2 de abril de 2008

Almoço na Azambuja


Foi no passado domingo que as manas Vidal (Madalena e Cristina) nos convidaram para um fabuloso repasto na magnífica casa de família, na Azambuja. O motivo, entre muitos, era o de celebrar os bons acontecimentos dos últimos dias e com o regresso, para daqui a alguns meses, do Diogo.

Não comparecemos em peso, mas os que marcaram presença são de peso... Houve faltas sentidas e inesquecíveis presenças, daqueles que gostamos de ver sempre, e não de vez em quando!

De entrada tivemos uns queijos e patés, que nos foram preparando o palato para o que vinha a seguir um arroz de pato, rico e suculento, com uma leve crosta no cimo, a denunciar boa cozedura no forno em temperatura correcta. Acompanhava uma salada de rúcula, alface e cenoura, temperada à parte por um molho vinagrete, de consistência (do azeite) generosa e composição acertada. Para quem não é amigo do arroz de pato, podia deliciar-se com tartes salgadas variadas, maioritariamente de legumes.

Na degustação deste manjar, não faltaram vinhos do Alentejo e sangria de espumante, que se revelaram estar também à altura.

Para sobremesa, surgiu um cheese-cake de frutos silvestres, com uma fina camada de sustentação, suficiente molhada e consistente para acompanhar o fabuloso complemento. Veio também uma mousse de chocolate misturada com frutos secos e pequenos bocados de biscoito crocante, que exigiam também a presença dos morangos submersos numa calda espessa, que abrilhantavam o prato.

Depois, meus amigos, foi aproveitar o sol da Azambuja e a presença dos Amigos, no terreiro de entrada e ficar para jantar... prontamente providenciado pelas incansáveis manas, Assámos uns chouriços e terminámos com o que havia sobrado do almoço!

À Madalena e à Cristina, muito obrigado por este convívio. O próximo, na Azambuja, está já marcado: Santos Populares, com um porco no espeto e outras iguarias mais.


7 comentários:

Anónimo disse...

Com muita pena minha não pude comparecer, imagino o repasto de fazer inveja...

Boa Zé Chumguinha saladinha....ou foi só para a foto. ehehehe

Nem acredito o Gordo saiu de casa.

Estou no próximo com certeza.
Bjs para todos.
Pipa

Chiquinho disse...

Nesta excelente descrição só faltou mencionar a deliciosa entrada de salmão fumado, regado com limão, amparado por uma pequena tosta estaladiça e devidamente aconchegado por um creme de queijo com pimenta vermelha... Uma maravilha!!!
;O)

Grande tarde de convívio, amizade e degustação.

Obrigado às manas Vidal!!!

Anónimo disse...

e mais houvesse e a malta montava a tenda...para descansar.
bons amigos, boa comida, saborosa bebida e grandes conversas...
viva as manas vidal
que tem um grande quintal!!!

Chiquinho disse...

O meu filho pediu para dizer que os coelhos de chocolate em forma de chupa-chupa estavam uma maravilha!!!

Ana Forjaz disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ana Forjaz disse...

Adorei o dia. Obrigada Madalena e Cristina por nos receberem tão bem e por nos fazerem sentir que estávamos numa casa da nossa família

Mad disse...

Obrigada nós por terem vindo. Também adorámos tê-los cá. Para a próxima, e a pedido de várias famílias (leia-se Kiko...), será Torricado, prometemos. E a dieta que se dane!