho e coragem! Que sei que vai ter, para distribuir pelos filhos e netos, sempre cheia de amor para dar! Para a Susana, Bébé, Jampe, Bieu e Papi, o mais sincero desejo que a dor doa cada vez menos, porque ele estará sempre nos vossos coraçoes, com alegria. Para a Mariana (que nao conheço) que recorde o pai tal como ele É, porque estará sempre com ela!

Beijinhos da Familia Correia

Claudia

Chiquinho disse...

Infelizmente não pude estar presente no momento da despedida por o meu filho se encontrar doente desde sábado.

Nunca me vou esquecer dos bons momentos que passámos juntos.

Um grande abraço e até sempre!

Anónimo disse...

tio.... que bem soa, q bom que é e que sempre vai ser.. esta palavra, ainda por cima associada a ti. Não sei bem por onde começar, não sei bem por onde acabar, ou melhor nem sei se consigo acabar. Sinceramente nao sei, nao sei sequer oq fazer c isto, ainda nao abri os olhos o suficiente, ainda nao os quis abrir. Apenas sei que te sinto aqui, apenas sei q todos os dias oiço a tua voz rouca e viva, as tuas musicas que sao mesmo tuas, lembro me de tares a dançar, lembro me de te tares a rir, sempre com as tuas anedotas, sempre alegre, sempre feliz mesmo quando a vida nao te corria bem. Os beijinhos q me davas, fazias me mesmo sentir especial para ti, afinal de contas eras o meu querido e adorado padrinho, perdão, ÉS o meu querido e adorado padrinho, tas sempre comigo, sempre, e eu contigo. Qero te agradecer por teres feito parte da minha felicidade, por teres me feito sentir completa, por me teres feito sentir que afinal vale a pena amar a vida, vivê-la.. Não quero ser egoísta mas sinto-me assim, não quero ter raiva mas tenho, não quero sofrer mas sofro, quero estar bem mas não consigo não posso e não devo, vivo agora neste contratempo entre o eu e o mal, entre a normalidade e a tristeza, é como se não me conhecesse agora, nada me encanta, nada me eleva, nada me faz acreditar em nada, nada é bom. NADA, NADA, NADA. Queria pular num segundo para todos os lados, queria fazer milagres, queria ser o que não sou, queria ajudar sem ter que sofrer. Só ha um caminho agora, o ir em frente, como ja te disse meu querido tio, o que me faz perceber o quanto eu te adoro é o facto de me ainda dares forças para seguir esse unico caminho, em frente, é exactamente isso,... és realmente importante por teres sido no passado, por teres sido no agora, e por seres no futuro.. agradeço-te por isso, agradeço-te por tudo, agradeço-te por teres dado uma felicidade enorme à nênê, outra das melhores pessoas do mundo, a minha avó... sou uma orgulhosa, uma real orgulhosa, um tio assim, uma avó assim... ai ai, e é nisto que eu tenho q pensar, com um riso e parar c as choraminguisses, para qê? tenho a certeza q aí em cima vais engatar tudo o que é mulher, tudo o que é o que for,o que me tranquiliza são estas saudades que deixaste e que sei que te confortam e que te mantém ainda mais perfeito do que já eras, quero-te para sempre e vou para sempre ter-te, aliás todos queremos e todos iremos, tenho a certeza. como tou sempre a dizer, as palavras, tudo o que te tou a dizer por palavras é sempre muito mais verdadeiro quando as ponho assim, em silencio... sabes que mais? "ENCOSTATE A MIM", PARA SEMPRE QUE EU NUNCA NUNCA TE HEI DE DEIXAR CAIR, PROTEGERTE-EI ATÉ AO FIM ATÉ PORQUE "SEI QUE JA VIVEMOS 100 MIL ANOS" E VAMOS TAR SEMPRE TODOS MAIS INFINITOS MIL CONTIGO...vou levantar a cabeça por ti, pela Mariana, pela Nênê, pela minha mae, pelos meus outros tios, eles precisam, precisam de alguma maluca como eu que lhes dê uma gargalhada ainda que seca mas que os faça esquecer tudo por uns breves segundos.
Bem me parecia que nao devia ter começado, ja sabia que me ia apetecer continuar aqui a escrever até ao fim do fim, mas olha tio, tenho uma tarefa para cumprir, por ti como ja disse. vou fazer-te feliz vou fazer que haja aqui em mim uma gaducha que sempre fez bem a toda a gente. e por isso mais uma vez OBRIGADA POR TODOS NÓS, OBRIGADA POR MESMO QUANDO TAVAS MENOS MAL NOS FIZESTE SENTIR ALGUÉM, OBRIGADA POR NOS TERES DADO UM MOTIVO PARA VIVER, OBRIGADA. I LOVE YOU AND I WILL ALLWAYS DO. FICAS PARA SEMPRE.
muitos beijinhos para sempre, infinitos sem fim...
FRANCISCA "GADUCHA", A TUA AFILHADA, ATÉ SEMPRE!!

Anónimo disse...

MUITO OBRIGADA A TODOS OS SANTAMAROTOS QUE COMPARCERAM NESTE FIM DE SEMANA MAIS TRISTE DAS NOSSAS VIDAS, OBRIGADA A TODOS PELO APOIO!



MAE,IRMAOS,FILHA E SOBRINHOS

Anónimo disse...

tio,sei que estás ai em cima,mas para nos tas sempre SEMPRE cá em baixo no nosso coraçao,tambem sei que estás em paz e estas a ver se nós nos portamos bem ou mal.
Nunca vou esquecer o teu sorriso e o teu olhar nem nunca vou esquecer os nossos momentos felizes que nos deste.
Podes tar descansado,porque a "pestana" está com nosco e vamos animala e mimala e protegela para sempre podes estar descansado tambem porque nos ja nao vamos descutir mais por coisas parvas,tio gostava que soubesses q eu te adoro e sempre vou adorar tu estas sempre comigo e vais sempre estar.
MILHARES DE BEIJINHOS da tua sobrinha Maria

Anónimo disse...

amigos destes nunca não morrem.
simplesmente só os deixamos de vêr.
continuaram sempre a viver nas nossas vidas...
um grande abraço e um grande beijo a toda a familia da familia barahona.

Anónimo disse...

Já mais serás esquecido ... GRANDE GADUCHO

Um grande beijinho
Pipa

Anónimo disse...

Bom dia a todos!

Mais um dia de saudade... mas tambem mais um dia de esperança de que o Gaducho esta conosco e estara sempre...vamos continuar a fazer e a ser tudo aquilo que ele gostava em nós...ele quer nos ver bem e felizes, alias era tudo o que ele mais gostava...fazer felizes todos aqueles que o rodiavam...

" O essencial é invisivel aos olhos"

Vamos continuar a rezar por ele, esperamos que toda a familia e amigos o tenham presente todos os
dias nas suas oraçoes para que ele nunca seja esquecido, NUNCA!


MISSA DE SÉTIMO DIA PELO NOSSO QUERIDO GQDUCHO, SEXTA FEIRA DIA 3 DE SETEMBRO ÀS 19H NA IGREJA MATRIZ DE OEIRAS (VILA)

beijinhos!

JOAO MARIA disse...

Todos sabem como eram amigos Joao Maria e Gaducho, e são amigos, porque Gaducho para Joao Maria nunca morrerá, esta sempre vivo!E que bom para mim , ver o meu filhote acordar e perguntar pelo Gaducho e combinar tantos programas com ele , como ele nos ensinou a todos,Que bom o meu filho nao entender a morte, que bom ele ir estar uns anos a falar neste nosso grande amigo!
Este nosso amigo que TANTO NOS ENSINOU e QUE TANTAS QUALIDADES TEM.PURO, VERDADEIRO.Com o meu filho pareciam iguais, DÂO sem esperarem nada em troca , uma das melhores virtudes na vida, e a melhor demonstraçao de amizade!!!
Tantas coisas fizemos juntos, tantas cumplicidades e tantas coisas para recordar e imitar.Ficamos todos melhores pessoas por tua causa.Sempre gostaste de unir as pessoas, e uniste nos a toda a tua maravilhosa familia.O meu filho Joao desde muito cedo elegeu duas pessoas, a Néné em primeiro lugar e a ti Gaducho , nao esquecendo a grande amizade por todos.Dois anjos.
Alem de toda a amizade que tinhas , eu pai do Jonas gostava de ti por duas coisas , uma por seres quem é pela tua amizade , a outra por gostares tanto do meu filho.Qualquer pai ou mae fica sensibilizado por gostarem dos nossos,E sabes?Joao em 21 anos nunca teve um amigo como tu.estas e estaras sempre presente, acho que apenas foste dar uma volta.Na marqueza pus la fotografias tuas mesmo em frente onde te sentavas todos os dias, faz nos sentir que estás ali.estas aqui, bora combinar uma feijoada como tu tanto gostavas?e o bieu a por musica?um expectáculo este Gaducho
os meus abraços sao por duas pessoas eu e joninhas , e sao para todos vós

Anónimo disse...

QUE BOM!!! A AMIZADE E O AMOR TEM DESTAS COISAS!!!!VENCE TUDO até a saudade fisíca porque sem dúvida que o Gaducho continua no meio de nós!!!!

JOAO MARIA disse...

Gostava de acrescentar que
Mae de Joao Maria, a Carla , chorou muito estes dias tambem.Ela adora quem adora o filho, e tambem gostava muito dele.impossivel nao gostar dele
joao pai

JOAO MARIA disse...

O COLAR que Gaducho tem na fotografia trouxe de cabo verde, e mal chegou , deu ao meu joninhas.

Anónimo disse...

Depois de ler tudo o que aqui já foi escrito sobre o nosso amigo GADUCHO, e acreditem que tive que fazer algumas pausas para respirar...., já me deviam faltar as palavras mas foram tantos anos (mais de 25), tantas aventuras e tantos momentos bons que não há blog que chegasse para tudo recordar.
Como alguem já aqui disse, a boa disposição do Gaducho era contagiante e ao pé dele a animação era sempre garantida. Uma rockalhada ou uma musica brasileira à porta da Marquesa e já estava tudo a bater o pé. Mais 2 ou 3 anedotas e umas provocações aos lagartos e estava tudo a rir!!!
Não vão ser faceis os próximos tempos pois a saudade é muita e tal como o Miguel RR escreveu (exemplarmente) também em sonhos queremos acreditar que o GADUCHO ainda cá está. Vamos todos acreditar que onde está agora não está a sofrer, vai estar a olhar por todos, a torcer pelo Benfica e a "controlar" as miudas todas que lha passem pela frente.
A sua alegria de viver era contagiante e é essa que temos que preservar como um exemplo que ele nos deixa.
Um beijinho especial à Papi, Bébé e Susana e um abraço ao Jampe e Bieu que estamos certos vão dar toda a força do mundo à Mariana e Nene.

Até 6ª

Duarte Amaral

Anónimo disse...

adoro-vos a todos

Anónimo disse...

adoro-vos a todos

Anónimo disse...

Oh meu querido primo, fiquei a olhar para esta foto uma eternidade pois é assim q eu quero recordar-te,sempre. Foste esta pessoa linda, engraçada, brincalhona, nem quero pensar como vai ser daqui para a frente, pois sei q me vai custar mt n receber mais nenhum telefonema teu, nao ver essa tua carinha, esse teu sorriso. Só o tempo dirá como vou conseguir suportar, pois neste momento estou mt fragilizada e sabe mt bem poder desabafar neste quadradinho dedicado a ti. Amo-te tanto q n há palavras para descrever o tamanho do meu amor, gosto de todos os primos, mas o meu gaduchinho e a papi são mt especiais para mim.
Pois é meu querido, mais tarde ou mais cedo todos iremos ao teu encontro, por isso só me resta viver a vida da melhor maneira possível.
Adeus meu querido, até um dia, da prima q te ama mt mt mt
XANDOCA

Anónimo disse...

Não é fácil ler estes comentários porque a saudade já se sente, mas é reconfortante, porque o recordamos exactamente como ele era, cheio de LUZ, BRILHO E ALEGRIA, a dor é paralisante e foi como me senti durante este tempo, este tempo em que o soube e vi em tão grande agonia, para mim é e será o eterno miúdo, brincalhão, alegre, atrevido, carinhoso e amigo, quando o conheci senão me engano teria ele mais ou menos oito ou nove anos e eu doze ou treze, nas minhas memórias mais remotas, lembro-me muito bem dos mergulhos na piscina da SPOC, das amonas que eu lhe podia dar, pois nessa altura era maior que ele e das perguntas atrevidas e levianas que já na altura o pirralho fazia e que me chegaram a fazer corar. Sei que os meus olhos continuam a aguar, mas terão de parar, ele gosta de nos ver animados e felizes, fez-se um homem bonito de ver e estar. GADUCHO MEU QUERIDO MANDEI-TE UM POUCO DO MEU CORAÇÃO CONTIGO E NUNCA TE ESQUECEREI, POR ISSO VAMOS CONTINUAR JUNTOS. Beijos João

Anónimo disse...

Um beijo muito muito grande para toda a família com quem eu passei muitos dos melhores momentos da minha infância e da minha adolescência.

João Sousa

Niko disse...

Fica em paz Amigo.

Anónimo disse...

O céu tem mais uma ESTRELA! Mais brilhante, mais brincalhona, mais bonita, mais tudo.
Á familia e especialmente à filha Mariana, muita coragem.

Anónimo disse...

UM GRANDE ABRAÇO A TODOS OS FAMILIARES E AMIGOS DO GADUCHO,FICA NO CORAÇAO UM AMIGO SEMPRE PRONTO A FAZER NOS SORRIR.ESTANAS

Anónimo disse...

A Ti, companheiro Gaducho, até breve. Não sabemos ainda quando iremos os dois beber um copo. Mas iremos de certeza.

A vocês, amigos Santamarotos, um abraço a todos. Obrigado.

Ferreirinha

Joca disse...

Querido GADUXO :-) :-)

um HOMEM com um sorriso para a VIDA a quem nos faz falta a todos nós :-) :-) :-) :-) mas na verdade temos de continuar com a alegria com que nos passavas. Nesse sentido e com a mesma lata com que tu tinhas e que nós adoravamos ;-) venho organizar uma feijoada em casa do João Rebelo de Andrade onde vamos ouvir musica ..brasileira, rockalhada e jogar cartas e á moeda e dar gargalhadas com a vida e com o que vivemos juntos contigo e recordar fotos tuas ... vou por aquela musica que me deste a conhecer e tantas vezes ouvimos nessa noite a jogar cartas a cantar e a sorrir como se não houvesse amnhã .... James Tayler... YOU`VE GOT A FRIEND :-) :-) :-) Bem haja GADUXO o teu sorriso será sempre nosso....

Nós vamos todos ter contigo .. mais tarde ou mais cedo.

Abreijocas.

Joca

João lol desculpa ;-) vais ter a casa cheia como ele a enchia :-)

Unknown disse...

Querido Gaduxo,

São muitos anos longe, mas o meu coração esteve sempre muito perto ... tenho memórias da tua ternura, do teu entusiasmo e paixão pela vida e desse charme e sorriso que nos encantaram a todos que tivémos o privilégio de te conhecer e ter como amigo. Ía sabendo de ti pela Pató e agora pela Isabelinha e ainda ontem me fizeste sorrir com histórias que me contaram a teu respeito. És uma referência incontornável na minha passagem pelo Liceu de Oeiras e ficarás para sempre guardado nas minhas melhores memórias desses tempos em que fomos todos bons amigos e tivémos momentos tão (loucos) e felizes!! Obrigada por existires...sim a tua chama perdurará para sempre em todos nós. Amanhã vou rezar por ti, pela tua Mariana que não conheço e por toda a tua família, em especial pela minha querida amiga Pató que te adorava e sei que está a sofrer muito.

Até sempre, um beijo com muita ternura,
Sandrinha

JOAO MARIA disse...

Joca
como fazia com gaducho , faço contigo.eu faço a feijoada e voces fazem os convites e tratam das bebidas,ok? e tragam musica que gaducho gostava
abraço a todos

Anónimo disse...

Que orgulho e vaidade me faz sentir quando leio todos estes relatos de quem teve o previlégio de conhecer o meu querido irmao, sabendo que dentro de mim corre do mesmo sangue.
Queria agradecer em primeiro lugar a todos os Santamarotos e a todos os amigos que form muito importantes na vida do meu gaduchinho. vocês faziam parte da vida dele, pois se havia alguém para quem a amizade era muito importante, era para ele, aquele rapaz simpático, bonito, charmoso que conseguia ser amigo de toda a gente não excluino ninguem que se aproximasse.É muito bom ter um irmao assim e que para além disto tudo me deixou uma sobrinha que eu adoro e vai para sempre fazer parte integrante da minha vida.
beijinhos para todos. adoro-vos

Anónimo disse...

GADUCHO,

Só podes ser tu a mover influências ai em cima! O Benfica ganhou 2 vezes seguidas e logo ao Sporting e a uns italianos mafiosos.
Tanto que pensei em ti ontem, enquanto via o nosso Glorioso SLB a jogar, e a ganhar daquela maneira. Tantas noites que passamos a ver o Benfica e depois a comemorar vitórias ou de vez em quando a afogar as mágoas....
Continua a torcer pelo Benfica que nós aqui continuamos contigo no coração.

um abraço grande deste teu amigo
Duarte

Anónimo disse...

...Pois é agora aqui, ja longe da minha familia e com mais tempo para pensar, começo a perceber e a sentir a grande falta que o nosso querido gaducho faz...

Ainda estou em fase de realizar tudo o que aconteceu, pois estando estes meses longe, nao vivi de perto a ultima e pessima fase do Gaducho e asssim custa-me acreditar em tudo o que aconteceu...

Hoje as 7h da manha fui a missa aqui em Dakar pois nao vou conseguir estar presente na missa de hoje à tarde.

Rezei pelo Gaducho e espero que Rezem tambem, para que ele esteja em paz la em cima e para que junto de Deus nos ajude aqui em baixo, principalmente a Nene, Mariana e irmaos.

Ele agora esta bem, tenho a certeza e quer-nos ver bem tambem! temos que ir buscar forças onde elas ja nao existem e nesta fase temos mesmo de ter fe e confiar que tem de haver uma razao para ele nos ter abandonado!
Deus sabe o que faz e porque o faz, vamos confiar...

Temos de agarrar a vida e agradecer tudo aquilo que temos todos os dias!
Temos que nos lembrar das coisas mais importantes da vida, o amor, a amizade...
a partir de agora temos de levantar a cabeça e olhar a volta de olhos bem abertos para saborearmos tudo de bom que Deus ainda nos oferece...obviamente sempre com uma dor de saudades no coraçao que nao se vai embora tao cedo pelo nosso querido tio, filho, irmao, amigo Gaducho.

Força! Temos de ser fortes!! Por Ele e para Ele!

Rebeca

Anónimo disse...

Não imaginas a quantidade de vezes (durante todo o dia, todos os dias) que eu "acordo" para a triste realidade de já não estares ao pé de nós.
Não sei se não acredito, porque pessoas como tu são precisamente o contrario de tristeza e de morte, não sei se evito pensar muito nisso... mas tenho a certeza que no fundo no fundo, não consigo aceitar.
Se tivesses sido só meu tio..... mas não. GADIXAS tio, irmão, amigo, companheiro de muitas e mnuitas aventuras (algumas que não se devem nem contar!!!!)
Curiosamente estou a reagir neste momento como reagi ao longo deste ultimo ano, e particularmente destes ultimos dois terriveis meses... N-E-G-A-Ç-A-O.
Sempre me conveci que não era possivel deixares-nos... que Deus havia de nos consentir um milagre... que enfim, nunca ias sair de perto de mim...
Agora estou eu longe, em Porto Santo, e por ironia do destino tento encarar as coisas do ponto de vista de ter sido eu a vir embora.... é assim que consigo algum conforto. Enganar o coração pensando que não te vou ver a ti tão depressa como não vou ver o meu pai, a minha mãe ou a Nênê.
Fazes-me muita muita falta....Meu Deus do céu, uma falta, um espaço no meu coração que nunca ninguém vai preencher.
O único consolo é que de facto esta foi a unica forma de estares bem... sem sofrer (como tão bem o cenoura ilustrou no seu texo).

Amo-te meu Gadixas. Do fundo do meu coração. Desde sempre e para sempre. Tenho a tua imagem cravada na minha cabeça e no meu coração. LINDO como sempre.

"La fora, o vento, nem sempre sabe a liberdade
a gente finge mas sabe o que nao é verdade
foge ao vazio, enquanto brinda, dança e salta....
........eu trago-te comigo e sinto tanto tanto a tua falta."

Mafuca.

P.S - Obrigado a todos os Santamarotos pelo apoio. E saibam que o encanto do Gaducho é de tal forma grande que nos ultimos meses, apesar de escrever para comunicar, sempre consegui ler o que ele escrevia "ouvindo" claramente ,dentro da minha cabeça, palavra a palavra naquela voz cheia de alegria, de amor, de carinho. O meu tio era mesmo especial. E vai continuar sempre a ser.

Mafalda

Anónimo disse...

...faz hoje uma semana que eu te perdi,meu querido maninho.Eu estou aqui agora em casa depois da tua missa do 7 dia em que mais uma vez os teus grandes AMIGOS estavam presentes.Eu sei que tu estavas sempre a dizer para eu nao me preocupar contingo e para pensar mais em mim, mas infelizmente este ano nao consegui pensar em mais nada se nao em ti...eu sei que tenho as minhas filhas que adoro,o meu marido a mama e irmãos, mas isto nao esta a ser nada facil, tu deixas-te um vazio tao grande no meu coraçao, que eu nao sei como vou ultrapassar, tenho que começar a pensar no que tu me dizias para eu pensar mais em mim.Mas para aliviar um bocadinho a dor, que eu sinto que e tao grande,é eu ter a certeza que tu estas dentro de mim para sempre, e eu sinto mesmo isso, a unica coisa que falta,e é muito é nao te poder tocar e olhar para ti com aquela tua cara sempre alegre e pronto para combinar qualquer coisa.Uma coisa e certa nos vamos continuar sempre a ser 6 irmaos.Tu para mim estas sempre aqui meu querido,SEMPRE para SEMPRE


da tua irma que te ADORA Papi

Anónimo disse...

Aqui fica um forte abraço à Nênê, ao Biéu, à Papi, Bébé, Susana e Jampê. O Gaducho e a sua linda familia tornaram inesquecíveis os anos que passámos juntos e estarão sempre no meu coração.

Belita

Anónimo disse...

Aqui fica um forte abraço à Nênê, ao Biéu, à Papi, Bébé, Susana e Jampê. O Gaducho e a sua linda familia tornaram inesquecíveis os anos que passámos juntos e estarão sempre no meu coração.

Belita

Anónimo disse...

Aqui fica um forte abraço à Nênê, ao Biéu, à Papi, Bébé, Susana e Jampê. O Gaducho e a sua linda familia tornaram inesquecíveis os anos que passámos juntos e estarão sempre no meu coração.

Belita

Anónimo disse...

Um grande beijinho a toda a família do gaducho.
Força muita força!
Custa, e há-de custar sempre, por mais voltas que o mundo dê, por mais noites que sigam a seguir aos dias!
O tempo há-de aliviar a dor, o sofrimento, e o "porquê"!
Agora têem de dar Energia à vossa Mãe, que tanto precisa de vós, que tanto sofre neste momento
Uma mãe não devia ver um filho partir,pelo menos não é a ordem natural da vida!.
Estejam sempre juntos, como estiveram até agora.
Um beijinho da família Lobo.

Anónimo disse...

Quem conhecia bem o Gaducho, sabia que dentro dele existia um dos maiores corações que eu e que a maioria das pessoas conheceu nesta vida, repleto de amor, de alegria,de simpatia,de amizade, de carinho e desejo de ter á sua volta as pessoas de quem gostava.
O seu sorriso contagiante, fazia que um dia menos bom, se torna-se rápidamente num excelente dia de boa disposição.
Mas tambem quero lembrar que por detrás desse Homem muito especial, existi uma familia única, que tantas provas de amizade e carinho deu, a várias gerações de pessoas de Oeiras e a todos aqueles que não vivendo aqui, os conheciam. Quero deixar aqui um grande beijinho e um obrigado a toda familia do Gáducho pelas pessoas incriveis que são e principalmente á Senhora sua Mãe por quem tenho a maior admiração e consideração possivel.

Anónimo disse...

JOAO NUNO O NUMERO DO BIEU E 914171327 EO MEU E 914583379

BJS PAPI

JOAO MARIA disse...

GADUCHO
Acho que vais bater todos os RECORDS , penso em ti todos os dias, e vai durar tantos e tantos anos!!!!!!!Sei que me adoravas tambem , e estas a pensar em mim, cuida de mim , como sempre cuidavas,Beijo Gaducho meu melhor amigo

Anónimo disse...

Nem sei o que dizer, fui completamente apanhado de surpresa...um coisa é certa, além de meu amigo foste meu pai, irmão e tio por diversas vezes,só me vem á cabeça o teu ar de felicidade a vibrar, a ver-nos actuar nas festas fim de verão... sabes;) do que estou a falar, obrigado pela pessoa que foste e que és...até já amigo!

Um abraço forte a toda a familia

Luis Verdades

Anónimo disse...

MEU QUERIDO IRMÃO:
HOJE, ESTOU PIOR QUE NUNCA.A TUA FALTA, A IDA DA MAFALDA E PAPU PARA RORTO SANTO,E HOJE A IDA DO SANTIAGO…
PARA MIM O TEU DESAPARECIMENTO, FOI UMA PERDA ENORME,UM DESGOSTO SEM FIM,MAS TAMBÉM O TERMINAR DE UM SOFRIMENTO (,COMO NÃO TINHA VISTO NINGUÉM SOFRER)!FORAM TERRÍVEIS ESTES ÚLTIMOS MESES.O TEU SOFRIMENTO,(QUE AINDA TIVESTE A OUSADIA DE DISFARÇAR),SECOU-ME OS SENTIMENTOS,AS EMOÇÕES, A MINHA ALMA ESTÁ OCA!
PARA MIM COMEÇASTE A MORRER, NO DIA EM QUE SOUBEMOS QUE TINHAS,ESSA MALDITA DOENÇA,CONTIGO, FUI MORRENDO TODOS OS DIAS UM POUCO…DA SUSANA QUE EU SEMPRE FUI, POUCO RESTA AGORA.
SEI QUE TENHO QUE TER FORÇA ,POR TI, PELA MAMô,PELOS MEUS FILHOS E NETO, PELA TUA NOSSA MARIANA, POR TODOS OS NOSSOS IMÃOS,PELO FERREIRINHA, ENFIM POR MUITA COISA…
COMIGO VÃO FICAR TAMBÉM AS MELHORES RECORDAÇÕES QUE SE PODE TER DE ALGUÉM: A TUA ALEGRIA, A TUA BONDADE, A TUA DISPONIBILIDADE PARA TUDO, E PARA TODOS. AS NOSSAS MÚSICAS(AINDA FOMOS OS 2 VER O CAETANO VELOSO EM JULHO|!FOI A ÚLTIMA VEZ QUE CANTASTE---
QUE CRUEL O DESTINO FOI PARA TI, PRINIPALMENTE PARA TI, MEU ANJINHO
BOM.MAS TAMBÉM PARA TODAS NÓS- SOMOS COMO OS SHAMPOOS,NÃO 2 EM 1 ,MAS TODOS NÓS EM 1_TU!,
ESPERO QUE ESTEJAS NUM SÍTIO QUE TE MEREÇA,E QUE ESTEJAS COMPLETAMENTE ,EM PAZ-É O MÍNIMO QUE SE PODE DESEJAR A QUEM SE AMA TANTO
A VIDA SEM TI NÃO TEM GRAÇA, E É MUITO DÍFICIL DE VIVER,NINGUÉM MERECE A TUA POUCA SORTE, MAS TU MENOS QUE NINGUÉM!
COMPARO-TE AO SOL,MEU ADORADO GADUCHO.MAS QUEM JÁ OUVIU DIZER QUE O SOL ESTAVA MUITO DOENTE’’?QUE IA FAZER RÁDIO? QUÍMIO? QUE NÃO PODIA APARECER ,PORQUE ESTAVA INTERNADO?QUE ESTAVA A SOFRE HORRORES?SÓ AÍ VOS DIFERENCIO.!! A TI TUDO ISTO ACONTECEU, ,E MUITO MAIS.
NA ULTIMA SEXTA-FEIRA,QUE VIVESTE?(ERA VIVER?)DISSESTE(ESCREVESTE)À PAPI:”AJUDA-ME”,E DISSESTE UMA COISA QUE ME FEZ SOFRE TANTO,”DÓI-ME O TALENTO” APESAR DE JÁ MUITO BARALHADO, O QUE QUERERIAS DIZER COM ISSO’?
SABIAS, QUE A VIAGEM SE APROXIMAVA, E ESTAVAS COM MEDO DO EMBARQUE!
VIVES DENTRO DA MINHA ALMA,E NELA VAIS PERMANECER ATÉ AO FIM DA MINHA VIDA.AMO-TE MUITO MEU AMOR.

QUERO SALIENTAR A SORTE DE SER TUA IRMÃ,QUERO LOUVAR A NOSSA QUERIDA MAMÃ,TODOS OS NOSSOS FILHOS, O MEU NETO,OS NOSSOS QUERIDOS IRMÃOS, SOBRINHOS, PRIMOS, TIOS ,MARIDO, CUNHADOS,(O BRUNO, PRINCIPALMENE, QUE TUDO FEZ, PARA QUE TIVESSES UM FIM MAIS CONFORTÁVEL)OBRIGADA PELO NOSSO GADUCHO,E POR TODOS NÓS…NUNCA IREMOS ESQUECER ESSE GESTO TÃO NOBRE E TÃO RARO JÁ HOJE EM DIA.UM BEIJO MUITO ESPECIAL, PARA OS SANTAMAROTOS, AMIGOS DO GADUCHO, E NOSSOS.É DE FACTO UM ORGULHO, PERTENCER A ESTA GRANDE FAMÍLIA.O CONSOLO QUE NOS RESTA É QUE CADA 1 DE NÓS ,CUMPRIU, E DEU AO GADUCHO,O MELHOR ,E O MÁXIMO QUE SE PODIA DAR .FOI MUITO, MAS PARA ELE O MUITO NÃO CHEGOU… NADA MAIS HAVIA A FAZER!
AGORA, RESTA-NOS RECORDÁ-LO, COMO ELE GOSTAVA:LINDO;CHARMOSO;CHEIROSO ,ALEGRE ,COM A SUA,SUPER BOCK,AS SUAS MÚSICAS,NA MARQUESA, SAISA ETC, RODEADO DA SUA FAMÍLIA, AMIGOS,MAS ETERNAMENTE BOM, PENSO QUE NEM O
TEMPO VAI DESVANECER ESTE DESGOSTO.



ATÉ SEMPRE MEU ADORADO IRMÃO.ESTIVE AO TEU LADO ATÉ AO FIM,E ATE TODOS OS FINS VAIS FICAR NO MEU CORAÇÃO.
DA TUA IRMÃ SUSANA, QUE JAMAIS TE ESQUECERÁ

Anónimo disse...

Obrigada tia suzana por essas palavras...

Sim tambem é de louvar tudo o que voces, Nene , mae e tios fizeram pelo gaducho, nunca o abandonaram e sofreram com ele ate ao ultimo minuto de vida...que dor...nao consigo nem imaginar...
Agora é tempo de recupararem as forças e de andarem para a frente, ainda temos muito para viver uns com os outros e tambem temos ainda muito para agradar ao gaducho que nos acompanha la de cima e que tanto merece a nossa alegria!

Tenho sonhado muito com ele, para mim esta a ser dificil acreditar...

Tenham um optimo dia!

E querido tio gaducho, tas sempre no meu pensamento e nas minhas oraçaoes e sempre estaras!
Vou ter tantas saudades tuas...nunca me esqueço das tuas palavras...Nunca...parece que as oiço todos os dias...

Mts beijinhos para toda a minha querida familia vindos directamente de dakar, tb beijinhos do Bernardo

Rebeca

. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
maria inês disse...

Gaduxo, ontem levei o João Maria ao Cavalia! Foi uma tarde muito bem passada, em que como não podia deixar de ser foste falado, com a saudade e inocência, de quem não entende porque já não te encontra, no dia á dia!
Contou-me o que tinham feito depois da missa, e, que "a Néné, estava a chorar, tinha dor de dente"!
Como vês meu querido amigo, o vazio é muito, a saudade imensa e apesar do pouco tempo que convivemos, apesar do sol e do bom tempo, que tu amavas, apesar de estarmos cá e sabermos que a vida continua, nada será igual, e faz-me falta o teu sorriso (maroto).
Á mãe extraordinária, às manas e manos, e a todos um grande beijinho, com toda a força que vos possa dar, quando sei, que nunca é suficiente para preencher o vazio com que ficamos!
inês belo

Anónimo disse...

Não tenho a mais pequena dúvida que estás no céu em Paz, Feliz, a olhar para todos nós, pelo Benfica e especialmente pela tua FAMÍLIA, e que FAMÍLIA!!!!!!

Anónimo disse...

PARA A MINHA QUERIDA MAMÃ, DA FILHA QUE A ADORA, A PROPÓSITO DO NOSSO MUITO E SEMPRE QUERIDO GADUCHINHO ...


DE CHICO BUARQUE(DE QUEM ELE GOSTAVA IMENSO DE OUVIR )


...OH PEDAÇO DE MIM
OH METADE ARRANCADA DE MIM
LEVA O VULTO TEU
QUE A SAUDADE,É O REVÉS DE UM PARTO,
A SAUDADE É ARRUMAR O QUARTO,
DO FILHO QUE JÁ MORREU..."

DA SUSANA

JOAO MARIA disse...

Susana
hoje encontramos a Néné tua mae e papi , e foi tao lindo sabes?
Voces todos adoram o jonas tu sabes e o teu maninho adorava muito.Abraçaram se ao joaozinho e disseram lhe que tinham um presente do gaducho para o meu joninhas...........o cascol do benfica do gaducho....esta tao tao feliz.obrigado

Anónimo disse...

QUERIDOS , JOÕES ,PAI E FILHO:
DE CERTEZA, QUE O MEU MANINHO ,VAI FICAR ORGULHOSO, POR SABER, QUE FOI O JOÃO MARIA QUE FICOU COM O CACHECOL. NÃO PODIA FICAR MAIS BEM ENTREGUE.VIVA O BENFICA,MAS QUE VIVA O MEU IRMÃOZINHO DENTRO DE NÓS PARA SEMPRE. OBRIGADA A QUEM TAMBÉM O AMA...
SUSANA

Anónimo disse...

Meu querido irmao, os dias passam e eu nao consigo acreditar que tu ja nao estas aqui, as saudades estão a ser cada vez mais, eu quero que saibas que tu para mim nunca morres-te vais estar sempre comigo onde quer que eu esteja ou onde quer que eu vá.

beijinhos grandes

mana Papi

JOAO MARIA disse...

Susana
Enganei me a escrever cachecol...


Mas engraçado foi tambem , ás tantas Jonas poe o braço no meu ombro e diz a tua mae:O tio é PORREIRO!!! e a

Néné : Tio ? e quem é o teu pai?

Jonas: O Gaduuuuuuchoooooo

Anónimo disse...

JOÃO:É MESMO LINDO, ESSE TEU FILHO.ÁS VEZES ,TENHO VONTADE DE SER COMO O JOÃOZINHO . NÃO SOFRE...PARA ELE O GADUCHO ESTÁ SÓ ALGURES , ONDE ELE NÃO ESTÁ,ANDAM DESENCONRADOS ,QUEM DERA...

SUSANA

JOAO MARIA disse...

Verdade SUSANA
QUE BOM ele estar sempre a falar no gaducho como se ele estivesse aqui.uma alegria
tenho muita sorte
teu mano para nós vai sempre estar aqui perto de nós

JOAO MARIA disse...

JOCA
sugeriste a feijoada, e vamos combinar , e vamos fazer como o Gaducho.
tu fazes os convites e trazem as bebidas e eu trato da feijoada ok?
e uma coisa mais
tragam a alegria toda como ele nos trazia

Anónimo disse...

arrepiante estas vossas conversas...

mesmo aqui de tao longe sinto-vos bem perto...

pois é ainda tb nao acredito...todos os dias olho para a fotografia do gaducho e ainda me custa acreditar...

mas ele esta conosco eu tenho a certeza...

Obrigada Joaoes por serem assim...

Obrigada a toda a minha familia por serem assim tambem...como somos...amigos, bondosos e sempre unidos...

"Nada nos separara do amor de Deus"

NADA NOS SEPARARA DO GADUCHO

muitos beijinhos para todos da madamme Dakar

Rebeca

Anónimo disse...

Querido Gaducho,querida família e amigos:
Meu adorado irmão,no passado dia 3 de Agosto, escrevi-te uns versos,uma música do chico Buarque mas com a letra modificada.Sabia que nunca tos iria cantar,"QUEM TE VIU, QUEM TE Vê !"Estava já demasiado preocupada contigo meu querido irmão.
Para mim, tua irmã mais velha,um pouco tua mae, aquela que um dia terias tu 2 ou3 anos, e ainda com a alcunha de "Gordo",e eu disse à mãmã:não, não lhe vamos chamar mais "gordo", vamos chamar-lhe antes, " Gaducho" ,e Gaducho, ficaste ,até ao fim dos teus dias, poucos por sinal, para quem tanto gostava e merecia vivê-los, e da melhor maneira...
E foram dias tão tristes,estes de 2007/2008, que a mim, me toldaram a vida por completo.Apesar dos resultados dos exames, estarem bons, nunca me convenci, que fosses ultrapassar, essa maldita doença, que te tirou do pé de nós, embora eu te continue a sentir por perto. TU ÉS ETERNO GADUCHO...
Há muito que não eras o GADUCHO, a que nos habituaste.Tu, meu GADUCHINHO,que fazias da voz,e da fala uma forma de vida,bem cedo perdeste ,um dos teus melhores trunfos,apesar desse teu olhar,que dizia milhões de coisas.. tão doces e meigas, perder tudo isso, como eu perdi,foi perder muito, mas muito mesmo, de tal forma que tomas conta da minha vida, e o meu pensamento, está sempre contigo.
TU és, "aquele" bocado, que falta a qualquer coisa, sem ti já nada vai funcionar como dantes.
Quis o destino, ou este dedo pequenino que tenho na mão direita,que eu fosse a última pessoa a ver-te ,antes de fechares para sempre, esses teus lindos olhos, que me davam alento para viver.
Para quem não sabe e gostaria de saber, o Gaducho, "partiu", no tempo de 1 cigarro, e de deixar a minha cunhada MARINA, e a nossa amiga SOFIA FABIÃO, à saída do hospital da LUZ, (ELAS TINHAM IDO FAZER-ME COMPANHIA), só que ao fim de um tempo, o enfermeiro, veio dizer-me que o hospital, só permitia que estivesse 1 pessoa por doente. ANTES DE ELAS LÁ CHEGAREM ,ESTIVE COM O MEU IRMÃO ,CERCA DE 1 HORA,quando cheguei,acalmei-o,disse-lhe ,que podia dormir,(morrer)!?, descansado, que eu tinha ido passar ali a noite com ele .Estava a sofrer horrores,com falta de ar, os olhos revirados,e todas as coisas horriveis que as pessoas têem, quando estão quase a morrer...foi aí , e depois de o pôr a fazer xi-xi, que rezei, aos pés da sua cama, para que DEUS fizesse ,alguma coisa pelo meu adorado mártir...Passaram-se uns 10m, e fiz o que já contei: fui deixá-las lá abaixo, e fumar um cigarro.não passaram 10m, talvez 5, e depois de nos despedir-mos subi ao 4º piso. Quando vou a sair o elevador, tinha os dois enfermeiros à minha espera:Temos uma triste notícia, _o seu irmão acabou de falecer!_ERA 1HORA E 5 MMINUTOS DO DIA 27 DE SETEMBRO DE 2008.
Eu ,não gritei, não desatei aos gritos,(AFINAL O GADUCHO TINHA MORRIDO),era QULQUER COISA!!!, chorei claro, mas eu sabia, sabia que aquela ere a noite da tal "VIAGEM",esta tão diferente de outras tantas que o gaducho teve ás 6ªs à noite...
Entrei no quarto, sózinha, e sei que a 1ª sensaçºão foi muito estranha, gostei de ver aquela carinha de anjo,cheia de paz, sem dores nem aflições...(mas eu devia estar em choque), deitei-me ao lado dele, peguei-lhe na mãozinha ainda quente, e obriguei-a, a estar ,tipo a fazer-me uma festa. depois abracei-o, e dei-lhe tantos beijinhos na boca e nos olhos, e foi depois que "vomitei tudo", o que me vinha na alma, e ao mesmo tempo aperceber-me do que se estava a passar ali.Fiz-te festinhas, abracei-te, nun misto de alívio´loucura, desespero...sei lá perda,acho que principalmente!
Estive contigo assim, mais de 1 hora, penso, e a telefonar às pessoas ,a dar a notícia...
Aí,ACHO QUE ME PASSEI! ARRANQUEI-TE DO CORPO, TUDO O QUE NÃO ERA TEU.PENSOS, ADESIVOS COM AQUELES BICOS PARA AS INJECÇÕES, O ADESIVO DA MORFINA...(AO MESMO TEMPO ENCOLHIA-ME, COM MEDO QUE TE ESTIVESSE A DOER...? . PUS-TE AS MÃOS COMO SE ESTIVESSES A REZAR, E TAPEI-TE,TODO,A CARA TAMBEM.NO CHÃO FICOU TUDO O QUE TE TIREI, E QUE MANDEI DE PANTANAS,MAS TUDO O QUE TE TIREI, FOI O QUE TE PERMITIU, NOS 2 ULTIMOS MESES, DARES UNS VALENTES SORRISOS, ESCREVERES COISAS QUE JAMAIS VAMOS ESQUECER...Foi assim ,o fim de uma tragédia, que deu início a uma dor inesquecível, e insuportável! A DA PERDA...
Em seguida vou escrever os tais versos,que te fiz(é verdade, foi para isso, que vim ao site)!!!
Foi no dia 3 de agosto,ao chegar a casa, depois de uma tarde de praia no saisa completamente falhada.Eu, com a mamã, o Biéu, os meus filhos, e o meu neto cá em baixo na praia, e tu meu querido, com a cabeça enfiada no "correio da manhã", lá em cima com uma super bock, que já mal bebias.que triste era ver-te assim também.
Não quero acabar, sem dizer,que apesar da enorme saudade, acredito que estejas melhor que nós,pois o teu sofrimento que foi tanto, não podia ter sido em vão. assim, a existência, o nascer, o morrer,nada fazia sentido, embora eu não me conforme com o que te aconteceu-------
Obrigada meu querido por seres meu irmão,filho da minha mãe; pai da tua filha;irmão dos nossos irmãos;tio, dos meus filhos, e dos filhos dos nossos irmãos;tio avô do santiago, primo dos nossos primos;sobrinho dos nossos tios,cunhado dos nossos cunhados; e amigo dos nossos amigos...mesmo os que eu não conheço,são meus amigos também!OBRIGADA AMIGOS !VOC~ES FORAM GRANDE PARTE DA VIDA DO GADUCHO. NÃO PASSAVA SEM VOÇÊS...
DESCANSA EM PAZ MEU QUERIDO. COMO JÁ DISSE VIVES DENTRO DA MINHA ALMA!VOU AMAR-TE ATÉ MORRER ...

VIVA O BENFICA
VIVA A AMIZADE
VIVA A FAMÍLIA
VIVA A MÚSICA
VIVA A PRAIA
VIVA A SUPER BOCK
VIVAM AS "BABES"
VIVA TUDO O QUE TU GOSTAVAS ...TU, PRINCIPALMENTE!!!

PARA TI GADUCHO, DESTA IRMÃ, QUE TE AMA E SEMPRE TE HÁ-DE AMAR DESESPERADAMENTE...SUSANA

E AGORA OS VERSOS...

"QUEM TE VIU, QUEM TE VÊ"

já não vou sambar na pista
nem cantar de galeria,
quero que voçê, se vista
com aquela sua alegria
teu riso deixou saudade
tua disposição falta
não te entregues meu irmão
quero-te como és de volta
e o samba nem saiu,lai,ai,ai,ai,
por conta de voçê
quem te viu quem te vê
só quem te conhece
vai entender bem porquê
quem nunca te esquece
só quer te reconhecer
hoje estou só e tão triste
já não sei pra quem falar
mas eu sei que não desisto
até voçê se curar
meu irmão mais que adorado por ti espero toda a vida
deste-te por derrotado
nesta puta desta vida
E O SAMBA NEM SAIU ,LAI,AI,AI,AI
POR CONTA DE VOÇÊ,
QUEM TE VIU, QUEM TE VÊ!

3-08-08 SUSANA

Anónimo disse...

temos saudades, volta, pff! nós adoramos-te

Anónimo disse...

VOLTAAAAAAAAA PRECISAMOS DE TI

Anónimo disse...

Mamã.... És mesmo irmã do Gadixas.... És mesmo minha mãe... Foi das coisas mais bonitas que já escreveste (e ja escreveste tanta coisa!)...
Levaste-me aqui mesmo ás lágrimas. Lágrimas sentidas e de revolta. Porque é nestes momentos, em que leio o que tu escreveste, ou em que encontro aqui no meu computador uma fotografia do meu tiozinho lindo (estamos agarrados em todas!!!!!!), que percebo que afinal não foi um pesadelo... afinal não vou voltar a ver o Gaducho quando voltar para aí...
É um sentimento tão triste mamã... Não tenho palavras para descrever o que sinto quando a realidade se abate sobre mim com a força da brutalidade desta situação.
No outro dia recebemos aqui a máquina de barbear do Gaducho, uns cremes e uns perfumes que eram dele (tudo para o "Isidério"! que contente que ele ia ficar!), entrei em choque. Foi um daqueles momentos em que parece que nos fugiu o chão. Foi uma lambada valente nas minhas tentativas de não pensar na verdade... Dói muito... Dói tanto, tanto que acho que nunca mais na vida me vai deixar de doer.

"És eternamente responsável por aquilo que cativas" escreveu Exupery....

Beeeeeeeeeeeeem Gadixas... tu vê bem a responsabilidade que levaste contigo! É obra.

Cativaste tanta gente de uma maneira tão doce e ao mesmo tempo tão divertida que vais ser responsável por Oeiras e Stº Amaro em peso, para o resto da eternidade...

Só tu.... Só tu mesmo querido!

A.D.O.R.O - T.E

Anónimo disse...

papa as saudades começam apertar e eu ja nao sei o que fazer cada vez me lembro mais de ti.

adoro-te muitos beijinhos com muitas saudades

Anónimo disse...

Querido Gaducho, querido irmão

Os dias nunca mais serão iguais.a vida nunca mais será a mesma.
Eu nunca pensei que a dôr de perder alguem tão querido como tu fosse esta.Tão forte que é.
Gaducho quero que saibas que estarás sempre comigo,
Adoro-te muito.
Bieu

Anónimo disse...

...meu querido irmao, isto nao está a ser nada facil, cada dia que passa parece que a dor é maior, as saudades são tantas que nem dá para descrever, todos os dias penso que te vou vêr para me agarrar a ti aos beijinhos, sinto a falta de te tocar de olhar para a tua cara sempre feliz, a ligares-me todos os dias para saber se eu estava bem.Este fim de semana a Mariana dormiu cá em casa e no Domingo foi um dia horrivel, pois eu estava habituada que tu a viesses buscar sempre ao fim da tarde, lá vinhas tu entravas davas-me um beijinho na testa sempre bem disposto, foi uma sensaçao horrivel porque no Domingo estive o dia todo a espera que a campainha tocasse e que fosses tu, era a coisa que eu mais queria.

ADORO_TE meu querido

p.s.-eu sei que estas sempre comigo, eu sinto se não fosse assim nao ia aguentar

da mana Papi

JOAO MARIA disse...

Gaducho
Hoje fui operado as cataratas, com anestesia geral, tive internado, correu tudo bem,Sabes, tive 7horas para acordar completamente. O meu pai estava ao meu lado, quando abria os olhos fazia pequenas perguntas e voltava a adormecer.
TU FOSTE O PRIMEIRO QUE EU PERGUNTEI
GOSTO MUITO DE TI
AINDA ESTAS AQUI

Anónimo disse...

joao Maria, espero que estejas bem.
Estou muito contente por aperação ter corrido bem, agora vais conseguir ver melhor as tuas namoradas, principalmente a Barbara.

BEIJINHO MUITO ESPECIAL PARA TI

Papi


P.S:Quero aproveitar para mandar muitos BEIJINHOS para A Rebeca, Bernardo, Mafalda, Miguel, Papu e Santiago

da tia Papi

Anónimo disse...

joao Maria, espero que estejas bem.
Estou muito contente por aperação ter corrido bem, agora vais conseguir ver melhor as tuas namoradas, principalmente a Barbara.

BEIJINHO MUITO ESPECIAL PARA TI

Papi


P.S:Quero aproveitar para mandar muitos BEIJINHOS para A Rebeca, Bernardo, Mafalda, Miguel, Papu e Santiago

da tia Papi

JOAO MARIA disse...

Papi
obrigado!
correu muito bem.joao deixou fazer tudo no hospital, um querido.de um olho ja ve a 100% uau!foi ontem ao medico.está a ser muito giro a mudança dele.e no dia 3 vai ser operado ao outro.Se agora ele acha que sou feio, nao sei quando ficar bom da pior vista!!!!!!!!!Estou a brincar.Beijinhos a todos

Anónimo disse...

...meu querido, hoje que ja passa da meia noite a tua sobrinha bobotchi como tu chamas `a Barbara já faz 16 anos, ela como tu sabes é uma miuda que está sempre bem disposta,como tu sabes, mas hoje a alegria dela não era a mesma, não falamos sobre isso porque eu queria que ela tivesse feliz, mas sei que ela nãqo estava, mas fez um jantar cá em casa com 17 amigas e mandou os pais e a irmã jantar fora, vê lá como os tempos são diferentes dos nossos...mas enfim eu queria que ela estive-se bem depois disto tudo.Mas olha, estou aqui a escrever porque tu não me saís da cabeça nem 1 segundo que seja, e apesar de eu nao ter jeito nenhum para escrever, sinto necessidade de estar aqui agora a falar contigo(faz-me bem).Hoje como todas as sextas feiras, fui ao cemiterio, eu por mais que vá lá não consigo imaginar que estás ali tu para mim estás aqui(e muito perto de mim) é o que eu sinto, por mais que tente imaginar que tu já não estás cá, NÃO ACREDITO, NEM QUERO ACREDITAR, tu estás sempre comigo,SEMPRE,SEMPRE E PARA SEMPRE, porque eu sem ti não consigo viver.


MEU QUERIDO, NEM SABES AS SAUDADES QUE EU TENHO TUAS(FAZES UMA FALTA; TÂO GRANDE QUE NINGUEM IMAGINA O BURACO E A REVOLTA QUE EU TENHO DENTRO DE MIM).


AMO_TE MUITO MEU QUERIDO IRMÂO

PAPI

Anónimo disse...

Meu querido, e adorado filho:

Depois de tantas coisas bonitas que li a teu respeito, estou verdadeiramente orgulhosa por saber, como eras querido e adorado por todos!(Família e amigos)
O vazio que deixaste, e a tristeza dentro de mim, é tão grande, tão grande, que não há palavras, que possam descrever este sentimento.

Sofro, sofro muito, por saber que não vou ouvir mais os teus elogios, as tuas gargalhadas,sentir os beijinhos que me davas, sempre que saías , ou entravas em casa, os teus gestos de carinho, o teu amor, a tua amizade, a preocupação constante que tinhas comigo, as festas em família, enfim, tudo o que mais gostavamos, e nos fazia felizes.
Agora, nada é nada,estamos todos muito tristes , e sei que esta tristeza, que sinto, vai ficar para sempre.
Não me conformo com a tua ausencia!é tão injusto para todos nós, mas principalmente para ti, meu querido, que amavas a vida.Apesar de tudo , sinto que estás perto de mim, não te posso ver, mas sinto_te!
A nossa MARIANOCAS, (A PESTANA, COMO TU LHE CHAMAVAS), está linda!
era com orgulho,que falavas dela. Eram estas as tuas palavras:A MARIANA está tão bonita, adoro o feitio desta miúda, e é tão esperta, é mesmo esperta.Era sempre assim , que te referias a ela ,meu querido filho.
Diz-se, que DEUS, escreve direito, por linhas tortas,mas que linhas direitas ou tortas, são estas, que te privaram de tudo, que te levaram?
Deixei de ter fé, deixei de ser crente, dentro de mim , só há revolta, e uma infinita tristeza.
Nunca serás esquecido, amo-te muito.
Obrigada, a todos os amigos do meu querido filho, o meu GADUCHO, que vai ficar sempre entre nós.
NÊNÊ (MAMÃ)

Anónimo disse...

Querido irmão:
Já desde o teu funeral, que não estavamos todos juntos,hoje estivemos, foram os anos da BÁBÁ.Foi bom, claro, os 16 anos de uma sobrinha, são sempre bons, estranho seria se não fossem... MAS TU, MEU QUERIDO, onde andavas tu?

Comemos, bebemos, falámos, e até CANTAMOS,músicas dedicadas a ti , músicas pensadas em ti, com um misto de lágrimas, saudade, disfarce? mas onde andavas tu?
Foi tão estranho meu querido, eu, a BÉBÉ, o JAMPÊ, o BIÉU, o...., e a PAPI...e TU? ONDE ANDAVAS TU MEU QUERIDO?
a tua irmã que vive contigo no pensamento
SUSANA

Anónimo disse...

Gadixas querido,

achamos sempre que sabemos todas as coisas... Falamos de sentimentos que, achamos nós, ~estão sempre tão presentes.
"que seca", "estou cheia de problemas", "sinto-me infeliz...", "falta-me qualquer coisa".. "ESTOU TRISTE".

Com a tua "viagem" descobri que nenhuma das vezes que chorei com vontade, que nenhuma das vezes que estive em baixo ou aborrecida com alguma coisa, me permitia dizer (como disse tantas vezes) que estava triste, ou que estava a sofrer.

Aos 26 anos, posso dizer pela primeira vez que estou TRISTE, que estou INCOMPLETA, que estou a SOFRER, e acima de tudo descobri o que é sentir realmente a FALTA DE ALGUEM.
Até aqui foi tudo muito mais simples... tive contradições é certo... mas nada que se compare áquilo que sinto pela irreversivel situação de não te poder ver, abraçar ou voltar a falar contigo como eu tanto gostava.

Ás vezes penso que é impossivel qualificar o que a Nênê deve estar a sentir... Se eu me sinto assim.... como é que é possivel ela acordar de manhã e viver?!

É a mulher mais forte e mais bonita que eu conheço!

AMO-TE

Mafalda

Anónimo disse...

tio,quando olho para as tuas fotografias fico a pensar,penso que nunca mais te vou ver com aquele sorriso e com aquele ar muito feliz,conclusão,nunca mais te vou ver.Ainda me lembro da ultima vez que te vi 8/10/2008, estavas na cama da nênê cheio de dores, nunca vi ninguem a sofrer tanto assim,fiquei palida,completamente chocada,nunca pensei em ver te assim,estavas tao magrinho.
Tambem nunca me vou esquecer da ultima sexta-feira que vives te,estava a falar ao telfone com a mama e ouvite a respirar.Quando a mama chegou a casa e disse que tu estavas mal, eu pensei logo no pior.4 horas depois recebemos essa triste noticia.Eu fiquei completament chocada, estava tudo a chorar,fiquei muito baralhada, eu ainda nem acredito.
O mais importante e que eu sei que estas aqui com a tua familia e vais estar sempre.

ADORO-TE! Maria

Anónimo disse...

Tio a minha noite sexta foi muito divertida consegui me distrair e divertir me com as minhas amigas e amigos mas tiveste sempre no meu pensamento,acredita. tentei pensar como as minhas amigas me dizem, 'o teu tio quer é que tu te divirtas' e é mesmo verdade. lembro me sempre se me perguntares as sextas, 'entao para onde é que vais sair hoje?' e 'onde é que esta o teu namorado?' por muitos elogios que recebi nessa noite so desejava ouvir o teu que era sempre o mais puro. gostava que me tivesses dado os parabens, um abraço um grande beijinho e aquele comentario essencial, 'és a miuda mais gira bla bla bla...' gostava de ter passado a noite contigo, gostava que me tivesses visto e almoçado connosco no sabado. o almoço estava muito incompleto.. nao so falatavas tu como a mafalda o papu o santiago e o miguel...nao foi a mesma coisa nem foi como era dantes mas so quero acreditar que estavas la ao pe de nos a marcar presença como sempre marcaste. sempre quis ir sair a noite contigo e imagino sempre como era teres a minha idade e como te divertias com 16 anos. oiço falar muito nisso e nas coisas que faziam quando tinham a minha idade e sei que estavas feliz por eu me divertir. porque o que tu querias era toda gente feliz e toda gente bem disposta a tua volta. e a maior causa da felicidade das pessoas eras tu.especialmente da nene e da minha mae e dos tios todos etc. que ultimamente têm sofrido muito. so queria que eles acreditassem que tu estas connosco e que sempre estarás, EU ACREDITO. tenho tantas saudades tuas, quando estou sozinha penso muito em ti tio. tenho um texto que escrevi ha quase 3 semanas na minha aula de portugues quando o receber vou po-lo aqui. para mim 'A LEMBRANÇA É UMA FORMA DE ENCONTRO'. e eu vou-me lembrar sempre de ti em tudo o que faço... OBRIGADA POR TODAS AS MEMORIAS QUE TENHO TUAS E QUE NUNCA SERÃO ESQUECIDAS. ADOR-TE MUITO TIO!!!

PS:a mariana esta sempre connosco.eu considero-a uma irma. a mariana é minha irma e sei que estas feliz por saber isso porque era o que ela sempre quis...MIL BEIJINHOS BARBARA
muitoobrigada pelos parabens

Anónimo disse...

papa..

a 2 anos tivemos a triste noticia que tinhas a porcaria desse cancro e a partir dai faltou sempre qualquer coisa na minha vida, uma coisa que ainda na sei bem mas talvez a falta do teu sorriso que era o som mais bonito e mais alegre que eu ouvi ate hoje. Mas a dois anos que eu nao o oiço. Sim tou triste, tou muito triste. Só que nunca o mostro, mas as vezes sinto uma bomba na minha cabeça, uma bomba que esta preste a explodir e quando vejo a tia susana, a tia bebe, a tia papi e especialmente a NENE tristes essa bomba explode e começa a sair umas lagrimazinhas dos meus olhos, umas lagrimazinhas que nao param. Cada vez me lembro mais dos nossos momentos, os BONS e os MAUS. Nos BONS lembro-me de nos, quando, tu vinhas do trabalho a noite, cansado, e vinhas brincar comigo, fingias que eras uma prancha de surf e que eu era a maior surfista de todos os tempos, lembto-me tambem, de quando, jogavamos raquetes a noite na sala.
Nos momentos maus lembro-me de estar sentada no chao da sala de casa da nene e perguntar-te: papa, porque e que disseste aos policias que tinhas um cancro? e tu respondeste-me:
porque tenho. e ai eu fui para a casa de banho chorar, vendo que meu mundo ia acabar e dia 27 de setembro de 2008 pelas 2h da manha o meu mundo acabou, lembro-me tambem de quando a tia papi me ter perguntado se eu queria ir para o algarve e eu disse-te, depois fui a casa de banho e quando voltei tu estavas deitaado na cama a chorar e eu voltei para a casa de banho e chorei, chorei, chorei porque quando tu choravas era como se tirassem um bocado de mim. lembro-me de quando voltei do algarve de te ver num estado lastimavel. lembro-me quando nao te conseguirem operar e em casa da tia papi estava tudo num estado imposivel. lembro-me de quando me deram a noticia pior da minha vida a noticia de q tnhas nos deixado e que eu nunca mais te ia ver. ai fiquei com um buraco no meu coraçao, um buraco que cada vez se abre mais. hoje percebo o que tu estavas a sentir.. o que me custa mais e saber que tu escreves-te a tia papi ajuda-me. e agora estou com remorsos, remorsos de nao te ter ido ver ao hospital todos os dias e nao ter ido a tua despedida. sim, sinto-me muito mal, gostava de dizer tudo o que sinto mas nao consigo.

vi-te a sofrer longos meses.. e so tive 10 anos da minha vida contigo o mais horrivel e que os meus filhos nao irao conhecer o seu avo materno, um homem maravilhoso que conseguia por toda a gente feliz, esse homem era o meu idolo, eras tu!
nunca me vou esquecer de ti papa adoro-te
mariana

Anónimo disse...

Que o tempo ajude todos vós;
Pois só com o tempo,é que conseguiremos avançar, mas nunca o tempo há-de apagar a dor e o porquê que fica dentro de cada um
de nós.
Sois tão unidos, e que assim sejam para toda a Vida.
Pois a Vida há-de trazer boas e más notícias.
Aprendam a viver cada momento; aprendam a saborear cada momento juto daqueles que mais Amam; aprendam a chegar ao fim do dia, e dizerem para vós: estou cansada, mas tenho a minha família perto de mim.
Um grande beijinho e que o Tempo ajude a aliviar essa ferida eterna.

Anónimo disse...

"Se alguém perguntar por mim
Diz que fui por aí
Levando o violão embaixo do braço
Em qualquer esquina eu paro
Em qualquer botequim eu entro
Se houver motivo
É mais um samba que eu faço
Se quiserem saber se volto
Diga que sim
Mas só depois que a saudade se afastar de mim
Tenho um violão para me acompanhar
Tenho muitos amigos, eu sou popular
Tenho a madrugada como companheira
A saudade me dói, o meu peito me rói
Eu estou na cidade, eu estou na favela
Eu estou por aí
Sempre pensando nela"

sempre contigo meu querido tio, as saudades estão me a matar! ADORO-TE you're a part of my "wonderful world"
FRANCISCA

Anónimo disse...

Graças a ti tenho vontade de viver ainda mais meu querido tio, graças a ti abri os olhos, graças a ti tenho uma vontade acima do normal de querer ser feliz, graças a ti deste me forças para nao me queixar por tudo e por nda, graças a ti sou eu outra vez,graças a ti quero fazer bem a toda a gente, obrigada por mesmo nao estando perto de mim me fazes querer ser como tu... ADORO-TE, isto ca em baixo sem ti nao é NADA

JOAO MARIA disse...

Minha querida Mariana
Tudo o que escreveste o teu pai vai adorar.Que bem que escreves. Nos os jooes ate ficamos com a lagrima no olho...lembra te sempre da musica que a Francisca escreveu...diz que fui por ai...sempre pensando nela(mariana)
beijinhos dos jooes

Anónimo disse...

QUERIDA MARIANA:
A tia gostou muito daquilo que escreveste,és uma menina adorável.
Nunca deves sentir remorsos de nada, tu foste e és a melhor filha que um pai pode ter, e o papá, sabia ,e sabe muito bem -levou-te com ele no coração!
Tu não te podes responsabilizar por nada minha querida. todos fizemos o possível, e o impossível. Tu ,mais que todos ...
Deves pensar que foste a vida e o orgulho do papá.Ainda és muito pequena, mas vais ver, que a vida ainda tem muito de bom para te dar!
Fica com as boas recordações que tens do papá, e lembra-te que não podias fazer mais nada POR ELE

. DEUS , QUIS QUE ELE FOSSE PARA OUTRO LADO, SE CALHAR ,FAZER O BEM QUE NÓS SABEMOS QUE ELE SEMPRE FEZ,
MAS AGORA PARA UM ~SÍTIO ONDE NÃO O CONSEGUIMOS VER, UM SÍTIO ,ONDE NÃO HÁ SOFRIMENTO,NEM DOR, NEM MALDADE.
Meu amor agarra-te às boas recordações que tens dele, reza ,e lembra-te que tens uma família enorme ,a mamã, que concerteza te adora tanto como o papá.TODOS TE ADORAMOS ,como adoramos o nosso querido GADUCHO.
Só nºao deves ficar com coisas por dizer.diz tudo o que tens guardado nesse teu peito lindo- A tia ,bem como todos os outros estamos aqui pa ra te ouvirmos, para falarmos contigo,porque te amamos muito , e queremos o melhor para todos nós´mas para ti em 1º lugar.


da tia SUSANA COM MUITOS BEIJINHOS

Anónimo disse...

Gaducho,
Soube hoje desta tragédia por uma amiga comum. Não deixo de pensar nisto e apesar de não te ter visto nos últimos 23 anos (sim 23 anos) estou triste, muito triste. Sem saberes tiveste influência na minha vida, passei longas horas contigo e com o Bieu no alçapão daquela casa maravilhosa em Oeiras. Vocês os 2 despertaram-me para a música. A tua mãe foi a minha 2ª mãe durante os 4 anos que passei na escola primária de Oeiras e não há semana que não pense na QUERIDA NÉNÉ. Ela está nas minhas (poucas) referências de vida. Todas as semanas me lembro de vocês todos, de ti e do Bieu que me incluiam nas vossas brincadeiras eu que sou mais novo que vocês uns anos. Da Papi que muitas vezes me perguntava se tinha namoradas novas (eu tinha 5 a 9 anos), do Jampe, da Susana e da Bébé. Tenho saudades vossas e nunca mais os fui visitar. É uma espinha que tenho encravada na garganta mas os anos foram passando e a visita acabou por nunca se concretizar. Mas estão todos no meu coração porque os meus dias entre os 5 e os 9 anos eram passados convosco e isso marca. Graças a vocês joguei Hóquei 3 anos no A.D.O.
As minhas recordações vossas são as melhores possíveis. Parece incrível mas passados 23 anos eu recordo-me de "estórias" passadas convosco e são todas boas.
Todas as palavras que possam ser ditas não apagam o que vocês estão a sentir e da minha parte só me resta mandar um grande cumprimento para toda a família e amigos e que se ajudem uns aos outros neste momento de dor. Para a Néné o maior beijinho do mundo de uma pessoa que foi criada por ela e que passados 23 anos lembra-se dela muitas vezes por todos os bons motivos que me fez passar.

Anónimo disse...

GOSTAVAMOS DE SABER QUEM FEZ ESTE COMENTARIO ANTERIOR.

BJS PAPI

Anónimo disse...

...meu querido,era só para te mandar um grnde beijinho, pois as SAUDADES estão cada vez a apertar mais, não consigo achar que isto tenha sido possivel...nao consigo...

Anónimo disse...

papi

Anónimo disse...

tia susana e joao:

obrigada, o meu pai gostava muito de voces, especialmente da tia susana porque era irma e do joao porque era um grande amigo.. papa ou a ficar cheia de saudades, um beijinhos muito grande

Anónimo disse...

"GOSTAVAMOS DE SABER QUEM FEZ ESTE COMENTARIO ANTERIOR.

BJS PAPI"

Papi, quem fez o comentário a noite passada foi o Hugo. Estive na vossa casa entre 1980 e 1985 durante as semanas de aulas. Talvez não se recordem de mim mas vocês estão todos bem presentes. Os meus pais (Vítor e Rosinda) também ficaram abalados quando lhes contei. Eles mandam-vos a todos um grande cumprimento e a maior força possível neste momento.
Cumprimentos

Hugo

Unknown disse...

À minha querida tia Nené e aos meus primos que Adoro(grandes e pequenos):
Desde que o nosso Gaduchito partiu, todos os dias, várias vezes ao dia, venho aqui ler as mensagens e "estar um pouco convosco" .Sinto-me muito triste.Gostava tanto, tanto do meu primo.Já senti a dor horrível, a revolta, a injustiça da perda de um irmão.Agora, essa dor no peito, voltou.Achava eu que não a voltaria a sentir.Apesar da pouca diferença de idade, o Gaducho para mim era o primo "pequenino" acho que tinha a ver como a forma carinhosa com que sempre nos tratámos.Todos os dias nos vamos lembrar dele.Todos os dias me lembro do meu irmão.A dor, não passa nunca,atenua com o tempo.Durante muito tempo não admitia que falassem no passado quando se referiam ao Fufu , o meu querido e bom irmão.Odiava quando diziam"ele era" emendava de imediato, e dizia "é".Dei por mim a fazer o mesmo quando me falavam do Gaducho.A minha mãe e a Nené são dois exemplos de vida, de mães coragem.São elas que inacreditavelmente nestes momentos também nos dão força.
Tivemos uns avós maternos maravilhosos, temos umas mães lindas a quem a vida, pregou estas partidas.
Mariana: O teu pai, como bem sabes, tinha imenso orgulho em ti.
Quando falámos, ou estávamos juntos falava de ti como uma verdadeiro papá "babado".
Também perdi o meu pai muito cedo, tinha apenas 4 anos, o vazio fica sempre,mas és muito AMADA por todos, e isso ajuda MUITO.
Sou muito ligada a todos, pois foram e são mais importantes na minha vida do que imaginam.Como tu, também não mostrava quando sofria, muitas vezes me refugiei no mimo da Nené e na alegria e amizade dos meus primos.O teu pai sempre foi muito meigo, a Juca , a nossa avó disse-me isso muitas vezes.
Um segredo: Pediu-me, um dia, para sermos todos muito Unidos.Agora já sabem porque é que nunca me esqueço dos aniversários de todos.
As lágrimas já não me deixam escrever mais.
Muitos, muitos beijinhos para todos com amor e amizade da vossa prima e sobrinha.

Anónimo disse...

Hugo,obrigada por teres respondido. A minha mãe ontem quando leu o teu comentario disse logo que eras tu, nós lembramo-nos completamente de ti e dos teus pais.Agradecemos o teu comentario em relação ao nosso querido GADUCHO, e espero que um dia apareças por cá.O número de telefone da minha mãe é 914155379.

bjs para ti e para os teus pais

Papi

Anónimo disse...

ADORO-TE MEU IRMÃO ADORO-TE MUITO

1 BEIJINHO MUITO GRANDE DE MUITAS SAUDADES DE TE VER E DE OUVIR A TUA VOZ.FAZES FALTA TODOS OS SEGUNDOS DA MINHA VIDA.

Anónimo disse...

A MORTE NADA É
Eu estou apenas noutro lado
Eu, sou eu, tu és tu.
Aquilo que éramos um para o outro
continuamos a ser.
Chamem-me como sempre me chamaram.
Falem-me como sempre me falaram.
Não mudem o tom da vossa voz,
Não façam ar solene ou triste.
Continuem a rir daquilo que juntos nos fazia rir.
Brinquem, sorriam, pensem em mim,
rezem por mim.
Que o meu nome seja pronunciado em casa como sempre foi:
Sem qualquer ênfase
Sem qualquer sombra.
A vida significa o que sempre significou.
Ela é aquilo que sempre foi.
O “fio” não foi cortado.
Porque é que eu
estando longe do vosso olhar
estaria longe do vosso pensamento?
Espero-vos, não estou muito longe,
somente do outro lado do caminho.
Como vêm
ESTÁ TUDO BEM

JOAO MARIA disse...

sim , vais estar sempre bem , sempre foste amigo do teu amigo ,sempre trouxeste alegria,e onde estas continuas sempre o mesmo.
Esta tudo bem por aqui

JOAO MARIA disse...

Gaducho
Hoje fui com meu pai , ver o Sporting com o teu grande amigo Ferreirinha, benfiquista como tu.
O nosso amigo Ferreirinha, quer que eu continue a ser tambem do Sporting , e foi a casa e ofereceu -me a camisola do Jeanpe do Sporting,
Vês? assim sou do Sporting tambem.
amanha vamos ver o Benfica , e eu vou levar a camisola do Sporting e o teu cachecol do benfica
Abraço

Anónimo disse...

QUE SAUDADES MEU QUERIDO. A TUA VOZ, O TEU SORRISO, OS TEUS CARINHOS... a maneira como colorias as nossas vidas, tanta
saudade. AMO-TE MUITO MANINHO


TUA IRMÃ SUSANA

Anónimo disse...

Gaducho querido,

Esta noite pela primeira vez, desde que te "transformaste", sonhei contigo....... Sonhei que estavamos todos em casa e que tu chegaste com os bombeiros. Vinhas mais gordinho (que alivio). Tinhas melhorado a olhos vistos.

Depois deitaste-me comigo no sofá (como fizeste nos anos do Papu), abraçaste-me e pusemos-nos a ouvir Jorge Palma. Cantámos, cantámos... Festejamos as tuas melhoras...

O meu subconsciente reviveu a ultima vez que estive contigo (a ultima vez em que estavas 100% consciente, e te sentias bem), e isso foi indiscritivel.

Quando acordei, senti como se tivesse perdido o chão... e só o sorriso do Santiago me conseguiu trazer de volta à "normalidade(?)".

É esta a falta que acredito que vais fazer a todos nós... e isso, ao contrario da revolta - que se esbate com o passar do tempo- nunca mas nunca vai mudar.

Adoro-te. Sinto tanto, tanto a tua falta.

Mafalda

maria inês disse...

Saudades

Saudades! Sim.. talvez.. e por que não?...
Se o sonho foi tão alto e forte
Que pensara vê-lo até à morte
Deslumbrar-me de luz o coração!

Esquecer! Para quê?... Ah, como é vão!
Que tudo isso, Amor, nos não importe.
Se ele deixou beleza que conforte
Deve-nos ser sagrado como o pão.

Quantas vezes, Amor, já te esqueci,
Para mais doidamente me lembrar
Mais decididamente me lembrar de ti!

E quem dera que fosse sempre assim:
Quanto menos quisesse recordar
Mais saudade andasse presa a mim!

Florbela Espanca

maria inês disse...

A folhear um livro de poemas, abri neste. Achei que "tinha a rua cara". A forma fantástica como amás-te tudo e todos, o sorriso com que engradecias a vida, de quem teve o privilégio de te acompanhar. A saudade é muita, querido amigo!

Anónimo disse...

Deixo-vos este poema, pois acredito que alguém tão cheio de vida, terá essa mesma vida para sempre!
Há que ter fé e acreditar que Deus escreve por linhas tortas e sabe sempre o que é melhor para todos, por muito que isto doa ler, por muito que isto soa a cliché, por muito que isto custe.
Tenham força e sorriam sempre!
Tenho a certeza que o Gaducho estará eternamente no meio de vós!!!


Vida Sempre

Entre a vida e a morte há apenas
o simples fenómeno
de uma subtil transformação. A morte
não é morte da vida.
A morte não é inação, inutilidade.
A morte é apenas a face obscura,
mínima, em gestação
de uma viagem que não cessa de ser.
Aventura
prolongada
desde o porão do tempo. Projectando-se
nas naves inconcebíveis do futuro.

A morte não é morte da vida: apenas novas formas de vida.
Nova utilidade.
Outro papel a desempenhar no palco velocíssimo do mundo.
Novo ser-se (comércio
do pó) e não se pertencer.
Nova claridade, respiração, naufrágio
na maquina incomparável do universo.

Casimiro de Brito, in "Solidão Imperfeita"

Anónimo disse...

Obrigada Ines, um beijinho para ti
e outro para o meu querido irmão

Papi

Anónimo disse...

MEU QUERIDO, TU ÉS TÃO ESPECIAL ,QUE A MAIOR PARTE DAS PESSOAS, NÃO ACREDITAM QUE TU MORRESTE. EU PRÓPRIA SOU EXEMPLO DISSO. SENÃO COMO PODERIA EU VIVER?
ALGUMAS PESSOAS DIZEM QUE UM DIA SE HÃO-DE CRUZAR CONTIGO NUMA ESQUINA, OU NOUTRO SÍTIO, PORQUÊ QUERIDO?PORQUE PENSAMOS NÓS ASSIM.?,
TODOS OS DIAS SE LIDA COM, TANTO DE TI...FALA-SE TANTO DE TI...
AFINAL QUE MAGIA TENS TU, PARA NOS DEIXARES NESTE ESTADO, NESTE DESGOSTO ENORME DE NÃO TE PODERMOS VER, COM ESTA SAUDADE INSUPORTÁVEL, MAS AO MESMO TEMPO COM A SENSAÇÃO(QUE FOSTE POR AÍ)?
FAZES-ME TANTA FALTA ,MEU ADORADO IRMÃO !

DA TUA IRMÃ QUE NÃO TE ESQUECE 1 MINUTO

SUSANA

Anónimo disse...

Muitas vezes dou por mim aqui…
Às vezes tento não vir, porque me deixa tão triste saber que o Gaducho sofreu, que vocês estão a sofrer.
A vida é tão frágil e muitas vezes tão injusta!
Por duas vezes quase perdi o meu pai para uma doença assim! Mas o QUASE faz toda a diferença, porque depois de todo o sofrimento e angustia veio a alegria de o continuar a ter connosco. Por isso não posso dizer que sei o que sentem, porque não sei! Só conheço uma parte dessa dor!
Muitas vezes tenho vontade de ligar para vocês, que generosamente deixam aqui os vossos contactos; mas sinto que não posso invadir o vosso espaço e a vossa dor, porque não vos vejo há tantos anos! Apesar de não convivermos diariamente, todos estão no meu coração e gosto sempre de saber que estão todos bem! Todos fazem parte das mais felizes e bonitas memórias de infância e adolescência, tanto minhas como da Lúcia (minha irmã)!
Recordo as festas em vossa casa, os vossos avós, os dias inteiros no Saisa, as minhas conversas debaixo do toldo com a Néné (teria eu 13, 14 anos… e hoje entendo-as muito melhor).A Néné é um exemplo de vida, de Amor, de Afecto, de Amizade… Não poderia ter filhos diferentes… todos tinham que ser ESPECIAIS!
Gostava de ter o dom de escolher umas palavras que atenuassem a dor e vos dessem alegria. Mas nesta dor só o Amor que vocês têm uns pelos outros e o tempo vai transformando as vossas memórias e recordações do Gaducho! A Saudade estará lá sempre, mas as memórias boas vão “apagando” os últimos tempos!
O vosso Amor por ele, por todos, é a maior homenagem que lhe prestam!
Muitos beijinhos
Cláudia Correia

Anónimo disse...

Vai tua vida
Teu caminho é de paz e amor
Ah, tua vida
É uma linda canção de amor

Abre teus braços e canta
A última esperança
Esperança divina
De amar em paz

Se todos fossem iguais a voçê
Que maravilha viver
Uma canção pelo ar
Uma mulher a cantar
Uma cidade a cantar
A sorrir, a cantar, a pedir
A beleza de amar

Como o sol
Como a flor
Como a luz

Amar sem mentir
Nem sofrer
Existiria a verdade
Verdade que ninguém vê

Se todos fossem, no mundo,
iguais a você...

Vinicius de Moraes

(claudia correia)

Anónimo disse...

MISSA-1ºMÊS GADUCHO


IGREJA MATRIZ DA SANTO AMARO DE OEIRAS
PRÓXIMA 2ªFEIRA ÀS 19H

Anónimo disse...

2ª FEIRA 27 DE OUTUBRO(ESQUECI-ME DE DIZER)

Anónimo disse...

Meu querido gaducho:
Os dias sucedem-se aos dias, as noites às noites, e o aperto, a dor de te não ter é enorme!
POÊM-ME TRISTES OS DIAS BONITOS, PORQUE SÃO BONITOS, e poêm-me tristes os dias feios porque são feios!
A tua morte è para mim também um tipo de inveja, quando penso que alguém, OU ALGUMA COISA TEM O PRAZER DE TE TER, E NÓS O DESGOSTO ,A SAUDADE IMENSA DE TE TER PERDIDO,é um desgosto que não passa, que dói tanto,tanto, que ando para aqui feita barata tonta, a preencher os meus dias com nada.
às vezes sinto, que não aguento mais.
Vivo em contagem decrescente, á espera de te voltar a ter...
AMO-TE MUITO MEU QUERIDINHO.
DA TUA IRMÃ SUSANA

Anónimo disse...

Minha querida Susana; a minha primeira professora primária.
Na Escola Princesa Isabel.
A susana foi uma excelente professora: Muita paciência tinha ela para aquela criançada toda.
E eu que me portava tão mal...
Sempre com um sorriso, sempre calma, sempre tolerante.
Do seu querido irmão, Gaducho, lembro-me dele muito bem.
Ainda o encontrei no verão, na esplanada da Marquesa.
Sempre com o seu bronzeado de meter inveja, e eu que mais parecia tirada de um anúncio á lixívia!!
Estava muito calmo, mas já muito magrinho.
Fiquei triste quendo soube que tinha ido de viagem, pois o gaducho também fo uma referência na minha infância.
Quem mora/morou em Oeiras, sabe do que falo.
Muitas tardes passei com os meus amigos em frente á casa da minha avó, e muitas vezes o Gaducho passava por nós e ficava ali a conversar connosco.
Por vezes lá o acompanhávamos até á
A.D.O
No fundo, o que eu quero dizer á Susana, é que o oirmão sempre foi e sempre será uma referência para todos nós.
Uma referência de simpatia,bondade e sobretudo de educação.
Gostava muito de voltar a encontrar a susana.
Um grande beijinho da Rita.

Anónimo disse...

Que RITA és tu querida ,que me falas com tanto carinho depois destes anos todos?
Sabes que de repente,é difícil saber quem és... tantas RITAS já passaram por mim ,como alunas.gostava muito de saber quem és.1 grande beijinho para ti.

SUSANA

Anónimo disse...

Bom dia Susana
Como vai esse Astral?
Eu sou a Rita Lobo, que morei em casa da minha avó na Rua São Pedro do Areeiro ( na rua do antigo Tribunal), rua essa que tinha acesso à casa da sua Mãe ( umas escadinhas que passavam mesmo à porta da casa da família da Susana), e que todos nós utilizavamos para fazer ligação ao Liceu de Oeiras.
Eu portava-me um bocadinho mal ( para dizer a verdade nunca gostei muito daquela escola...), estava algumas vezes de castigo!
Não muitas, só algumas....

Sou sobrinha do Artur Lobo, o ruivinho que faleceu em Julho último, da Kiko, do Nuno,.....
A minha Avó chamava-se Maria da Conceição, vizinhos da família Faísca....Penso que assim já consegue perecber quem eu sou...
Fui aluna da Susana, na Escola Princesa Isabel.
e lembro-me muito bem de si.
Qualquer dia havemos de tomar um chá com bolachinhas, senão não tem piada!
Um beijinho muito grande para a Susana, Mãe e irmãos pelo que passam e continuam a passar daqui em diante.
Rita

Laetitia disse...

Perdoem-me a intromissão! Rita Lobo? Não estudou na Princesa Isabel entre 1986 e 1989?

Eu estudei na Princesa Isabel nessa altura,as minhas professoras foram a Prof. Emília e a Prof. Lisette.

Foram os melhores tempos que eu tive na minha infância.
A Miss Otero, a D.ª Ema...
Recordo-me da Susana da Princesa Isabel e o meu namorado também pois também lá estudou na mesma altura que eu e recorda-se perfeitamente da Susana.
Acho incrível ter conhecido a Susana de outra forma,após muito tempo de ter saído da Princesa Isabel.
Mas só este tempo todo é que associei à Princesa Isabel.
Eu sabia que a cara me era familiar, quando a vi pela primeira vez.
Impressionante!
É o que eu digo, o mundo é uma ervilha.

Beijinhos e muita força! :)

Anónimo disse...

Claro, RITA LOBO, como poderia esquecer... mas disseste que eras mal comportada?não tenho nada essa ideia...portavas-te sempre tão bem, com essa descrição não chegava lá mesmo!beijinhos grandes para ti, e para a mãe também.Muita força para vocês , tal como nós, também voc~es tiveram uma perda enorme.
DEUS HÁ-DE ESTAR PERTO DELES

Anónimo disse...

POR FALTA DE CONHECIMENTO(QUE NÃO HÁ MISSA ÁS 2ªsFEIRAS)ESCREVI , A ANUNCIAR A MISSA PARA HOJE, TAL NÃO ACONTECEU
A MISSA SERÁ AMANHÃ Á MESMA HORA , E NA MESMA IGREJA.
A TODOS QUE LÁ ESTIVERAM, AS NOSSAS DESCULPAS
SUSANA

Anónimo disse...

Quando me lembro da minha juventude, obrigatóriamente lembro-me do GADUCHO. Ele era o miudo mais giro e mais cobiçado (perdoem-me os irmãos)do liceu e sem dúvida de Oeiras.
Como se pode ver eu obviamente era uma grande fã!!!!!
Quando soube do sofrimento que ele estava a passar, comecei a vir, todos os dias aqui, para ir acompanhando o seu estado e razando para que, um dia pudesse ler que este pesadelo tinha acabado e que o "meu" GADUCHO de sempre estivesse bom e curado.
Infelizmente não foi esse o desfecho desta história e o pior aconteceu.
Passaram muitos anos desde os tempos de liceu, das festas na antiga "perola" hoje McDonalds e dou comigo diariamente a querer vir até aqui para me sentir mais perto dele.
É hábito dizer-se que não somos nós que escolhemos a nossa familia, temos que aceitar a que nos "calha", mas deixem-me dizer-vos que o GADUCHO escolheu muito bem a familia dele!
Tenho que dar os meus parabéns a esta familia maravilhosa e extraordinária que são. É verdadeiramente admiravel a maneira como gostam uns dos outros, como se apoiam e como são unidos. Hoje em dia já não é muito frequente ver uma familia assim tão unida.
O GADUCHO vai continuar a ser, no meu coração, aquele "miudo" lindo e onde quer que esteja agora, estará muito feliz por se sentir amado e querido por tantas pessoas.

Anónimo disse...

Gaducho, tenho saudades tuas...

diariamente olho para tua fotografia que tenho aqui no meu bureau(escritorio em frances!eheehe) e ainda nao interiorizei que nao tas ca...

rezo todos os dias por ti, para que estejas em paz ai em cima ao pe do meu querido pai que tu tanto gostavas...

Protege a nossa familia e os teus amigos!

Muitos beijinhos para a minha adorada familia!!

Rebeca

Anónimo disse...

MEU QUERIDO MANINHO:
O FRIO JÁ APERTA, ESTE ANO ,MAIS CEDO QUE OS ANTERIORES.OU SERÁ QUE NOS FALTA SÓ O CALOR QUE TU EMANAVAS... ESTÁ TÃO DIFÍCIL VIVER SEM TI. DE DIA PARA DIA , A SAUDADE E A DOR, SÃO MAIS DIFÍCEIS DE SUPORTAR.
ÀS VEZES DOU COMIGO, A PENSAR QUE É PRECISO ARRANJAR UMA SOLUÇÃO'??? É DE DOIDOS!NUNCA PENSEI QUE DOESSE TANTO!
ADORO-TE QUERIDO
DA TUA IRMÃ QUE TE ADORA MUITO , E QUE NÃO DEIXA

DE PENSAR EM TI.

SUSANA

Anónimo disse...

escrevam mais sobre o gaduxo é lindo e faz tão bem

Anónimo disse...

Nada que se possa escrever sobre o Gaducho sobrepõe a beleza da história que ele escreveu no coração de cada um de nós.
Embora o tenha conhecido desde sempre, desde que nasci, não posso deixar de ficar impressionada com a força e a presença que ele conseguiu ter sempre na vida de todos nós.
O meu tio é mesmo muito especial.
Familia e amigos continuam a vir a este espaço - que é já um espaço de culto - porque aqui nos sentimos mais próximos dele. Aqui conseguimos perceber que o Gaducho não era assim tão querido e fantástico só connosco. Era com cada pessoa que ia conhecendo. É incrível como ele sempre conseguiu arranjar espaço para mais um no coração.
O Gaducho adorava pessoas, adorava musica,adorava festas, adorava a VIDA, adorava a familia e os amigos de uma maneira tão forte que construiu elos do TAMANHO que todos conseguem ver ao longo destes 120 comentários que aqui estão!
Por todos estes motivos, as minhas saudades apertam cada vez mais... Os meus sonhos com ele vão-se tornando mais frequentes, e a vontade de sentir aquele abraço tão sincero, aqueles miminhos de um tio que é e sempre será único, é cada vez mais insustentável.
Venho aqui duas ou três vezes por dia porque de algum modo me sinto mais próxima daqulo que ele é e daquilo que ele sempre foi ao ler estas lindas palavras de todos aqueles que o guardam no coração.

Obrigado a todos e principalmente à minha avó NÊNÊ por ter criado e ensinado o meu GADIXAS a ser como sempre foi para todos: um anjo.

Mafalda

Anónimo disse...

O Gaducho foi o meu "Gondoleiro" num dos Festivais da Patinagem!
O Gaducho ensinou-me a fazer o Cubo Magico todinho!!!
O Gaducho tentou, pacientemente, ensinar-me a remar na praia do Saisa!
E sempre com um sorriso! sempre com simplicidade! Sempre com entusiasmo! Sempre de bem com tudo e todos!
Penso que não nos cruzamos na vida, muitas vezes, com pessoas especiais! Por isso este espaço cresce todos os dias! Por isso custa tanto a aceitar, a acreditar!
Mais uma vez deixo um abraço de muito carinho á Néné e a toda a familia!
Claudia

JOAO MARIA disse...

Jonas?Onde está o Gaducho?Diz me sempre ...está no Algarve , o mano Andre tambem está.
Pai? Vamos ao Algarve?Vamos querido, vamos no natal? Pode ser?pooode !Gaducho esta sempre presente

Anónimo disse...

...meu querido irmão, não tenho vindo aqui porque a dor e as saudades que eu sinto são cada vez maior.Todos os dias acordo sem vontade para nada, pois tu estás sempre na minha cabeça e eu não me consigo conformar com esta injustiça.Está a ser muito dificil, ainda mais agora que se está a aproximar o dia dos teus anos e o natal, não sei como é que vai ser ainda por cima comotu sabes este ano iamos comemorar estas datas no Brasil, tu e a nossa querida Mariana, tu estas sempres a dizer que não podias "quinar" sem ir ao Brasil, e este ano ias conosco já tinhas passagem marcada, paga e tudo, pois era o teu grande desejo e o meu também, poder estar contigo lá.E agora como é que vai ser?.A coisa que eu mais queria na vida era que tudo isto não passa-se de um grande pesadelo e que tu estivesses entre nós meu querido.Já não consigo escrever mais porque já estou para aqui a chorar e já não me sai mais nada a não ser as lagrimas.

BEIJINHOS MEU AMOR, AMO-TE MUITO

Anónimo disse...

Meu amor:

As palavras vão rareando, mas a saudade meu amor, essa cresce a todo o momento, dilacerando o meu coração!
Fazes-me tanta falta meu queridinho... as tuas palavras, o timbre da tua voz, aquilo que sempre dizias(adoro-te miuda..), só tu me tratavas assim, só tu eras capaz de me fazer rir, quando estava menos bem, só tu me fazias ir mais ali, já com sono e cansada, mas a tua vontade, a tua insistência que te era tão particular...Fazes tanta tanta falta,agora, que vamos todos fazer anos,que é o Natal, não quero festejos de nada. Tu eras a própria festa!A alegria da proximidade da vinda de todos os meus queridos de PORTO SANTO, está toldada com a tua falta,tu fazes falta a todo e qualquer momento...
No outro dia ocorreu-me a ideia, de fazer uma festa no dia dos teus anos.Loucura? não sei! mas se tu podesses dizer, decerto dirias que sim, claro, que queres, com o BIÉU a pôr musica, e com montes de gente!mas isto pode ser uma faca de dois gumes...Tu próprio nos ultimos dias da tua vida disseste (escreveste), para mim , a BÉBÉ, E PAPI:continuem giras e bem dispostas...)! Só tu para escreveres estas coisas perante um sofrimento tão grande!
Sinto-me mal, quando sinto algum prazer... até o calor confortante da cama,me faz pensar em ti. ACHO QUE PECO, quando tenho prazer ,em alguma coisa... e tu? que prazeres tens tu, quando merecias tudo ,e nada tens ,nada és?
Mas para mim és tudo, és o meu querido e adorado irmão, pensado constan temente. Nunca me sais da ideia, não paro de pensar em ti, e então a mamã, coitadinha...n inguém está bem GADUCHO, sem ti nada está bem meu amor.

da tua irmã que cada vez , sofre mais com a tua falta,sei que há pessoas que não compreendem, esta nossa maneira de viver sem ti! SÓ NÓS MEU IRMÃO, SÓ NÓS É QUE SABEMOS , O QUE NOS UNE!O modo como fomos educados, a forma, como fomos habituados a viver, um por todos.. todos por um!
AMO-TE MUITO MEU QUERIDO


TUA IRMÃ SUSANA

Anónimo disse...

Meu amor:

As palavras vão rareando, mas a saudade meu amor, essa cresce a todo o momento, dilacerando o meu coração!
Fazes-me tanta falta meu queridinho... as tuas palavras, o timbre da tua voz, aquilo que sempre dizias(adoro-te miuda..), só tu me tratavas assim, só tu eras capaz de me fazer rir, quando estava menos bem, só tu me fazias ir mais ali, já com sono e cansada, mas a tua vontade, a tua insistência que te era tão particular...Fazes tanta tanta falta,agora, que vamos todos fazer anos,que é o Natal, não quero festejos de nada. Tu eras a própria festa!A alegria da proximidade da vinda de todos os meus queridos de PORTO SANTO, está toldada com a tua falta,tu fazes falta a todo e qualquer momento...
No outro dia ocorreu-me a ideia, de fazer uma festa no dia dos teus anos.Loucura? não sei! mas se tu podesses dizer, decerto dirias que sim, claro, que queres, com o BIÉU a pôr musica, e com montes de gente!mas isto pode ser uma faca de dois gumes...Tu próprio nos ultimos dias da tua vida disseste (escreveste), para mim , a BÉBÉ, E PAPI:continuem giras e bem dispostas...)! Só tu para escreveres estas coisas perante um sofrimento tão grande!
Sinto-me mal, quando sinto algum prazer... até o calor confortante da cama,me faz pensar em ti. ACHO QUE PECO, quando tenho prazer ,em alguma coisa... e tu? que prazeres tens tu, quando merecias tudo ,e nada tens ,nada és?
Mas para mim és tudo, és o meu querido e adorado irmão, pensado constan temente. Nunca me sais da ideia, não paro de pensar em ti, e então a mamã, coitadinha...n inguém está bem GADUCHO, sem ti nada está bem meu amor.

da tua irmã que cada vez , sofre mais com a tua falta,sei que há pessoas que não compreendem, esta nossa maneira de viver sem ti! SÓ NÓS MEU IRMÃO, SÓ NÓS É QUE SABEMOS , O QUE NOS UNE!O modo como fomos educados, a forma, como fomos habituados a viver, um por todos.. todos por um!
AMO-TE MUITO MEU QUERIDO


TUA IRMÃ SUSANA

Anónimo disse...

Papi,
Toca a ir para o Brasil!
A tua Vida tem que andar sempre em frente!
Leva a tua mamã, que vai adorar.
Toca a apanhar Sol, muito Sol, para o corpo aquecer de Alegria e boa disposição.
Toca a fazer as malas, e Ânimo de manhã!
Aproveitem as boas coisas da vida, pois são tão pequeninas...
Muito ânimo!
Muito sumo de laranja, muito chocolate, muitas massas com queijo,muito de tudo que nos faça mal, mas que no fundo aquece a alma e dá Energia!
Toca a acompanhar os filhos que tanto precisam de ti!
Toca a reagir, eu sei que não é fácil, mas eus ei que consigo, e se eu consigo, vocês tb conseguem.
Susana;´
Vive o Prazer, vive-o com emoção, pois todos precisam de ti, todos precisam da tua força e boa disposição.
Escreve um livro, pois as tuas palavras são tão reias, que nos leva a uma viagem....
Muita música, encham as vossas vidas de música; festejem sim os anos do Gaducho,porque não?
Não é essa a vossa vontade?
Ele vai estar sempre presente nas vossas vidas...
Ele foi por aí...Bjx

Anónimo disse...

GOSTAVA MUITO DE SABER, QUEM ESCREVEU O COMENTÁRIO ANTERIOR.É ALGUEM, QUE NOS CONHECE BEM, QUE É NOSSO AMIGO, E QUE TAMBÉM SOFRE PELO NOSSO QUERIDO GADUCHO, POR FAVOR DIZ QUEM ÉS, TÁ ?
OBRIGADA PELAS PALAVRAS.SEJS QUEM FORES UM GRANDE BEIJINHO
SUSANA

Anónimo disse...

Meu querido, hoje é sexta feira é o dia pior da semana, porque tu à sexta feira ligavas-me sempre para perguntar se eu ia fazer alguma coisa, para irmos jantar ou fazer outra coisa qualquer, para ti a sexta feira era o teu dia perferido.Por isso para mim agora a sexta feira é horrivel porque não me telefonas a perguntar nada!
Eu só queria saber se tu estás bem? não consigo suportar esta tua ausência, eu sei que toda a gente diz que isto vai passar com o tempo, mas cá para nós e tu sabes que não vai.Meu querido, sabes eu vou ao cemitério todas as sextas feira com a mãmã e a nossa querida Mariana, mas quando estou lá, apesar de estar com todo o amor e carinho a arranjar as flores, não consigo imaginar que és tu que estás ali, não consigo, tu para mim meu querido és uma pessoa tão boa tão qurida tão especial que é impossivel que ali estejas, mas também não sei onde estás, era isso que eu mais queria saber, onde?como?será que estás bem? eu acho que não porque tu para estares bem tinhas que estar connosco e nós contigo.
Meu querido estás a fazere muita falta aqui apesar das pessoas dizerem que tu estás por aí. Onde??????

AMO-TE MUITO MEU QUERIDO IRMÃO

BEIJINHO GRANDE PAPI

Anónimo disse...

pOR MAIS QUE SE ESCREVA ESTA DOR NÃO PASSA, ISTO É UMA COISA HORRIVEL, QUE NINGUÉM PASSE POR ISTO QUE NÓS ESTAMOS A PASSAR.O GADUCHO É UMA PESSOA QUE FAZ FALTA A TODA A GENTE.É A PESSOS MELHOR DO MUNDO, MAIS MEIGA MAIS QUERIDA MAIS AMIGA MAIS TUDO.E TODOS OS DIAS FAZ UMA FALTA QUE AS PESSOAS NÃO IMAGINAM.ISTO NÃO É JUSTO, NADA JUSTO.

Anónimo disse...

Para vocês

Se eu soubesse alguma coisa diria que,
Com o tempo a dor não passa, muda.
Com o tempo não dói menos, dói diferente.
Que não o vês,
Mas ele está em ti, na tua mãe, nos teus irmãos, nas tuas filhas e sobrinhos
Em cada sentimento, pensamento e gesto.
Que se tu estiveres bem, ele está bem,
Que se te alegrares com cada pequenina coisa do teu dia,
Ele se alegra contigo.
Que ele te ama tanto quanto tu a ele.
Que a vida é muitas vezes injusta,
Mas que ainda tem muito de bom para te dar.

Se eu soubesse alguma coisa…
Mas quanto mais velha fico menos sei!
Do pouco que sei,
Sei que na vida, na dor e na alegria, a FAMILIA, os AMIGOS, o AFECTO e o AMOR são tudo!
E disso vocês são um bom exemplo!

Anónimo disse...

QUERIA PEDIR QUE ASSINASSEM OS VOSSOS COMENTÁRIOS. É BOM SABER, QUE HÁ PESSOAS QUE SE PREOCUPAM COM A NOSSA DOR,E QUE NOS QUEREM CONSOLAR.OBRIGADA.BJS
SUSANA

Anónimo disse...

Desculpem, nem reparei que nao assinei!
O anterior fui eu que escrevi.
Bjs, força e tudo de bom para vocês.
Cláudia Correia

Anónimo disse...

as saudades sao imensas Gaducho...

Por favor Papi acredita que o Gaducho esta em paz e esta bem!
nao procures tanto uma explicaçao...aceita e confia que ele esta la em cima conosco sempre!

tenham um bom dia, um beijinho muito grande para a minha mae, nene, papi, bieu, jampe, tia susana, mariana!!!
Força!!

Ate ja,

Rebeca

Queria

Anónimo disse...

Querido irmão:

Por mais que se diga que estás bem, é difícil acreditar, o amor que tenho por ti é tão grande,e a saudade dilacera-me o peito, de tal forma, que precisava de te ver, de te ouvir, que desses um sinal...preciso do calor dos teus abraços, da sinceridade dos teus sentimentos.Doi tanto a tua falta!
Ao princípio, quando partiste,eu pelo menos estava tão magoada com o teu sofrimento, que quase aceitei a tua viagem...agora,a lembrança do teu sofrimento, vai-se dissipando(sem a esquecer, como poderíamos?), e só fica a revolta da tua ida tão injusta, tão prematura, que fez de todos nós,outrora pessoas tão felizes, em pessoas que mal suportam a felicidade dos outros.nós GADUCHO,nós meu querido irmão, que tanto gostávamos de rir, de música, de festas,agora com a tua partida tudo é diferente!
Eu e a mamã,ultrapassamos 1 prova-SAISA-,é talvez para mim o sítio que me faz recordar-te com mais saudade e revolta, no DOMINGO, fomos lá almoçar com a papi , o biéu, e as três meninas mais novas.
Como pode a natureza ,ser tão perfeita(quando vou para CARNAXIDE) de manhã, trabalhar,por CAXIAS, olhando o mar, o sol, a areia, o verde das árvores,o movim ento da VIDA, e obviamente pensando em ti, lembrando-te constantemente,com uma dor, uma tristeza, uma revolta sem fim...doi tanto meu querido doi tanto, e pensar que foste privado de tudo, e nós que podemos ver, e sentir, por ti não conseguimos POR TI,SEMPRE POR TI...
da tua irmã, que cada vez se conforma menos com tudo.E tu estás bem ,não estás?'??

SUSANA

Anónimo disse...

Vai minha tristeza
E diz a ele que sem ele não pode ser
Diz-lhe numa prece
Que ele regresse
Porque eu não posso mais sofrer

Chega de saudade
A realidade é que sem ele
Não há paz não há beleza
É só tristeza e a melancolia
Que não sai de mim
Não sai de mim
Não sai


Quem é que não se sente assim depois de te ter conhecido e perdido?..........
Eu sinto, a Nênê sente, a Pestana sente, a minha mãe sente, a Papi, a tia bébé, o Jampê, o Biéu, Todos, todos os teus sobrinhos, todos os teus amigos e, de certeza, todos aqueles que tiveram a sorte de um dia se cruzarem contigo.

A cada dia que passa sinto mais vontade de agradecer a todos pelas coisas bonitas que têm escrito sobre o Gaducho. Verdades que espelham aquilo que o Gaducho foi em vida, e aquilo que nem a MORTE separa: o amor e a amizade num auge como não se vê a não ser naquelas histórias muito bonitas que podemos ler num livro ou ver num cinema...
Fazer o quê? o Gaducho era mesmo uma estrelinha na vida da nossa familia. Não há musica que oiça que não me venha um flash à cabeça a vê-lo cantá-la com aquele jeitinho SÓ dele....

O reconfortante é que este amor não desaparece nem com a distancia... E ainda mais importante, ver a quantidade de pessoas que gostavam tanto, tanto dele.

MUITO OBRIGADO A TODOS. ADORO VIR AQUI VÁRIAS VEZES AO DIA.

Mafalda

Anónimo disse...

MEU QUERIDO, MEU QUERIDO IRMÃO,HOJE VIM AQUI MAIS UMA VEZ FALAR CONTIGO, PORQUE INFELIZMENTE NÃO HÁ OUTRA MANEIRA.HOJE COMO TODAS AS SEXTAS FEIRAS, FUI AO CEMITÉRIO MAS CONTINUO A IR LÁ SEM CONSEGUIR ACREDITAR QUE TU ESTÁS ALI.MEU QUERIDO GADUCHINHO ISTO CADA VEZ ESTÁ A CUSTAR MAIS DE TAL MANEIRA QUE NÃO DÁ PARA DESCREVER, EU TENTO VIVER OS DIAS NORMAIS PELAS MINHAS FILHAS QUE TU TANTO ADORAS, MAS ESTÁ A SER MUITO DIFICIL ATÉ PARA ELAS, A BARBARA DIZ-ME TODOS OS DIAS QUE SONHA CONTIGO A MARIA MUDOU, OS COMPUTADORES DELAS QUANDO SE ABRE APAREÇE LOGO A TUA FOTOGRAFIA, ESTAMOS TODOS A SOFRER MUITO.
EU FICO A PENSAR TODO O DIA, ESTA VIDA NÃO É JUSTA PORQUÊ, PORQUÊ?,PERGUNTO-ME A TODAS AS HORAS, ESTOU SEMPRE A ESPERA DE TE VER,SEMPRE.COMO É QUE NÓS VAMOS CONSEGUIR ULTRAPASSAR ISTO, COMO?
AS SAUDADES SÃO TANTAS, TANTAS QUE EU NÃO SEI MEU QUERIDO.EU SÓ QUERIA AGORA ACORDAR E QUE ISTO NÃO TIVESSE PASSADO DE UM SONHO MUITO MAU.

AMO-TE MUITO MEU QUERIDO BJS PAPI


P.S.QUERIA AGRADECER Á CLAUDIA CORREIA PELOS TEUS COMENTARIOS E UM BJ MUITO GRANDA DA PAPI

Anónimo disse...

Haveria tanta coisa para dizer,mas não consigo pois a tristeza é muita.Só quero desejar a todos que tenham muita força para ultrapassar esta fase dificil.


Luis Santos "aranha"

JOAO MARIA disse...

Gosto de ti, desde aqui até a lua, gosto de ti desde a lua até aqui, gosto de ti simplesmente porque gosto!!!!!!
João Maria

Anónimo disse...

ADORO-TE MEU QUERIDO

A MINHA VONTADE DE TE CHAMAR PARA TU APARCERES ESTÁ SEMPRE NA MINHA CABEÇA APESAR DE SABER QUE É IMPOSSIVEL, MAS EU TENHO QUE TE CHAMAR.POR FAVOR GADUCHO VOLTA PARA COMBINARMOS O JANTAR DOS SANTAMAROTOS QUE TODOS OS ANOS ME DIZES PARA EU IR CONTIGO...EU VOU CONTIGO MEU QUERIDO...VEM,. JÁ NÃO AGUENTO MAIS AS SAUDADES QUE TENHO TUAS MEU QUERIDO.

AMO-TE MUITO

Anónimo disse...

Para a minha familia,

Faltam 28 dias para regressar a Oeiras... Tenho pensado todos os dias que nesta altura deveria estar muito contente porque tenho muitas saudades vossas... Mas a cada dia que passa sinto mais medo da sensação de chegar aí e não ver o Gaducho.

Porque o Gaducho estaria aí. O Gaducho estava sempre. O Gaducho nunca iria perder o dia que eu chegasse sem ir a casa dos meus pais à noite: "Então miúda? Estás cada vez mais gira! Se não fosses minha sobrinha, não sei não...."

Aparte disso, não consigo imaginar o Natal... e muito menos menos a passagem de ano.
ADORO-VOS A TODOS, mas é um sentimento que não me deixa estar totalmente feliz e contente.

Eu sei, e vocês sabem, que em qualquer festa, em qualquer reunião de familia, sentimos a falta de qualquer elemento da familia, mas a do GADUCHO e a da NÊNÊ são insuportáveis.
Festa sem GADUCHO (e NÊNÊ)é como uma praia sem areia e sem mar.... Não é festa.

Para mim vai ser uma coisa AGRIDOCE, porque vos vou ver a todos (e são muitas as saudades), mas por outro lado vou ter o baque que vocês já tiveram de nos ver todos reunidos sem o Gaducho.

SOMOS A FAMILIA QUE QUALQUER UM ADORARIA TER. A FAMILIA MAIS LINDA DO MUNDO.
EU ADORO-VOS A TODOS. TODINHOSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS

Beijinhos,

MAFALDA

Anónimo disse...

Meu querido e adorado irmão:
Desta vez, e para não perder o texto como já me aconteceu, escrevi primeiro numa folha de papel, e com a caneta, aquela caneta que usaste sempre no hospital, que eu te dei um dia juntamente com um caderno encarnado.
Escreveste tantas, tantas coisas, umas com nexo para todos, outras com nexo só para ti,quando escreveste por exemplo , a pedir"para o BIÉU, te ir arranjar o peito" ou quando pediste "um papel branco, para a viagem, e assinaste, VITOR FERNANDES", OU QUANDO COMBINASTE O ALMOÇO com o RODRIGO AMARAL, O ALMOÇO PARA DIA 20 DE NOVEMBRO??? ESTÁ QUASE..., MAL SABIAS TU E TODOS NÓS QUE JÁ CÁ NÃO ESTARIAS-MEU ADORADO IRMÃO-----
A caneta de vez em quando já falha,como me falham as palavras, para descrever todo o horror que sinto, quando me apercebo, de que partiste mesmo!
É tão difícil, que "isso me entre"
Ainda na sexta-feira, estive no cemitério, com a MAMÃ, A PAPI, A JOÃO, E O PAPU, ISIDÉRIO PARA TI...
A PAPI, compunha escrupulosamente as flores, enquanto o meu pensamento era vago, muito vago mesmo.Pensar que estavas sob os meus pés, com aquela gravata cor-de rosa, de que tanto gostavas, a tua cara querida, o teu cabelo prematuramente grisalho, que o tempo, mas principalmente o sofrimento, te imprimiram, a tua elegância, apesar de morto...Foi quando a MAMÃ disse:"SUSANA, dá um beijinho nas flores,"que acordei!, acordei, e pensei, não , não é possível, que aquele mais que querido, mais que adorado,meu saudoso maninho,esteja aqui.É horrível passar no cemitério de noite, como tanbém o é de dia, é doloroso demais.
Tudo isto, me provoca sentimentos tão contraditórios,que já escrevi:"morreste","não morreste";"foste por aí"...sei lá , o que escrevo ou o que penso. Só de uma coisa estou mais que certa,-queria-te de volta GADUCHO, queria-te tanto, tanto ter de volta, preciso tanto de ti!

Anónimo disse...

continuando, pois ia perdendo o texto todo.
Foi a porrada maior que levei nesta vida!
Não me conformo, não por mais que faça força...ouço constantemente a tua voz, as tuas frases prediletas, ouço as tuas gargalhadas alegres e contagiantes, "vejo, esse teu dedo, a apontar, sempre que cantavas","ouço-te" a dizerque "não acho normal, o que é que queres?","ouço-te ",a dizer, adoro-te querida,isto eu ouço constantemente. "Vejo-te", no hospital, a escreveres:" estava tão bom o cerelac, estava mesmo bom..."???, quando te foi direito ao estomago, como poderias escrever uma coisa destas?, nem sequer te passou pelo estreito...?
Como podeste tu entregares-te, e resignares-te à tua triste sorte? REVOLTA-ME! como pudeste tu ficar todo(quase orgulhoso), com uma seringa, que a BÉBÉ ,te levou para te alimentares , estevas cheio de esperança não era querido?até disseste:é mesmo boa esta seringa não é? parecia que estavas a falar de um relógio, um carro, ou coisa no género...como pudeste GADUCHO, como pudeste dizer estas coisas? logo tu...o teu nome soa-me a vida a algria, a que estás aqui, bem perto de mim, e que sempre estarás!
AMO-TE,AMO-TE, AMO-TE!
DA TUA IRMÃ SUSANA

Anónimo disse...

Papi
Se ao menos as minhas palavras te derem algum alento, já me sinto reconfortada!
Entendo todo o teu (vosso) sofrimento! Penso que eu não saberia sofrer de forma diferente. Mas também sei que precisas continuar a fazer, como tens feito, o esforço da normalidade. Hoje pelas tuas filhas, mas tenta cada vês mais, a cada dia, faze-lo por Ti. Porque tu mereces! As crianças ensinam-nos, melhor que ninguém, que a vida continua! E ainda bem que as tens perto de ti, filhas e sobrinhas! Elas vão dar-te tantas, tantas alegrias! Agora aproxima-se aquela época, que sei não apetece nada este ano, mas façam dela um abraço quentinho de família, e um dia mais doce para as crianças! Tenho a certeza que todos o farão!
E descansa Papi… tenta descansar! O corpo, a mente, o coração, a emoção! Todos voces!
Eu sei, que se vocês, filhas e filhos estiverem melhor, também a Néné se vai sentir melhor! Todos precisam de se ver uns aos outros, mais serenos!
Um dia destes, quando sentires vontade, liga-me! Tomamos um chá quentinho! Deixo-te aqui o meu número 938468596.
Beijinhos para a tua mãe, para todos, para ti! E MIMA-TE MUITO!!!!
Cláudia Correia

Anónimo disse...

... So para mandar um beijinho enorme para ti Gaducho e para a nossa familia...
FORçA POR FAVOR FORçA!

Rebeca

Anónimo disse...

Venho aqui todos os dias, várias vezes ao dia, para estar mais perto de ti.O tempo passa e ainda acho que um destes dias recebo uma mensagem tua, ou um piropo carinhoso.No inicio apaguei a imagem do hospital.Agora, não é bem assim.
Quando fico mais tristonha agarro-me às coisas boas, àquelas recordações que estão muito bem guardadas na caixinha da memória e no meu coração.
Recordo muito a nossa infância. Lembro-me muito do Natal, quando nos encontrava-mos todos a meio caminho, no dia 25 de manhã e, com alegria,"exibíamos" os nossos presentes.
Adorava quando às vezes regressávamos da praia e o teu pai pedia-nos para lavarmos o carro no quintal.Depois, dividíamos o que recebíamos entre todos e íamos comprar guloseimas à mercearia do Sr. João.
Uma vez dormiste lá em casa e estivemos horas a fazer "montanhas" com uns cubos de madeira.Caíram ao chão vezes sem conta.A Juca só pedia, muito calmamente, para fazermos menos barulho pois alguns dos nossos irmãos ainda dormiam.
Um dos presentes que mais gostei quando a Constança nasceu foi um babete que tu e a Susana me deram."Sou o bebé mais bonito do mundo".Tenho-o guardado.
De facto as coisas mais simples, são as mais bonitas.A última "melhor recordação" que tenho foi quando te levei um filme que muito querias ver, ao hospital, quando partiste a perna.Estavas tão bem .Tinhas dormido bem a noite o que, infelizmente, já não acontecia há muito tempo.Deste-me muitos beijinhos e não paravas de dizer "És muito querida, estás muito gira" Sai de lá cheia de esperança.Peguei no telefone e liguei para a tua mãe e as tuas irmãs.Estava longe de imaginar que pouco tempo depois partisses.A tua viagem foi um desgosto enorme.Não me sinto a mesma pessoa. Não me conformo com mais uma perda.Posso dizer que sou menos alegre.Ando mais tristonha porque não me sai da cabeça que tudo isto foi muito azar também. A família foi incansável, fizeram e tentaram tudo por AMOR, por TI! Penso em ti e no meu irmão todos os dias.Vou continuar a AMÁ-LOS SEMPRE!

JOAO MARIA disse...

OLÁ
PRovavelmente vamos morar para fora de oeiras, isto anda complicado. mas um abraço a todos
fiquem com nosso nº
963738564
jooes

maria inês disse...

Susana, eu também falo a toda hora com os meus manos, também vou ao cemitério, e entro em contradições e também grito ao mundo, que saudades!

Ainda não fui visitar o vosso Gaduxo, está muito perto do meu mano, e se por um lado fiquei contente por outro ...

Um beijo muito grande para todos!

Anónimo disse...

Tenho sonhado tanto contigo tio. Logo que acordo, ao contrario de muitos sonhos que esqueço, sei sempre quando estavas lá; acordo, e antes de abrir os olhos lembro me logo da tua imagem ou do acontecimento com que sonhei. fico um bocado confusa nos dias em que isto acontece e sem vontade de acordar as vezes. Fico a pensar... fico triste por acordar e me aperceber que foi so um sonho mas por outro lado, penso que estive contigo e isto faz me querer voltar a sonhar contigo outravez. Tenho a imagem de ti sentado numa rocha de cigarro na mão e com aquela tua camisa verde, encarnada e outras cores ás riscas,com aquele bronze invejavel, e com aqeuel sorriso nos olhos. Lembro-me de que te estavas quase a desmanchar a rir, com as expressoes encolhidas..nao sei bem explicar mas uma cara que fazias sempre. Parece que so agora é que me apercebi e que caí na realidade que ja nao estas tao perto como estavas. Tentei sempre ser optimista como ainda sou, mas agora é que parece que encarei realmente o que aconteceu. Sei que estas perto, mas não tao perto. Sei que noo estás a ver e sei que queres que estejam todos bem. Mas o que custa mais é tu veres-nos nós mas NOS nao te vermos a ti. que saudades que me dão quando me apercebo e me abstraíu de tudo....
leiam:

Percorrer, percorrer faz parte, neste nosso pequeno mundo que crescemos, ensina-nos coisas maribolantes que por vezes nem as sabemos nem mesmo explicar, o saber crescer, saber viver é relativo, é alternativo. Muda com o tempo o saber viver, ou saber crescer, muda com o período de tempo em que nos inserimos, muda com a mentalidade de cada um e a sociedade que o rodeia.
O ser humano é moldável, consoante o seu meio, as suas necessidades. O ser humano controla-se em maior parte das coisas, como nas suas decisões, o ser humano não controla a morte, a magoa, a dor. A morte faz tanta confusão ao cérebro do ser humano, o ser humano não controla as suas emoções perante a morte, acha que perde tudo naquele momento, derrama lágrimas como expressão de dor, afasta-se de tudo o que lhe é conhecido e amigo, foge de tudo para se tentar encontrar a ele próprio, mas depois pára e pensa que tudo na vida, nasce, cresce, vive, conhece, explora, e parte, na vida tudo parte, tudo o que é realmente importante também deixa marcas que nunca ninguém conseguirá apagar, momentos que marcam e pessoas que precisarão sempre de ser relembradas por terem sido o que foram, por terem feito o que fizeram, nem que seja fazer alguém sorrir por momentos, dar uma alegria a alguém, essas pessoas estarão sempre marcadas, porque voaram neste céu connosco, navegaram para longe connosco, mas partiram para novos e desconhecidos horizontes sem nós, mas não porque queriam, mas porque precisavam. Na terra deixaram a saudade de quem nunca os poderá ter de novo e a lembrança que já cá estiveram e deixaram saudades a quem conheceram. Porque tudo é eterno dentro de nós, eterno.

TU vais estar SEMPRE entre NOS..

i love you BARBARA, 'bobotxi'

Anónimo disse...

Gaducho, aqui está uma música para ti. Do Caetano Veloso, que tu tanto gostavas...


"Você não me ensinou a te esquecer"



Não vejo mais você faz tanto tempo
Que vontade que eu sinto
De olhar em seus olhos, ganhar seus abraços
É verdade, eu não minto

E nesse desespero em que me vejo
Já cheguei a tal ponto
De me trocar diversas vezes por você
Só pra ver se te encontro

Você bem que podia perdoar
E só mais uma vez me aceitar
Prometo agora vou fazer por onde nunca mais perdê-lo

Agora, que faço eu da vida sem você?
Você não me ensinou a te esquecer
Você só me ensinou a te querer
E te querendo eu vou tentando te encontrar
Vou me perdendo
Buscando em outros braços seus abraços
Perdido no vazio de outros passos
Do abismo em que você se retirou
E me atirou e me deixou aqui sozinho



Não há dia em que não pense ou não sinta a tua falta.
No outro dia vim dar com o Papu aqui no computador... estava a ouvir o "Chega de Saudade" (também do Caetano Veloso) e a ver as tuas fotografias... e chorava, chorava, chorava...
Acabámos os dois na varanda, a chorar e a lembrarmo-nos dos momentos lindos e inesquecivies que passamos contigo.
FAZES TANTA FALTA....

MAFALDA

Anónimo disse...

Tio,nem imaginas as saudades que eu tenho tuas!já estou a sentir a tua falta,ja tou a sentir que nao esta connosco.Cada vez que me lembro que quando nos estavamos no saisa,tu chegavas e começavas logo"MARY,MARY!"sempre bem disposto,e quando dizias"és muita gira,sabias?"e"sabes que eu gosto muito de ti nao sabes?",essas perguntas todas dao-me saudades,saudades de te abraçar,saudades de te dar beijinhos..SAUDADES...mas sei que tu nao querias que nos tivessemos aqui a chorar pelos cantos afinal de contas "chorar nao resolve nada!"mas a saudade é tanta que as vezes nao conseguimos controlar,tio,porque a ti,porque!? tu nao mercias isto,nunca fizes te mal a ninguem,muito pelo contrario,"a vida é injusta",se nos pudesse mos escolher a vida era muito mais facil,e eramos muito mais felizes,mas enfim.
suadade,saudade e saudade.

Muitos beijinhos ADORO-TE!maria

Anónimo disse...

adoro-te tanto papa.. fazes-me falta.. hoje começei a chorar no meio da aula de desenho e quando dei por mim estava sozinha na sala a falar com a professora sobre ti.. sobre a maravilhosa pessoa que tu eras, desculpem ES.. ontem escrevi um texto de uma pagina sobre a nossa vida era para por aqui mas o computador perdeu os documentos.. a coisa que eu mais queria era passar contigo os meus anos o natal e especialmente os teus anos.. sabes papa terça feira acordei com a tua fotografia a ser abraçada pelos meus braços.. aquela ftg que tu tanto adoravas quando fomos ver o museu da barbie no algarve e tu tavas ao pe de um quadro do james dean.. e sabes que mais? nunca mais vou ser a mesma!! tenho saudades de vir contigo no carro a ouvir aquela musica do sergio godinho ou do seu jorge que tu gostavas.. papa todos os dias penso em ti todos os minutos todos os segundos.. entao quando vejo alguem a chorar, como a nene, ou como as tias ou os tios, o meu signo ja nao consegue mostrar o seu sorriso para nao deixar ninguem triste.. adoro-te papa para sempre seras o meu idolo, o meu melhor amigo.. quero ser como tu! amo-te para sempre

Anónimo disse...

desculpem nao ter assinado: mariana

Anónimo disse...

Querido irmão:

Há já algum tempo, que não venho aqui, não porque não queira, mas porque não tenho ainda o meu computador.
Fiz anos, tu sabes, até te fui "lá", oferecer uma rosa encarnada, que pus na floreira, ao pé daquela pedra estranhíssima, que diz:VITOR MANUEL DA SILVA FERNANDES-GADUCHO..., fiz muitas festinhas no teu nome, como que pudesse chegar a ti, era a minha grande vontade!
Tenho sentido um enorme espanto, nunca pensei , e se me dissessem antes, que ias partir, eu diria que nem pensar, como poderia eu prosseguir? dou por mim, a viver a minha vida sem ti.Uma coisa não me sai da cabeça;era humanamente impossível, que continuasses a viver, se é que se pode chamar viver, àquilo que passaste, e que todos nós assistimos, com uma dor incomensurável, e aquela sensação horrível de não te podermos salvar!
Tenho grandes momentos de saudade, de uma grande tristeza, mas por mais estranho que possa parecer, ainda me falta alguma coisa , para sentir e acreditar que morreste mesmo...logo eu, que estava contigo no momento, em que"partiste?"Tu partiste mesmo GADUCHINHO?, DÁ-ME UM SINAL, POIS EU ÁS VEZES NÃO ACREDITO QUERIDO, NÃO ESTOU A ACREDITAR MESMO !Será que algum dia cairei em mim, ou será que enlouqueci?talvez, sonho contigo,tenho a certeza, mas não me consigo lembrar dos sonhos...ao menos via-te.!!!Amo-te tanto meu irmão, e pensar eu, que pedi a DEUS, para te levar...para onde GADUCHO? PARA ONDE FOSTE TU?será que te voltarei a ver? acho que acredito muito nisto, pois estou certa de que assim não fosse não conseguiria prosseguir esta vida.Tenho muitas saudades tuas, mas ao mesmo tempo és a pessoa, que estás sempre presente em mim... ESTRANHO MEU AMOR, MUITO ESTRANHO, o que sinto às vezes, e outras nem sei o que sinto.
A TUA IRMÃ QUE TE ADORA SUSANA

Anónimo disse...

GADUCHO ONTEM TINHA ESCRITO POIS FAZIA 2 MESES QUE PARTISTE MAS NAO FICOU REGISTADO...

mANDO AGORA AQUI UM BEIJINHO COM MUITA SAUDADE... CONTINUO TB SEM ACREDITAR QUE NAO TAS ENTRE NOS...

...A morte, as coisas duras e difíceis de entender...mas sobretudo, a Esperança!

Esperança em que, para além de todos os males e sofrimentos, há alguém que está connosco. Alguém que dá sentido mesmo ao aparente sem sentido.


Um beijinho enrme para ti e para a nossa familia!

Deves tar orgulhoso da filha que tens e das tuas sobrinhas principalmente as mais novas, ja viste bem o que elas te tem escrito...para nao falar das tuas manas...
vais estar presente SEMPRE entre nos!

Rebeca

Anónimo disse...

Ola a todos
Ao miguel para que deixe mais posts por pagina , para este do gaducho, nao deixar de estar visivel
*e tao bom ler os textos da Mariana, sobrinhas e irmãos
Beijo a todos e a ti Gaducho, estou a espera que o meu pai me leve ao Algarve para te dar um abraço , e ver te com o braço noar e dedo a dizer SLB!SLB! GLORIOSOS!!!SLB
espero que nao te importes que eu leve tambem a camisola do Sporting e do Jeanpe
Joao Maria e Joao Pai

Anónimo disse...

MEU QUERIDO IRMAO, NÃO TENHO PALAVRAS PARA ESCREVER A NÃO SER QUE OS DIAS TÊM SIDO CADA VEZ PIORES, PORQUE AS SAUDADES CADA VEZ SÃO MAIORES, A TUA FALTA É UMA COISA QUE NEM DÁ PARA EXPLICAR.MEU QUERIDO SÓ TE QUERIA DAR UM GRNDE BEIJINHO DA TUA IRMÃ QUE ESTÁ SEMPRE, SEMPRE CONTIGO NO CORAÇÃO-

ADORO-TE, ADORO-TE MUITO MEU AMOR


PAPI

Anónimo disse...

ola tio,nao a muito para dizer,mas quero que saibas que nunca me vou esquecer quando me chamavas papona ou quando brincavas comigo,e que tambem que tu estares ai ou aqui que nunca te vou esquecer,vais ser sempre o tio querido que brincava comigo e amigo de todos nos.nao tenho mais nada a dizer.PARA SEMPRE GADUCHO!beijinhos ines

Anónimo disse...

ADORO-TE TIO BEIJINHOS DA TUA SOBRINHA INES

Anónimo disse...

SAUDADE, SAUDADE, SAUDADE, DOR, DOR, MUITA DOR, REVOLTA, REVOLTA, MUITA REVOLTA, TU DEVIAS ESTAR AQUI CONNOSCO, ISTO NÃO PODIA TER ACONTECIDO FAZES MUITA, MUITA, MAS MUITA FALTA.JÁ NÃO AGUENTO MAIS.


AMO-TE MUITO MEU QUERIDO IRMAÕ ESTÁS SEMPRE, SEMPRE COMIGO.

UM GRNDE BEIJINHO DESTA TUA IRMÃ QUE TE ADORA MEU LINDO,LINDO


PAPI

Anónimo disse...

SAUDADE, SAUDADE, SAUDADE, DOR, DOR, MUITA DOR, REVOLTA, REVOLTA, MUITA REVOLTA, TU DEVIAS ESTAR AQUI CONNOSCO, ISTO NÃO PODIA TER ACONTECIDO FAZES MUITA, MUITA, MAS MUITA FALTA.JÁ NÃO AGUENTO MAIS.


AMO-TE MUITO MEU QUERIDO IRMAÕ ESTÁS SEMPRE, SEMPRE COMIGO.

UM GRNDE BEIJINHO DESTA TUA IRMÃ QUE TE ADORA MEU LINDO,LINDO


PAPI

Anónimo disse...

SAUDADE, SAUDADE, SAUDADE, DOR, DOR, MUITA DOR, REVOLTA, REVOLTA, MUITA REVOLTA, TU DEVIAS ESTAR AQUI CONNOSCO, ISTO NÃO PODIA TER ACONTECIDO FAZES MUITA, MUITA, MAS MUITA FALTA.JÁ NÃO AGUENTO MAIS.


AMO-TE MUITO MEU QUERIDO IRMAÕ ESTÁS SEMPRE, SEMPRE COMIGO.

UM GRNDE BEIJINHO DESTA TUA IRMÃ QUE TE ADORA MEU LINDO,LINDO


PAPI

Anónimo disse...

Meu querido GADUCHO:

A vida sem ti, está a tornar-se insustentável, cada vez tenho mais saudades tuas, e parece que ainda ontem aqui estavas, cheio de saúde , cheio de vida!
Nada é , nem será como era contigo entre nós.
Quando fiz a àrvore de NATAL,antes de ontem,nem imaginas meu querido,cada bola, ou enfeite que punha, era uma dor que me dava , tão grande, tão grande...pensar que foi a mesma árvore que tu olhaste, o ano passado,e cheio de esperança, sim, como todos nós , o ano passado, embora muito queimado da radioterapia(faz hoje 1 ano que acabaste o tratamento ), mantinhamos ainda toda a esperança, que te haverias de curar.Já foi tão mau o ano passado meu querido´mas este ano, não há palavras para descrever ...
Por isso digo,sem ti, o NATAL, OU OUTRO DIA ,OU ÉPOCA QUALQUER,PERDEU TANTO SENTIDO, TANTO SENTIDO MEU ADORADO IRMÃO.
da tua irmã que está sempre contigo no coração, e no pensamento

SUSANA

Anónimo disse...

Na vida, há momentos, que é difícil lembrarmo-nos que há razões para nos alegrarmos! Então precisamos que alguma coisa nos ajude a não esquecer de sorrir!!!
Imaginem uma caixinha cheia de corações de cartolina coloridos. Em cada um deles escrevam uma razão para sorrir, para continuar a acreditar, para se mimarem, para mimarem os outros; escrevam cada coisa que alegra o vosso coração e de todos os que estão perto de vocês!
Agora mãos á obra! Uma caixinha, cartolina, tesoura e caneta á mão!
Façam a vossa caixinha repleta de afectos!!!
Depois… cada dia de manhã… tirem um coraçãozinho da caixa! Nesse dia tenham-no sempre á mão… para se lembrarem da vossa “tarefa” diária!!!
Desejo que esses coraçõezinhos vos despertem sorrisos mil!!!
Beijinhos para vocês!
Cláudia Correia

Anónimo disse...

CLÁUDIA:
Muito obrigada pelos teus comentários.Só o facto de o ler, já me enterneceu, e me fez esboçar um sorriso de gratidão ,e de amizade.É bom saber, e sentir, que há pessoas tão carinhosas.Obrigada mesmo. UM GRANDE BEIJINHO DE TODOS NÓS

SUSANA

Anónimo disse...

SUSANA
Que bom que os "coraçõezinhos" fizeram sorrir o teu coração!
Que esse sorriso perdure!!!
Beijinhos para todos!

Cláudia Correia

Anónimo disse...

"…Era preferível teres vindo à mesma hora. Se vieres, por exemplo, às quatro da tarde, a partir das três começo a ser feliz. Quanto mais se aproximar a hora, mais feliz me sentirei. Às quatro horas perturbo-me e inquieto-me; descobrirei assim o valor da felicidade! Mas se vieres seja quando for, nunca sei a que horas hei-de ataviar o coração... São precisos ritos. (...) Adeus. - disse a raposa - Vou confiar-te um segredo. É muito simples: só se vê bem com o coração. O essencial é invisível para os olhos. (...)"


Muitos beijinhos com muita saudade

Rebeca

Anónimo disse...

É amanhã que regresso a casa. Que vou voltar a ver todos. Menos a ti...
Não sei como vai ser...
Não imagino.
Não acredito.
Acima de tudo NÃO QUERO.
Não quero não passar o Natal contigo.
Não quero jantares, nem festas sem ti.
Não quero ter que ir ao cemitério.
Tenho tantas saudades tuas.
Mil.
Infinitas.
Adoro-te Gadixas.

Mafalda

Anónimo disse...

QUERIDO MANO:...

Hoje tivemos boas emoções, a REBECA ESTA GRÁVDA, A MAFALDA E O SANTIAGO CHEGARAM...O PAPU VEM NA TERÇA- FEIRA, TANTAS COISAS BOAS AO MESMO TEMPO, NÃO É MEU QUERIDO?
MAS ASSIM QUE NOS VENS À MEMÓRIA ,TUDO FICA BAÇO MEU QUERIDO, NÁO CONSEGUIMOS GOZAR NADA NO SEU TODO, A FALTA QUE NOS FAZES, INIBE, E ESCONDE EM PARTE AS ALEGRIAS, QUE DEVERÍAMOS SENTIR,
SEM TI, QUASE QUE TEMOS QUE FAZER FORÇA, PARA OBTERMOS ALGUMA FELICIDADE, ESTÁ DIFICIL MEU AMOR, ESTA A SER MESMO MAU, ,, MUITO MAIS QUE SE PODERIA SUPOR, COMO VAMOS VIVER SEM TI, NO DIA 14, ANOS DA TUA NOSSA MARIANA, O NATAL...ENFIM, COMO VAMOS VIVER SEM TI, MEU AMOR
, TODA A NOSSA VIDA?

DA TUA IRMÃ, QUE NUNCA TE ESQUECE SUSANA

Anónimo disse...

Para a MARIANA

MINHA QUERIDA SOBRINHA AFILHADA:

Hoje é 1 dia muito especial para ti, e para todos nós...
Tenho a certeza, que hoje,mais que nunca estás a pensar no papá.Faz 1 coisa, fecha os olhos, e imagina a voz dele a dizer-te:"PARABÉNS QUERIDA,PARABÉNS, O PAPÁ ADORA-TE" e a tia diz-te- LEMBRA-TE SEMPRE DE TUDO DE BOM, QUE VIVESTE COM ELE, ESSAS LEMBRANÇAS, SÃO TUAS, SÓ TUAS, VIVESTE-AS COM ELE, E NINGUÉM TAS PODE TIRAR.eU SEI QUE NINGUÉM PODE SUBSTITUIR O PAPÁ, MAS ESTEJA ELE ONDE ESTIVER, ESTÁ A QUERER QUE ESTE DIA, O DIA DOS TEUS ANOS , SE REPITA, MUITAS E MUITAS VEZES. JÁ o disse ninguém o substitui, mas todos nós te amamos tanto, mamã, avós , tias, tios primos e amigos, que deves ter orgulho disso!
guarda as lembranças, que tens do papá, como se fosse 1 tesouro,e recebe milhões de beijinhos da tua tia e madrinha, que te adora muito
SUSANA
PARABÉNS ,MEU AMOR

Anónimo disse...

MUITOSSSSSSSSSSSSSSSS PARABENS MARIANA pelo dia de hoje, e muitos beijinhos do Joao Maria e Joao pai

Anónimo disse...

Ontem a minha sogra, Mãe do Tico e do Teco, como o Gaducho chamava o Mó e o Hugo, entregou-me a revista da ADO "vem aí uma fotografia do Gaducho, meu querido, tão bonito" e vinha, uma fotografia do Gaducho com 5 anos, com a idade que eu me lembro da Agata, da Mafalda e da Rebeca ainda mais pequenas, lindas de morrer, a patinar nos espectáculos da ADO, que para variar, eram motivo de festa para nós, aliás como tudo o que acontecia naquela época!!!! que saudades!! Papi, velhos tempos, ainda bem que viviamos como se não houvesse amanhã!!!
Bjs bjs bjs bjs bjs grandes para todos.
Vera Amaral

Anónimo disse...

Meu querido maninho:

AMANHÃ , FARIAS 41 ANOS SE CÁ ESTIVESSES...

ESTOU DOIDA DE SAUDADES...
É IMPENSÁVEL, O QUE A TUA FALTA ME FAZ,A SAUDADE ENORME QUE TENHO DE TI, TIRA-ME A VONTADE DE QUALQUER COISA, QUE SE POSSA IMAGINAR, JÁ NEM AS PALAVRAS FLUEM.QUE DIFERENTE, QUE TUDO ESTÁ A SER,QUE FALTA ME FAZES, MEU QUERIDO.

DA SUSANA

Anónimo disse...

Meu QUERIDO primo,

Hoje, de forma alguma, poderia deixar de vir aqui escrever.
Olhei vezes sem conta para a fotografia que a tua mamã me deu no Sábado, está linda, linda!
Estive também com a tua Mariana, tão bonita, e um ar tão doce.
Queria escrever tanta coisa, "falar" muito, mas as palavras não me saem...
Mais que tudo, quero dar-te aquele chi-coração apertado.Sei que vai chegar ai.
Amo-te muito priminho.
Tenho saudades tuas.
Da tua prima sempre amiga,
Pató

Anónimo disse...

Neste dia 23 , dia dos teus 41 anos, estejas onde estejas , brindamos, pensamos, e sentimos a falta de um abraço.Parabens dos jooes

Anónimo disse...

Com a música do chico buarque,uma homenagem ao meu saudoso irmãozinho

Temos estado em festas, pá
com a nossa gente
mas nada é tão envolvente
como quando estavas entre nós...

Eu queria-te aqui pá,
principalmente
porque sem ti é diferente
e triste, triste para nós...

Sei que há muito a nos separar
tanto mal, tanto mal
sei também quanto é preciso pá,
aceitar, aceitar

Digo-te baixinho pá,
estamos carentes
do teu riso tão estridente,,
e de tudo o que és para nós!

Nem o gosto da filhós
Nem os presentes atrós,
Nem a passa nem a noz
Nem bacalhau, nem cabrito
Nem Pai Natal p'la chaminé
Nem a cavaqueira do café
Tiveram aquele gosto pá,
De quando estavas entre nós...

Tinha ainda tanto pÁ
p'ra te contar
MAS AS SAUDADES SÃO TANTAS, QUE EU VOU TER, que terminar


Lá p'rá esprimavera pá,
Vai ser horrível
Como é que é possível
Ir ao SAISA, e não estares lá!

Com a tua super-bock,pá
Eos teus GAULOISES,
Eaqueles calções lilazes
Na risota com os rapazes

E agora diz-me pá,
Como é que vai ser
Como é que vamos fazer,
p'ra te poder encontrar?

A dor é enorme pá,
A dor é imensa pá
A DOR É INSUPORTÁVEL, PÁ
e eu amo-te tanto pá...


da tua irmã, que te ama muito, pá
SUSANA

Anónimo disse...

Que 2009 vos traga muita Tranquilidade, Saúde, Paz, Pequenas Alegrias por Mil Multiplicadas,Muito Amor!Ingredientes para Dias Felizes!
Que seja um ano de muita Luz, Cor, Musica e Boas Energias!
Beijinhos para todos!
Cláudia Correia

Anónimo disse...

Como sempre, CLÁUDIA,tens demonstrado, ser uma amiga, atenta ,e muito querida.Quero,retribuir,os votos de um excelente ano de 2009, por mim, e por toda a minha família, bem como , para todos os santamarotos. Obrigada por tudo. beijinho da susana

Anónimo disse...

Papá, já há muito tempo que não escrevo. Mas isso não quer dizer que não esteja sempre contigo na cabeça... ADORO-TE MUITO... Mariana

Anónimo disse...

Susana adorei a tua homenagem de início de ano ao nosso querido Gaducho porque sinto que como tu dizes nada está igual, pá.
Tamos de aprender a lidar com esta tristeza e lembrarmo-nos como ele amava a alegria, beijos grandes para todos da João.

Anónimo disse...

OLÁ
Penso que sejas a JOÃO BOGARIM ?
Obrigada, por teres gostado, quem me dera, que o NOSSO QUERIDO GADUCHO, PUDESSE aparecer, e responder!Isto não está nada fácil, pá...As saudades são muito dolorosas, e a revolta, essa CRESCE,CRESCE.Beijinho grande SUSANA
,

Anónimo disse...

Num dia é uma musica, noutro uma gargalhada, uma anedota, um DVD....Hoje foi um quadro. Um daqueles para os miudos escreverem e apagarem as vezes que quiserem.
Esta foi a chapada de hoje.
Ver uma criança a rabiscar (tal como tu fazias para o fim), num quadro igualzinho ao que tu usavas. Igual ao quadro que usaste tantas vezes para "falar" comigo.
Uma das ultimas coisas que lá escreveste foi: "se quero ser feliz, tenho que aprender a viver com este tubo. e vou conseguir. Não é tão dificil como parece, querida."
Depois disso, só rabiscos imperceptiveis aos nossos olhos... Tal como os que hoje eu vi uma criança fazer num quadro igual.
Dói muito. Não vai passar nunca. Beijinho querido.

MAFALDA

Anónimo disse...

ja lá vai um tempo... um tempo que nao te recordo em palavras meu tio, tenho destas coisas, comigo, contigo, com todos. mas tu´és especial, e eu hei de vir sempre recordar-te, guardar as tuas memórias, e que boas memórias, ás vezes à noite concentro me nas tuas gargalhadas, quando se clhar tenho medo do escuro(que vergonha)obrigo o silêncio a recordar-te também, oiço as tuas gargalhadas roucas, a tua postura na praia, cá em casa , sempre arranjadinho, a cheirar bem, um cheiro que se sentia a milhões de distância. Outra coisa que eu também te queria agradecer é por teres cá deixado a melhor coisa que pode haver, uma filha, que vai viver por ti, vai viver por todos nós nesta tua ausência impossivel de saciar... agora percebo o verdadeiro sentido da palavra saudade, sim... gostava, aliás, gostavamos todos de recuperar o passado para te ver, nem que fosse de passagem, matar este bichinho da saudade que nos anda a incomodar, e muito, tanto...quando for famosa e andar por ai com a minha viola na mão espalharte-ei por toda a parte, o teu nome, o que te torna tao especial assim vai andar na boca do mundo, os melhores ficam para sempre. no fim de tudo isto magoa me e irrita me o facto de que tu, tu meu querido tio, por mais que eu escreva por mais que todos te tenham cá dentro é injusto nenhum de nós qu etem este carinho tao epsecial por ti nao te voltar a ver, a abraçar, a dar um granda beijinho, agora apenas ficaram lágrimas e recordações, e claro os sonhos, os teus sonhos que agora fazem parte de nós, de todos aqueles que te amam e que se fosse possivel te iriamos buscar tivesses onde tivesses. queria te suplicar volta volta! e ter uma esperança de te voltar a ver, e magoa me tanto, irrita me, revolta-me que isso nao va acontecer.por isso deixa me te pedir uma ultima coisa.. nunca deixes de andar por aqui, em nós, connosco, na cabeça, no coração, nao nos deixes mais nenhuma vez... adoro-te muito muito. da tua sobrinha bacana para o meu padrinho mais bacano do mundo.Francisca

Anónimo disse...

MEU QUERIDO IRMÃO, JÁ HÁ MUITO TEMPO QUE NÃO VENHO AQUI, POIS ESTA ALTURA NÃO FOI NADA FACIL, ALIAS FOI MUITO, MUITO DIFICIL,E EU AINDA NÃO TINHA TIDO CORAGEM PARA VIR AQUI, PORQUE O MEU CORAÇÃO DOI MUITO, MUITO DAS SAUDADES QUE EU TENHO TUAS, COMO SABES FIZ ANOS DIA 6, FOI HORRIVEL NÃO OUVIR O TEU TELEFONEMA A DAR-ME OS PARABÉNS ENTÃO TU QUE ERAS SEMPRE O PRIMEIRO.ESTE ANO SENTI QUE NAÃO HOUVE NADA, NEM NATAL, PASSAGEM DE ANO ,OS MEUS ANOS, PASSOU-ME TUDO AO LADO, PORQUE A MINHA CABEÇA POR MAIS QUE EU TENTE ESTÁ SEMPRE CONTIGO MEU AMOR, EU BEM TENTEI NO FIM DO ANO NO BRASIL(ONDE TU DEVIAS ESTAR COMIGO ESTE ANO)DANÇAR, MAS SABES NÃO CONSEGUI LEVANTAR O "RABO" DA CADEIRA, EU QUE ADORO DANÇAR COMO TU SABES, É UMA COISA QUE AGORA NºAO CONSIGO FAZER,MAS ENFIM MEU QUERIDO EU VIM AQUI HOJE PARA TE DIZER QUE TE ADORO, ADORO E QUE ISTO ESTÁ A SER MUITO DIFICIL DE ULTRAPASSAR, E A NOSSA MÃMÃ NÃO ESTÁ NADA BEM, TEMOS QUE LHE DAR MUITA FORÇA, E CONTO CONTIGO PARA ME AJUDARES, PORQUE EU SEI QUE TU ESTÁS SEMPRE CONNOSCO.

AMO-TE MUITO, MUITO E TENHO UMAS SAUDADES TUAS QUE JÁ NÃO TÊM TAMANHO

DA TUA IRMÃ QUE ESTÁ SEMPRE, SEMPRE CONTIGO

PAPI

Anónimo disse...

Meu querido Gaducho,

Todos os dias penso em ti com carinho e saudade.Esta semana sonhei contigo, só sei que foi bom, muito bom.A tua fotografia está na minha carteira, olhar para o teu sorriso, dá-me força para os momentos menos bons.Dá que pensar...como o mundo seria melhor se existissem pessoas tão puras como tu.Foste um exemplo lindo de vida.Nesta tua viagem, deste-nos muitas lições.Não vale a pena aborrecermos-nos, destruirmos-nos com coisas pequenas.Contigo, aprendi melhor o significado de vida, de amor.Obrigada meu querido.
Gosto muito, muito de ti.
Até sempre!

JOAO MARIA disse...

Gaducho
Ontem pensei em ti, hoje penso em ti , amanha pensarei em ti , e irá ser sempre assim.Beijinho
Joao Maria

Anónimo disse...

Foste o meu ídolo, o meu herói, o meu melhor amigo. E continuarás para sempre a ser o meu ídolo, o meu herói, o meu melhor amigo. Nunca te vou esquecer papá adoro-te.

Anónimo disse...

MEU QUERIDO IRMÃO, AQUI ESTOU EU OUTRA VEZ PARA TE DIZER QUE TODOS OS DIAS OLHO PARA A TUA FOTOGRAFIA QUE EU TENHO NA SALA, UMA FOTOGRAFIA GRANDE QUE EU MANDEI FAZER JÁ EM DEZEMBRO MAS AINDA NÃO TE TINHA DITO, EM QUE TU ESTÁS ALI E PARECE SEMPRE QUE ESTÁS A OLHAR PARA MIM, COJM AQUELE TEU OLHAR DOCE E MEIGO COMO ERA SEMPRE O TEU OLHAR,PORQUE O TEU OLHAR ERA (E É SEMPRE ASSIM)MESMO QUANDO ESTAVAS MAIS IRRITADO NUNCA TINHAS UM OLHAR MAU, DAÍ SE VÊ COMO TU ÉS BOM MEU QUERIDO E A FALTA QUE TU NOS FAZES, EU POR MAIS QUE PENSE AINDA NÃO CONSIGO ACREDITAR AO FIM DE 4 MESES E 3 DIAS, O QUE EU SEI É QUE AS SAUDADES SÃO CADA VEZ MAIORES E ESTOU SEMPRE A ESPERA QUE TU CHEGUES DE ALGUM LADO.NÃO CONSIGO ME CONFORMAR COM ESTA GRANDE, GRANDE INJUSTIÇA, POR MAIS QUE EU TENTE A MINHA VIDA NUNCA MAIS VAI SER A MESMA E NÓS, TU, A NOSSA FAMILIA QUE FOMOS SEMPRE TÃO BONS UNS PARA OS OUTROS NÃO MERECIAMOS ISTO...NÃO ME CONFORMO MEU QURIDO..


AMO-TE MUITO MEU QUERIDO
~
DA TUA IRMÃ QUE TE ADOOOORA

PAPI

Anónimo disse...

Meu adorado irmão:

Tenho estado tão em baixo, com a tua falta,que não me tem permitido vir aqui,para falar contigo.
Quando te olho, com olhos de ver, para a tua fotografia(que a nossa prima MANELA,me deu , no nosso ultimo jantar em homenagem a ti), essa fotografia, está no meu frigorífico,ao nível, justamente dos meus olhos.
Às vezes ,estamos os dois, olhos nos olhos...é incrível!
Como foste desaparecer,como saíste de cena para todo o sempre,como nos deixaste sem ti, doentes para toda a vida.Até o sol tem tido vergonha de aparecer,pois sabe bem, que já não te aquece, nem te dá alento, e que para nós se tornou também indiferente.Nós que também, não podiamos viver
,sem ele, mas se temos "vivido", sem ti...o que é agora o sol para nós!o nosso sol, eras tu, meu querido mano, sem ti , a vida tornou-se num perpétuo inverno, num cinzento desmedido, que não creio, que nem esse grande senhor-O TEMPO-NOS FAÇA SENTIR NO SAUDOSO VERÃO!
AMO-TE
tua irmã, que te adora
SUSANA

Anónimo disse...

Meu adorado irmão:

Tenho estado tão em baixo, com a tua falta,que não me tem permitido vir aqui,para falar contigo.
Quando te olho, com olhos de ver, para a tua fotografia(que a nossa prima MANELA,me deu , no nosso ultimo jantar em homenagem a ti), essa fotografia, está no meu frigorífico,ao nível, justamente dos meus olhos.
Às vezes ,estamos os dois, olhos nos olhos...é incrível!
Como foste desaparecer,como saíste de cena para todo o sempre,como nos deixaste sem ti, doentes para toda a vida.Até o sol tem tido vergonha de aparecer,pois sabe bem, que já não te aquece, nem te dá alento, e que para nós se tornou também indiferente.Nós que também, não podiamos viver
,sem ele, mas se temos "vivido", sem ti...o que é agora o sol para nós!o nosso sol, eras tu, meu querido mano, sem ti , a vida tornou-se num perpétuo inverno, num cinzento desmedido, que não creio, que nem esse grande senhor-O TEMPO-NOS FAÇA SENTIR NO SAUDOSO VERÃO!
AMO-TE
tua irmã, que te adora
SUSANA

Anónimo disse...

Meu adorado irmão:

Tenho estado tão em baixo, com a tua falta,que não me tem permitido vir aqui,para falar contigo.
Quando te olho, com olhos de ver, para a tua fotografia(que a nossa prima MANELA,me deu , no nosso ultimo jantar em homenagem a ti), essa fotografia, está no meu frigorífico,ao nível, justamente dos meus olhos.
Às vezes ,estamos os dois, olhos nos olhos...é incrível!
Como foste desaparecer,como saíste de cena para todo o sempre,como nos deixaste sem ti, doentes para toda a vida.Até o sol tem tido vergonha de aparecer,pois sabe bem, que já não te aquece, nem te dá alento, e que para nós se tornou também indiferente.Nós que também, não podiamos viver
,sem ele, mas se temos "vivido", sem ti...o que é agora o sol para nós!o nosso sol, eras tu, meu querido mano, sem ti , a vida tornou-se num perpétuo inverno, num cinzento desmedido, que não creio, que nem esse grande senhor-O TEMPO-NOS FAÇA SENTIR NO SAUDOSO VERÃO!
AMO-TE
tua irmã, que te adora
SUSANA

Anónimo disse...

AMIGO,

Tenho tantas mas tantas saudades tuas, a maior parte dos dias nem acredito, não podia ser assim, não é justo agora preciso tanto de ti dessa tua alegria, que se tivesse forma fisica seria a tua! Estás aí eu sei e peço-te que me dês um empurrãozinho com as tuas ASAS que eu estou a perder as forças!

ADORO-TE MEU AMIGUINHO
MRL

Anónimo disse...

PAPÁ,

Hoje nasceu o Rodriguinho, um bébé lindo pelo que dizem. Tu uma vez disseste que este agora vinha para te substituir e talvez venha mas tu vais estar sempre aqui, o Rodriguinho é só mais um nesta família tão grande! Gosto muito mas mesmo muito de ti PAPÁ! Esqueci-me de te dizer que já tenho aparelho! Vou-te pedir ma coisa... Proteje muito a Tia Papi e o Tio Bruno, eles fizeram muitas coisas por ti e até por mim, como foi com o aparelho. Obviamente proteje também a Tia Susana, a Tia Bebé, o Tio Jampê, o Tio Bieu, a NÊNÊ, a Inês, a Maria, a Barbara, a Francisca, o Papu, a Rebeca, a Mafalda e o Santiago. Proteje muito a Ágata que acabou de ser mãe e claro o Rodrigo Maria! :) ADORO-TE PAPÁ, da tua filha que sempre te amará, MARIANA.

Anónimo disse...

A. AMOR
D. DEZESPERO
O. ORRORES
R. RECORDAÇÃO
O. OMITIR
-. NUNCA NOS DEIXES
T. TE AMO
E. ÉS A MELHOR PESSOA DO MUNDO

eu sentia muito AMOR por ti, quando nos deixaste fiquei DEZESPERADA, sofri ORRORES, só me restou a RECORDAÇAO dos nossos momentos, eu OMITIA - dizendo que nao estava triste, queria que nunca nos tivesses DEIXADO, eu AMO-TE e és A MELHOR PESSOA DO MUNDO!

Anónimo disse...

A. AMOR
D. DEZESPERO
O. ORRORES
R. RECORDAÇÃO
O. OMITIR
-. NUNCA NOS DEIXES
T. TE AMO
E. ÉS A MELHOR PESSOA DO MUNDO

eu sentia muito AMOR por ti, quando nos deixaste fiquei DEZESPERADA, sofri ORRORES, só me restou a RECORDAÇAO dos nossos momentos, eu OMITIA - dizendo que nao estava triste, queria que nunca nos tivesses DEIXADO, eu AMO-TE e és A MELHOR PESSOA DO MUNDO!

Anónimo disse...

Hoje senti-me estranho com a verdadeira ausência de alguém tão especial. Encontrava-me eu no meio de alguns benfiquistas no meu escritório a discutir sobre o grande dérbi de sábado, quando comecei a pensar que na realidade o único que me dava "luta", era aquele amigo de sempre que não me perdoava a derrota do meu Sporting.
A tua boa disposição, o teu sorriso contagiante, a tua palavra amiga sempre disponivel
para com o outro, fazem de ti uma pessoa única que nos "obriga" a nunca te esqueçer.
Seja qual for o resultado deste dérbi, a única certeza que tenho é que farei uma saudação para o céu, pois sei que estarás ai atento a tudo principalmente se o teu Benfica ganhar(desta vez não me importo.

JOAO MARIA disse...

Olá Gaducho
Esta terça feira fiz 22 anos.Fizemos um jantar na Capricciosa em Carcavelos, e alem da Néné, Papi, Ferreirinha , Bieu, Claudia , Mariana , Ines, Maria tu tambem tiveste presente, e vais continuar a estar.
Recebi da Papi e Néné um fio igual ao que tu usavas , vou guarda-lo e usa-lo para sempre, assim estas mais perto de mim!!Gostei tanto!!!!!
Um abraço grande grande grande

Anónimo disse...

Há uns dias o sol apareceu, meio a medo… meio tímido,
mas foi ficando… e com ele os dias são mais bonitos!
Desejo que os vossos dias seja cada vez mais amenos, que o sol vos aqueça o coração e a alma, e que o mais novo membro da família vos desperte muitos sorrisos!É mais um bébé nessa família linda e que eu recordo sempre alegre, generosa e solidária!
Néné, espero um dia reencontra-la e vê-la como sempre a recordo, Forte, Amiga, Alegre e com o Seu Enorme Sorriso! Um grande beijinhos para si! E muitos beijinhos para todos!
Cláudia Correia

Anónimo disse...

Meu adorado irmão:

Hoje, estivemos todos juntos, todos, nós os 5, a mamã,e tu seria que também estavas por ali?
Quando cheguei a casa, lá estavas tu, meu querido, pendurado, no meu frígorífico,estático,como te tenho visto todos os dias...isto não é nada digno,atendendo à pessoa que tu és,ou foste,hoje não sei,mas no fundo, acho que continuas a ser!
Fazes tanta falta meu querido... a tua presença, a tua voz, a tua alegria, a tua falta física,o teu ar tão giro...
Fazes tanta falta, a todos nós.Nada, nunca mais foi a mesma coisa,depois de desapareceres...apesar dos copos, das anedotas, das cusquices,das gargalhadas, dos grandes acontecimentos, alegrias(o nascimento, do nosso sobrinho, tão querido, tão inocente...),fazes-me falta, como decerto fazes falta aos nossos irmãos, mas a MARIANA,a MAMÃ, NÃO, NÓS NÃO MERECIAMOS ISTO, e elas muito menos !
A MARIANA, pediu-te protecção para todos nós, e eu peço-te:protege-a a ela , precisa tanto,tanto...como tu lhe fazes falta,não é nada justo,nada mesmo.adoro-te meu querido.

TUA IRMÃ, SUSANA

Anónimo disse...

Meu adorado irmão:

Hoje, estivemos todos juntos, todos, nós os 5, a mamã,e tu seria que também estavas por ali?
Quando cheguei a casa, lá estavas tu, meu querido, pendurado, no meu frígorífico,estático,como te tenho visto todos os dias...isto não é nada digno,atendendo à pessoa que tu és,ou foste,hoje não sei,mas no fundo, acho que continuas a ser!
Fazes tanta falta meu querido... a tua presença, a tua voz, a tua alegria, a tua falta física,o teu ar tão giro...
Fazes tanta falta, a todos nós.Nada, nunca mais foi a mesma coisa,depois de desapareceres...apesar dos copos, das anedotas, das cusquices,das gargalhadas, dos grandes acontecimentos, alegrias(o nascimento, do nosso sobrinho, tão querido, tão inocente...),fazes-me falta, como decerto fazes falta aos nossos irmãos, mas a MARIANA,a MAMÃ, NÃO, NÓS NÃO MERECIAMOS ISTO, e elas muito menos !
A MARIANA, pediu-te protecção para todos nós, e eu peço-te:protege-a a ela , precisa tanto,tanto...como tu lhe fazes falta,não é nada justo,nada mesmo.adoro-te meu querido.

TUA IRMÃ, SUSANA

Anónimo disse...

Querido Gaducho

Foste um grande amigo e uma das pessoas melhores que conheci. Cada momento que me lembro de ter passado contigo (e foram seguramente muitos ao longo de cerca de 25 anos)constitui uma boa recordação.Gostava muito de ti, como tu sabes.Um abraço muito grande. Jamais te esquecerei.

Luis A. Santos ("Perucas", para ti)

«O mais antigo ‹Mais antiga   1 – 200 de 240   Mais recente› Mais recente»