9 de julho de 2008

Adeus Artur


Na passada 2ª feira despedimo-nos de um Amigo.

Tantas vezes desafiou o destino, em loucas aventuras de moto ou de carro, que nada fazia pensar que a sua hora já tinha chegado. Foi um choque para todos nós Santamarotos, que apanhados de surpresa, acabamos por ficar sem palavras.

O Artur Lobo soube aproveitar os 35 anos de vida que teve. Viveu-a intensamente e com um profundo sentimento de Amizade pelos seus amigos. Aos seus excessos respondemos com conselhos; às suas aventuras, sorrimos; à sua extrema educação, correspondemos.

Descansa em Paz, agora que o "Grupo dos Cenouras" ficou mais pobre

28 comentários:

Anónimo disse...

Bonitas fraseS para uma pessoa muito bonita. Descansa em Paz Amigo!

MCL

Anónimo disse...

é caso para dizer que "durante a corrida morreu nas boxes"...
um grande abraço ao meu grande chato amigo e primo.

Niko disse...

Ao contrário de muitos, não guardo muitas recordações do Artur. Mas as que guardo... são grandes.
Certamente um dos mais loucos e carismáticos SantaMarotos de sempre.
Fica em Paz amigo.

Anónimo disse...

Meu Querido Irmão, meu companheiro, meu mais que tudo. Tento me lembrar das nossas gargalhadas... do quenos divirtimos.
Um beijinho do tamanho do ceú
Da tua Irmã que te adora
Catarina

Anónimo disse...

Ontem foram os teus anos, Muitos Parabens meu querido Irmão.
Beijinhos
catarina

Anónimo disse...

Meus Queridos Santamarotos há muito tempo que não via muitos de vocês, mas queria vós deixar aqui um grande beijinho pelo que sempre acompanhei, senti e vi no Artur o quanto ele se sentia bem na vossa presença fosse que por motivo fosse, ou bom ou menos bom. Queria dizer o que vi na sua despedida o quanto Amigos vocês o eram e o carinho tinham pelo meu irmão Artur, o vosso Amigo Artur.
Queria vos dizer que vocés para ele faziam parte da sua verdadeira Familia, obrigado pelos bons momentos que ele teve sempre ao vosso lado.
Um grande beijinho desta também vossa amiga Catarina.

Anónimo disse...

Só algumas ( pequenas )histórias do Animal :) para a posteridade e para quem não o conheceu...

Vejam o calibre:

Com 18 anos eu e uns quantos Santamarotos fomos à inspecção para a tropa a Setúbal com uma directa depois de mais uma noite de maluqueira. O Artur,como sempre, não perdia uma noite com os amigos mesmo que seguir eles fossem fazer uma coisa que só para o ano ele faria, porque era 1 ano mais novo que nós. Depois de fazermos (acho que éramos 6) a auto-estrada a fundo no meu Citroen AX 11 TRE chegámos a Setúbal e entrámos no quartel e, quando demos por nós, tinhamos o Artur ao nosso lado tb a fazer a inspecção. Resumindo, fez a inspecção em nome de um gajo qq chamado Vasco que não apareceu e quando deram por ele desatou a fugir pela parada fora a bater com os calcanhares no rabo. Foi de chorar a rir e parece que foi ontem...

Outra. Quando tirei a carta pedi o AX ao meu Pai e eu e ele fomos para o Algarve passar o FDS mas quando demos por nós estávamos em Marbella com umas espanholas num bar. Entretanto separámos-nos, vai-se lá saber por quê :), e quando cheguei ao carro estava o Artur a dormir de Boxers com o " capitão barba ruiva de fora" (era o nome que ele lhe dava e como era público espero não estar a ferir susceptibilidades). Eu deitei-me no andar superior, ou seja no banco de trás do carro, e de manhã quando acordo, havia para ai 10 pessoas à volta do carro a apontar e a rir desalmadamente... devem saber porquê... Esta viagem acabou passado 12 dias e percorremos Espanha do Sul até ao Norte, Gerês e viemos por ai a baixo. Foi demais...

E quando o gajo subiu as escadas e entrou de VF400 no café...lol

E como dizia o outro..como estas há muitas! :))

Vou sentir muito a tua falta Amigo!

MCL

Anónimo disse...

Força Catarina!

MCL

Anónimo disse...

Obrigado, adorava saber mais algumas historias do nosso Artur, ajuda me imenso neste momento.

Anónimo disse...

Pois eu percorri o país inteiro com ele, nas nossas queridas hondas nsr...sempre a fundo. Este malandro tinha a mania que os travões da mota serviam para embelezar as jantes e curvava como ninguem (as vezes curvava para cima de alguem!!!!).
A esta hora ainda deve de estar retido "á porta do 2001" a rever as maluqueiras com o são pedro...
O melhor é passarmos a reunir no 4 de julho para, alem de irmos visitar o nosso amigo a igreja, conviver-mos numa grande jantarada para nos rirmos do "cenoura"...
ps - Vou a esquadra de oeiras pedir depoimentos e averiguar autos para ter mil e uma éstorias para contar, he,he,he...

Anónimo disse...

esqueçi-me de assinar...kiko b(arahona)

Anónimo disse...

já agora primo, manda aí um especial abraço em cima por mim...

Wolf disse...

vamos contar algumas histórias que se passaram com o artur,

ha muitos anos, costumavamos ir para a praia de carcavelos no tempo de aulas,so as vezes, olhar o mar. Num dia de Sol estava um rapaz numa mota "DT 50cc" a fazer voltas na areia, cada vez mais depressa e fazendo pequenos montes de areia que depressa se tornaram maiores.
De repente a roda da mota bate num monte e o rapaz e a mota voam uns 10 m no ar.
Nos so diziamos que granda maluco, o tipo é doido. È claro que era o grande Artur, que mais justificava-se " só parti uma clavicula".

Para o anonimo calado, acho que todos temos histórias do Artur,
vamos conta-las.

Para o Artur,

Do Teu irmão Nuno

Anónimo disse...

GRANDE ABRAÇO A TODOS E UM ESPECIAL ABRAÇO AO ARTUR QUE ESTA AGORA A OLHAR POR TODOS NOS. ESTANAS

rita lobo disse...

O meu artur enchia uma casa!
Era um farol; estava sempre presente para todos.
O meu Artur admirava muito os irmãos, e os Amigos.
Fosse qual fosse o problema, lá estava ele.
O meu Artur ia buscar-me, sempre que lhe ligava...
O meu Artur sempre soube e muito bem, fazer a ponte entre todos os irmãos.
Adorava os sobrinhos e sobrinhos-netos ( como ele dizia: "já sou tio-avô").
O meu Artur não dava importância a bens materiais; se tinha tudo bem, se não tinha também não havia problema.
O meu Artur deu-me uma lição ( entre outras...), que é melhor aproveitarmos esta Vida, da melhor maneira, e não dar muita importância a problemas menores.
O meu Artur, deixou-me descalça e triste
O meu Artur chamava-me de "Velha".
Tarde demais para ser eu o seu Farol; tarde demais para eu o apoiar!
Cedo demais que foste embora!
Fica uma dor dentro de nós, fica um nó no peito; fica sempre uma lágrima no canto do olho.
Um beijinho ao meu Artur.
Da tua sobrinha que Sempre gostou muito de ti.
Para Sempre!
Rita Lobo

Anónimo disse...

Foi através do Artur, que soube do vosso Blogue que ideia genial. Agora através de voces parece que estou mais perto do Artur. Todos os dias quando começo a trabalhar as primeiras coisas que faço é entrar no vosso site para ver se há alguma mensagem ou mais alguma historia do Artur para rir com as suas loucuras.
Beijinho Catarina

Anónimo disse...

Todos os "Santamarotos" que frequentam a Marquesa conhecem as minhas longas conversas com o Artur sobre um assunto que ambos partilhávamos com enorme paixão - os automóveis. São incontáveis as horas que passei com ele a dissertar sobre estas matérias, que adorávamos, mas que a todos vocês deixava com a paciência à razão de juros...
Quando o meu irmão (Pité) me telefonou a dar a notícia fiquei incrédulo. O Artur tinha-me ligado na semana anterior (a meias com o Gonçalo Lobo) para saber a minha opinião sobre a compra de um carro para o irmão... Tudo isto, e o resto das nossas vidas - conheço o Artur desde miúdo - me passou pela memória como um "flash".
Como é que é possível ter acontecido uma coisa destas sem me ter dado conta desta fragilidade (?), sem ter conseguido (pela enésima “x10^6” vez) chamar a atenção para o perigo e para as consequências de determinadas condutas de vida.

Teria imenso a acrescentar sobre o que já aqui foi escrito acerca do Artur, mas efectivamente, ainda não consegui ultrapassar o choque que senti com a notícia da sua morte.

À Catarina, que já não vejo à muito tempo, com saudade, gostaria de reiterar a enorme adoração que o teu irmão tinha por ti, expressa, entre outras formas, nas constantes referências à importância que tinhas na sua vida, ao exemplo que lhe prestaste, sem que, porventura, tenhas tido consciência da dimensão e importância que tinhas na sua vida.

Também, ao Sr. Zé (da Marquesa), a quem o Artur tratava carinhosamente por “avô Zé”, pela enorme tristeza e abalo que sente pela perda de um “freguês” – chato como-à-potassa – mas que tratava como um verdadeiro “neto” e que sei que não irá conseguir reparar este vazio sem a nossa ajuda.

Adeus Artur, um grande bem-haja na tua nova vida.

Mico

(António Lobo Alves)

Miguel Calado Lopes disse...

Força família Wolf!

Ele não ia querer que ficássemos em baixo e tristes e como disse o Padre naquela missa muito bonita " temos mas é que comemorar a sua vida e dar graças a Deus pelo tempo que esteve entre nós!"

Agora tenho que ir a um casamento mas para a semana posto aqui mais algumas histórias engraçadas.

Para o Nuno. Viste? Já não sou anónimo... ;)

MCL

Wolf disse...

Para todos os Santamarotos,
Temos de contar histórias que se tenham passado com o Artur.

Um Grande abraço para todos,

Nuno,

Niko disse...

Viagem a Évora de 2005.
Umas semanas antes do meu casamento, desafiei os meus amigos SantaMarotos a irmos beber um copo a Évora. Marcámos Hotel e fretámos um Bus. Combinámos arrancar da Marquesa às 10h. Minutos antes da partida, já com o Bus atestado de Minis, aparece o Artur e o seu Grande Amigo Kamikase directos da noite... ou seja, com pelo menos 12 horas de copos em cima. Muito educadamente, pediu-me o Artur que os deixasse seguir viagem com o grupo. Entraram no Bus e foram literalmente a cantar ao microfone até Évora... Um dos momentos mais hilariantes da viagem, às 10h em plena Ponte 25 de Abril, o Artur mete aos mãos à cabeça e diz: "...Fo####, não posso ir! Combinei ir trabalhar com o meu irmão!". Rapidamente o convencemos a fazer o telefonema e a seguir viagem. No Kardódromo, e dada a imensa bebedeira dos nossos amigos, pedi à organização que lhes fizesse o teste do balão. Óbviamente que rebentaram os mínimos olímpicos e não entraram em pista... Mea Culpa Artur.

Wolf disse...

Eu sempre desconfiei !

Boa Dicky

Acho que ele curtiu a vida a maneira dele.

Abraços a todos.

Wolf

Anónimo disse...

Obrigado Mico pelas tuas palavras. O Artur também tinha uma amizade especial por ti.
Adorei as vossas historias um grande beijinho para ti Calado e para o Dicky.
Beijinhos Catarina

Miguel Calado Lopes disse...

Há pessoas que passam pela vida de forma pouco exubereante, sem marcarem ninguém, sem fazerem ninguém feliz e a olhar para o próprio umbigo. O Artur não! Viveu a vida no limite e a dar o máximo que podia aos outros. Ele vivia para os outros e muitas vezes esquecia-se de si próprio. O que a Rita escreveu é bem verdade e resume o sentimento predominante sobre o nosso "animal". Sem querer cair em dramatismos, é deste material que são feitas as lendas.

Agora três histórias sobre as 100 vidas do Artur :

Estampanço 1: Estava eu à porta da casa do meu avô ( manda-lhe um beijo meu)e começo a ouvir a moto do Artur a rasgar uma silenciosa noite em Oeiras . Passado uns momentos ouço uma travagem e um estrondo monumental. Começei a correr e a procurar onde tinha sido e se era mesmo a moto do Artur, e ,passado algum tempo, chego ao pé do Safari e vejo um enorme aparato e o Artur feito num 8 no chão. Entro em pânico e o gajo muito calmo como se não fosse nada com ele. A seguir chega uma míuda que morava na casa atrás e entra também em pânico com o que vê, mas o Artur ainda tem tempo de se atirar a ela e de mandar uns piropos. Passados uns minutos chega a ambulância e lá vai o Artur de "charola" para o hospital, espaço onde vai passar os próximos meses. Passado um tempo (pouco) ele começa a namorar com essa miúda e ficam juntos durante bastante tempo. Acabaram e ficaram grandes Amigos. No dia a seguir passo eu a pé em frente ao sítio do acidente, e vem um vizinho que morava duas casas atrás com um saco cheio de peças da mota a dizer " acho que isto é do seu amigo"

Quase "passamento a ferro" 1: Tinha o Perini MP acabado de fazer 16 anos e fomos os 4 ( Eu, o Artur, o Perini e o Miguel Negrete) para o Alentejo de R4 passar um fds. O Perini nunca tinha saído com os amigos para lado nenhum e nós já tinhamos 20 e poucos anos e com muito andamento ;). Fomos ao Zé Lebrinha e no meio de muitas gargalhadas conhecemos um grupo de Alentejanas. Grande party e quando fomos para o carro dormir ( os 4 ;) estendemos os bancos ( a R4 fazia cama) e deitámo-nos lado a lado mas com mto pouco espaço. A meio da noite, sem que ng desse por isso, o gajo sai e como estava muita humidade e frio deitou-se, dentro do saco cama, debaixo do carro. Logo pela manhã acordamos e onde é que está o Artur? Procurámos e nada. Quando era para arrancar e dar uma volta por ali à procura dele, sai o Animal debaixo do carro com aquela cara " fdp acordaram-me!". Conclusão: não foi passado a ferro por muito pouco...
Nota- O Perini ficou doente durante uma semana :) e ainda no outro dia falámos desta aventura.

Operação stop 1: Esta não vi e foi ele que me contou. Meio da noite e operação Stop na marginal. Mandan-no parar e ele mete-se logo para a direita mas não viu os pinos de sinalização na estrada. Conclusão: Só pinos a voar por todo e a baterem no carro patrulha e os policias a fugirem. Não ficou sem carta nem levou multa!

Como era costume dizer-mos " Não há quem te Artur!" :)))

Venham mais que é sempre bom recordar.

Beijos e abraços

Anónimo disse...

Já comecei e apaguei este comentário, tantas vezes... Fazes muita falta Artur!

Um beijo muito grande

IB

Niko disse...

Outra história memorável com o Artur , foi a nossa participação na Festa da Citroen em Santarem.
Mesmo sem carta, fomos "contratados" pelo nosso amigo Artur para ir estacionar carros nesta festa organizada pelo CH. Arrancamos de manhã, bujas na Marquesa, bujas na viagem e chegamos já todos tortos a uma quinta no meio do nada em Santarem. Como seria de esperar, o Artur conhecia toda a gente que lá estava a trabalhar, e rapidamente arranja forma de nos servirem bebidas que estavam destinadas para os "outros convidados". Mais tarde, talvez por ser o mais novo do grupo, enfiam-me dentro de um fato gigante e pedem-me que circule entre os convidados. Horas depois deste terrivel fardo, e depois de ter percebido que os meus amigos estavam todos a conduzir ALTOS CARROS, tiro o fato e vou para perto deles. Na confusão da saída, pedem-me que vá buscar um carro estacionado no meio do campo. Quando lá chego, vejo um Mercedes automático... Toca a colocar a posição em Drive e... PREGO A FUNDO DE MERCEDES TOPO DE GAMA NO MEIO DO CAMPO!!! Lindo...
Acabámos o dia a "matar" um barril de cerveja na quinta e a recordar as grandes tareias que demos aos carros de tão ilustres convidados.
Valeu Artur!!!

Anónimo disse...

Na vida, já apanhei muita "estalada"...mas esta do Artur foi a maior de todas!
Um bj Artur muito grande.
Que sorrias sempre lá do alto.

Anónimo disse...

É sempre com tristeza que vemos um amigo, de sempre, fazer as malas e voar para outro mundo!!!

O Artur foi da minha turma no 7º ano, o 3º ano de hoje em dia, foi nesse ano que começei com ele nas loucuras das motas.
Tinhamos 12 anos, de vez em quando iamos dar umas voltas na mini trail, e lá iamos os dois para grandes aventuras, ele já dominava o "motão", e foi com ele que começei aprender a andar de mota, aquela mota que se punha mudanças com a ponta do pé e com o calcanhar, era lindo!!!

UM GRANDE ABRAÇO ARTUR!!

Anónimo disse...

Bom. há tanto que não vinha ao blog, que finalmente hoje, tive coragem de deixar umas palavras.
Palavras da falta que o meu tio me faz!
Para muitos que não sabem, eu cresci ao lado do Artur.
Cresci naquela casa enorme, onde havia sempre lugar para mais um....e bem que sinto hoje a necessidade de ter a casa cheia.
Uma casa repleta de vida, de calor, de tudo.
Bons vizinhos, boa família.
E o Artur foi o meu "mano" mais velho.
Pouca diferença tínhamos de idade.
Naturalmente que cada um foi para seu lado, pois a Vida leva-nos por caminhos diferentes, leva-nos a criar raízes em outros lugares, por ordem natural...ou porque casamos, ou porque trabalhamos em outro sítio, enfim, ...
Já passaram 5 meses desde a sua morte,e a tristeza que trago, acompanha-me desde esse dia.
Há alturas do dia, em que o Artur surge no meu pensamento.
Agora é que vou aceitando aos poucos que foi embora, só agora!

Todos, de uma maneira ou de outra, sempre ajudámos o Artur, mas para quem sabe, ele não aceitava muita ajuda.
Não fazia parte do seu Ser.
Eu própria, tentei por várias vezes dar-lhe uma base, mas em vão.
E hoje, pergunto a mim mesma, porque não insisti?
Porque do outro lado, não recebi um sinal?
Será isso?
Será que vou ficar com esta questão para sempre?
Engraçado, que estas perguntas só surgem mais tarde,...., muito mais tarde.
Fiquei com um vazio, da falta do Artur.
Tenho saudades tuas meu querido tio, e ao mesmo tempo estou zangada contigo.
Foste embora sem avisar!
Nunca imaginei que fosse tão cedo;
Sempre que vou a Oeiras, lembro-me de ti.
Oeiras era o teu Reino, era a tua base!
sei que estás melhor onde estás, pois foi esse o destino; e nós por cá, temos que andar.
Um beijinho muito grande, da tua sobrinha Rita.
Para Sempre.