21 de maio de 2009

Crónicas do Brasil

By Diogo Salgado (em viagem de fiscalização ao catamaran em construção):

Conversa entre mim e um taxista aqui do fim do mundo:
- Çê fala meio enrolado...Çê é dondi ?
- De Portugal.
- Sei...Isso é lá no Sul, né não? Perto de São Paulo né?
- Não meu amigo, Portugal é na Europa (vontade de rir, ou de chorar...)
-Sei...Tô ligado...quando oçê quisé í lá visitá um parenti, se mi chama que nóis vai bem rápidinho, tá certo?
-Meu amigo, não dá para ir de carro...
-Oçê qui pensa, o meu carro vai em todo o canto!!
-Mas não dá porque tem um oceano no meio.
-E aí? Não tem ponti não?
-Não.
- Quí negócio é esse? Português não sabe fazê ponti não? Português é f*** memo!! Não faz nem ponti! A genti aqui é bom di ponte, tem ponti em tudo quanto é canto. E ponti boa, não é coisa mixuruca não...Eu que não tive oportunidade de estudá senão eu fazia era ponte....Çê ía ver só...
- Não dá porque são 10.000km de distância..
-Mas se tivesse ponti nóis ía!! Esse carrinho aqui é zeradinho...tem 14 anos mas tá zeradinho. A genti saí bem cedinho e no final do dia já tava azarando por lá...
-Só dá para ir de avião.
- É....avião não tenho não...mas eu vou falar com um primo meu, qué é desenrolado prá c*****.
-Deixe estar, não precisa...
-Esquenti não, oçê vai vê...esse cara é f***, desinrola tudo
Pega no telefone e liga para o primo, enquanto eu me desmancho a rir
-É eu. Mi diz uma coisa, tô aqui com um português qui só viaja de avião....dá prá tu arrumá um?
-Avião é...sei...sei...
-Dá ou num dá?
-Eu conheço um cara que tem uma lanchinha filha da p***...
-Tô falando é di avião! Qui lanchina porra nenhuma
-É... eu entendi... deixa eu dá um giro na área qui já já eu ti ligo
-Tá bom, rápidinho hein
Desliga e vira-se para min
- Çê vai vê, vai dá certinho esse negócio do avião

(não digo nada)
Passados 15 segundos

- Comi uma galinha caipira com farinha no almoço..êta coisa boa...tem farinha de mandioca lá em Portugal
-Não
-Qui porra de país é esse? Não tem ponti, não tem farinha de mandióca?
-É assim a vida
-Meio triste esse país né não...
-Çê fais o quê aqui?
-Estou a construir um barco.
-É melhor memo, não tem ponti...

(não digo nada, só me desmancho)

-Mas o certo era outro negócio: o dinheiro que çê tá gastando no barco çê fazia uma ponte, e aí quem quisesse usá tinha qui pagá. Çê ficava rico rápidinho...

(continuo sem conseguir dizer nada com as gargalhadas internas)

-A f*** é que português não pensa do jeitinho brasileiro. Eu acho que é porque não come farinha...
Nesta altura chegámos ao destino, saí do taxi e continuo a rir ás gargalhadas. Ainda bem que saí antes do primo do avião ligar de volta...
Só no Brasil !!!
Grande abraço a todos,

Diogo

6 comentários:

Mad disse...

LOL! Tadinho...

Unknown disse...

É impressionante, não é?

Isto passou-se com um táxista, uma pessoa que andou na escola, que sabe ler e escrever, que tem carta de condução e já fez algumas viagens por aqui...Imaginem as conversas com as pessoas verdadeiramente analfabetas...Não dá para contar !!!

Grande abraço a todos.

Diogo

PS- o nosso barco, de todos nós, vai ficar um espectáculo !!!

Niko disse...

Diogo, uma nota Muito Importante: encomenda JÁ a maquina de fazer gelo para a barcaça!

Unknown disse...

Tranquilo Nicky, tô em cima brother...

Anónimo disse...

Na esperança de manter o espírito, deixo algumas linhas.

"Fé,
Quero-te
Muito
Todos os dias
Cada vez mais
Sempre.

Fé,
Dá-me o teu amor
Sempre leal
Aquece o meu coração
Com o teu ultimo beijo
Promessa
Amor eterno
Até ao ultimo momento
Ser eterno."

Fé,

Penso em ti só
Agua marinha
Verde
Cor do mar
Anjo com luz
Estrela polar."

Um amigo.

Anónimo disse...

...sorry,

Esta mensagem era para ser colocada na conversa "Santamarotos".