8 de fevereiro de 2008

CARTA ABERTA AO DIOGO


Querido Amigo Diogo,

Chegámos bem a este nosso cantinho, numa viagem sem sobressaltos e poucos atrasos, algo que já vai sendo raro com a TAP. A semana em Jeri, a qual não pudeste estar presente correu super bem: seguimos todas as tuas indicações gastronómicas – o da Vinci, a cocada da D. Maria, o almoço no Mosquito Blue, etc. – bem como o roteiro de compras...

Mas é sobre a nossa primeira semana que agora interessa falar. Foste um anfitrião de “mão-cheia”, deste-nos a conhecer um Brasil que a maioria não conhecia – um Brasil totalmente selvagem, com paisagens deslumbrantes. Deu para perceber a riqueza desta terra, que os brasileiros (com razão) dizem que foi abençoada por Deus, tal é a diversidade de plantações sem qualquer ordenamento e onde a água doce sempre chega. É de facto incrível como, a uma curtíssima distância metros do mar, é possível fazer um furo de poucas dezenas de metros e encontrar água doce. Vi isso em Jeri... Deu também para perceber as clivagens culturais deste imenso país e a influência que o turismo vai tendo (onde já chegou) nas pessoas e nos seus pequenos povoados. O melhor exemplo encontrámos todos em Atins (na foz do Rio Preguiças), junto aos Lençóis Maranhenses, no Restaurante da Luzia: como é que um povoado, de meia dúzia de casas, perdido num imenso descampado rodeado de dunas, onde o sol queima sem piedade, encontra-se um restaurante onde se podem comer uns (melhores?) camarões grelhados (de sempre)? Se não foram os melhores que todos nós comemos até hoje, andaram lá muito perto!

Mas foi a vossa Fazenda que ultrapassou todas as expectativas. Quem já vos ouviu falar e não teve a sorte de conhecer esse pedaço de terra, nunca terá a mínima noção da verdadeira dimensão da vossa obra. Encaixada no maior delta da América do Sul e terceiro mundial (os outros são o delta do Nilo e do Mekong), a Fazenda dos Salgados é um verdadeiro hino à vossa perseverança e empreendimento, pois de um pedaço de terra sem nada, vocês construíram um projecto de vida à vossa imagem e semelhança. Tivemos todos o privilégio de ter estado nessa casa fabulosa – desenhada pelos dois -, erigida em tempo recorde, onde nada nos faltou e ouvir as tuas estórias, lutas e conquistas. Foi bom, muito bom mesmo, e termos estado nesse mesmo ambiente deu para perceber ainda melhor tudo aquilo que tanto tu como a Madalena puseram neste empreendimento.

Mais uma vez, muito obrigado por teres organizado tudo com imenso carinho e de, principalmente, nos termos reencontrado. Que tudo corra pelo melhor e se assim for a vossa vontade (como tudo indica) que regresses quanto antes pois todos nós sentimos a tua falta.

Aquele abraço

5 comentários:

Mad disse...

Miguel, muito obrigado por estas palavras tão queridas. E mais uma vez morro de pena de não ter lá estado com vocês. Mas a vida é assim... Ficará para a próxima. Beijinhos e ainda bem que gostaram.

Anónimo disse...

o "chefe" disse tudo...obrigado.

Anónimo disse...

Olha a minha casinha..!

Cenoura, foi um prazer enorme recebê-los. Soube-me a rosas ter a casa cheia de amigos que não via á tempo demais e conhecer outros que já estava farto de ouvir falar mas que ainda não tinha tido o prazer de "privar" com eles. Adorei matar saudades de ti, do Cota e do Kiko e de conhecer melhor a Ana, a Madalena, a Isabel o Binho e o Xenico. São todos "show di bola" e com a maluqueira qb que se aconselha...


Ainda bem que gostaram das férias e agora que já sabem o caminho...

Aos que não puderam vir, espero que as fotografias lhes abram o apetite e que em breve venham cá beber umas caipiritas com os amigos Preto e Saidinha. "mi casa és su casa".

Um grande abraço a todos e mais uma vez muito obrigado por terem vindo.

Correndo tudo bem, este ano já passo aí o Natal...Eh,Eh

Preto

Anónimo disse...

Quero enviar daqui um Grande abraço ao Preto, e dar os Parabéns, pela fazenda que construíram, e, como imaginas já ouvi falar bastante, os gajos não se calam, e a malta que não foi, fica a sonhar!!!

Vê se vens antes do Natal, o São Martinho em Stº Amaro é fixe, até têm àgua Pé...Remember...

Um abraço,

Unknown disse...

Olhó Mozinho! Como é que é gande Mó, tudo em ordem ou não?

Não precisas ficar a sonhar, é só cá vires. Adorava receber a tua visita.

Quanto ao São Martinho, então não lembro...vai lá vai...a culpa foi do Gonçalinho!eh eh!

Um grande abraço para ti e para a Verinha e, se tudo correr bem, encontramo-nos no Natal.