29 de setembro de 2008

A VIAGEM


Mantinha ainda os olhos fechados. Saboreava o momento. Sentia que tudo voltava à primeira forma. E que bem ele se sentia quando estava em forma! O seu corpo, lentamente, começava a corresponder a todos os estímulos nervosos. Sim, estava novamente em forma!


Mantinha os olhos fechados. Mas sorria. Não era uma gargalhada. Não podia nunca ser! Mas sorria, porque se sentia novamente em forma. A tortura do sofrimento tinha passado. Pôrra, tinham sido longos meses difíceis. Para ele e para todos. Sim, estava consciente da perda e isso fez-lhe esmorecer o sorriso. O que custava em todo esta viagem era a perda. Mas ele agora sentia-se em forma, como nunca se tinha sentido. O sorriso voltou de novo!


Experimentou abrir os olhos. Tinha medo. Recuou, para antes sentir melhor o seu corpo. O seu corpo, que nos últimos tempos lhe tinha pregado tantas partidas. Os músculos, mais uma vez, corresponderam e sentia-os pujantes, como no tempo do hóquei. Sim, estava novamente em forma. E abriu ainda mais o sorriso.


Apetecia-lhe ouvir música. Não interessava qual. É claro que se fosse brasileira ou dos anos 80, seria bem melhor. Verificou os sentidos, todos os 5. Sim, estavam lá todos, inclusivamente aquele que tinha sido mais afectado. Ao fundo, pareceu-lhe ouvir música, que foi-se tornando mais perceptível. Sim, estava novamente em forma.


Abriu os olhos. Estava em frente de um espelho e experimentou a sensação de se olhar de frente. Tinha readquirido o eterno bronzeado, o brilho nos olhos e o contorno da cara era novamente perfeito. Sentiu-se em plena forma. Não, estava totalmente em forma, perfeito no seu corpo! E sorriu. Um sorriso sincero, confiante.


A noite ainda envolvia aquele espaço infinito, onde o tempo se desenrola consoante a nossa vontade e onde a percepção das coisas é clara. Escolheu vestir a camisa rosa-velho (para dar sorte ao Benfica), umas calças de ganga e calçou aqueles mocassins, sem meias claro! Apeteceu-lhe contar aquela anedota sobre a compra do Suazo (para que o Benfica tenha peças de substituição para o Mantorras), mas ainda não tinha encontrado ninguém.


Foi caminhando. Às vezes apressava o passo, quase correndo. Outras vezes, num passo lento, saboreava cada pedaço desta redenção, deste novo viver. Sim, sentia-se bem de novo, tinha renascido no mesmo corpo, mas perfeito, em forma. Sim, estava novamente em forma!


O dia nascia e a sua viagem começava a espalhar-se. Agora era preciso passar o seu sorriso a todos aqueles que sentem a sua perda. Lentamente, ele sabe que o vai conseguir. A lembrança, o seu sorriso fácil e contagiante vão-se sobrepor à tristeza da ausência. Será essa a sua primeira tarefa: que todos sintamos que ele agora está bem, novamente a sorrir. Em grande forma!


ATÉ SEMPRE

240 comentários:

«O mais antigo   ‹Mais antiga   201 – 240 de 240
Anónimo disse...

Papá amanhã já faz 5 meses que tu nos deixaste! Já viste? 5 meses sem alegria, 5 meses sem sorrir, 5 meses de tristeza... Isto tudo só para te dizer que fazes falta. AMO-TE MUITO PAPÁ ATÉ SEMPRE

Anónimo disse...

Se conhecesses o mistério imenso do céu onde agora vivo, este horizonte sem fim, esta luz que tudo reveste e penetra, não chorarias, se me amas!

Estou já absorvido no encanto de Deus,na sua infindável beleza.
Permanece em mim o teu amor, uma enorme ternura que nem tu consegues
imaginar.
Vivo num alegria puríssima.

Nas angústias do tempo pensa nesta casa onde um dia estaremos reunidos para além da morte, matando a sede na fonte inesgotável da alegria e do amor infinito.
Não chores,se verdadeiramente me amas!

Santo Agostinho

PS- Desculpem-me , não Vos conheço mas fui ter a este "blog" por acaso. Como (não acredito em acasos e) como este texto, em certa altura da minha vida, me ajudou tanto deixo-o aqui com todo o respeito.

Anónimo disse...

Se conhecesses o mistério imenso do céu onde agora vivo, este horizonte sem fim, esta luz que tudo reveste e penetra, não chorarias, se me amas!

Estou já absorvido no encanto de Deus,na sua infindável beleza.
Permanece em mim o teu amor, uma enorme ternura que nem tu consegues
imaginar.
Vivo num alegria puríssima.

Nas angústias do tempo pensa nesta casa onde um dia estaremos reunidos para além da morte, matando a sede na fonte inesgotável da alegria e do amor infinito.
Não chores,se verdadeiramente me amas!

Santo Agostinho

PS- Desculpem-me , não Vos conheço mas fui ter a este "blog" por acaso. Como (não acredito em acasos e) como este texto, em certa altura da minha vida, me ajudou tanto deixo-o aqui com todo o respeito.

Anónimo disse...

Não sei(mas gostaria de saber),quem deixou este comentário lindo para o nosso querido GADUCHO.Muito obrigada,mesmo, como irmã dele,estou muito grata.
Querido maninho:

Têm estado dias lindos, e melhores que muitos verões,no entanto não me disfarçam,nem por nada,as saudades que tenho tuas...ontem estive no SAISA,e não me fez nada bem,nada mesmo.O tempo passa,mas as saudades, essas acentuam-se dia ,após dia .Cada vez, se sente mais a tua falta,e mais dolorosa é a dor de não te ter.Estás nas músicas que o BIÉU ,põe no ROLLS,às 6º,e sábados,estás em todos os sítios onde estou, pois estás sempre no meu pensamento,e dele nunca sairás, enquanto eu viver.Nada te substitui, nada, mas nada ,faz esquecer-te,tudo está incomleto sem ti.

A vida é desoladora sem ti ...,por mais que queiramos ser felizes,não está a dar meu anjo, não me posso conformar.

da irmã que te adora SUSANA

Anónimo disse...

Meu querido mano:

Só , para te dizer, que ontem,travamos mais uma batalha sem ti...e que batalha!O primeiro aniversário da mamã, sem ti, sem bolo," sem parabéns a você",sem toda aquela alegria,que era tão sentida, e vivida,principalmente neste dia.

Apesar de ser sempre um dia muito especial para todos nós,termos a querida mãe que temos, a fazer 72 anos,também me faz muita ,mas muita pena, a dor dela,pela tua ausência meu querido, falo por mim, mas a mamã, coitadinha!Espero que ela faça muitos mais, sem mais nenhum desgosto, pois este que tem
vale-lhe por toda a vida, e a mim também.
AMO-TE MUITO

AS SAUDADES AUMENTAM, DE DIA PARA DIA.

tua irmã SUSANA

Anónimo disse...

MEU QUERIDO IRMAO, NÃO TENHO VINDO AQUI PORQUE TEM SIDO MUITO DIFICIL, CADA DIA QUE PASSA É PIOR.VOU TODAS AS SEXTAS FEIRAS COM A MAMA LÁ AQUELE SITIO POR-TE FLORES, PARA MIM TU NÃO ESTÁS ALI ESTÁS EM QUALQUER SITIO E EU NÃO SEI ONDE E QUERIA MUITO SABER, QUERIA VER-TE,SENTIR-TE, CHEIRAR-TE, ERA REALMENTE O QUE EU PRECISAVA.FAZES TANTA FALTA MEU QUERIDO.


ADORO-TE PARA SEMPRE
UM GANDE BJ DA TU IRMÃ QUE TE ADORA E QUE NUNCA NUNCA TE ESQUECE

PAPI

Anónimo disse...

MEU ADORADO IRMÃO:

Não quero deixar nunca de falar contigo,neste imprescindível espaço, no entanto, não tenho tido meios para aqui vir.
Quero dizer-te´que não consigo, nem consegui realizar que morreste.Para mim não.Apenas foste, para algum lado temporáriamente...Estou doida de saudades, o meu desejo, era ter-te ao pé de nós, a viagem nunca mais termina? Estou certa, que nos veremos brevemente...Já vai fazer 8 meses que não te vejo.Já está a ser demais, mas sei que não estou em mim, se estivesse já tinha enlouquecido...mas estou quase! O Ferreirinha, manda-te um abraço, e eu,eu AMO-TE GADUCHO

Anónimo disse...

Querido Gaducho,
Sonhei contigo,não me lembro de pormenores, apenas sei que falei contigo, e tive uma grande sensação de Paz.
Gosto muito de ti primito.
Penso muito em ti.
AMO-TE MUITO.

Anónimo disse...

Um dia destes li esta definição de amizade, de um escritor Angolano, que queria partilhar com vocês!
" Amizade: há preferência que seja húmida, pois mundo está a isolar pessoas; assim amizade procura por ela que pessoas se escorreguem para algum encontro" Ondjaki
È deliciosa, verdadeira e simples!
Beijinhos para todos vocês!
Cláudia Correia

Anónimo disse...

Meu querido irmãozinho:

Tenho andado tão agastada por já não te ter...
Penso muito em ti,aliás,eu nem preciso de pensar, pois quando penso, que penso, estou completamente enganada,pois tu ,estás lá sempre ,dentro da minha cabeça;é como para se respirar,apenas se respira.Assim é a minha relação contigo desde que desapareceste das nossas vidas.
Quando me lembro, de quanto gostavas da vida, de quanto gostavas das pessoas, de sair, de como amavas e cuidavas da Mariana,da mamã, e de todos nós...
agora "só sais " quando te levo (levo-te sempre),dentro da minha carteira ,em fotografias!!!
Havias de ter adorado,teres estado
(também não sei se não estiveste),no baptizado,comunhão,e crisma da tua filha.Foi muito bonito,mas contigo teria sido "mais que perfeito", ela estava muito contente,e nós por ela, mas nada que se compare,com a tua presença,vida ,alegria,que terias imposto, se lá tivesses estado!
Não me consigo habituar, a viver as alegrias, as tristezas, e o rame-rame de todos os dias sem ti,as saudades doem muito.

ADORO-TE MEU QUERIDO.
TUA IRMÃ SUSANA

Anónimo disse...

Depois de ter lido todos estes comentários acerca do querido Gaducho muito pouco se pode acrescentar... aqui estão expressos todos os sentimentos que se podem revelar por aquele incrivel "miúdo" tão puro que transbordava alegria e deixava rasto por todos os lados onde passava.
Infelizmente tb conheço a enorme tristeza de sentir uma perda tão avassaladora como a vossa,não como irmã, mas como mulher e como mae de duas filhas que viram partir o seu pai tão permaturamente!! Os comentários da doce Mariana deixaram-me muito emocionada,força querida porque o teu pai estará sp contigo nos momentos que mais precisares!
Estive com os irmaos todos do GADUCHO nestes dois ultimos fim-de-semanas e tive mais uma vez a oportunidade de constatar a v/união familiar inabalavel apesar do sofrimento de cada um!Não consigo sequer avaliar o sofrimento da vossa querida mãe com uma coisa tão anti-natura como perder um filho. Mas com o vosso carinho concerteza a irão reconfortar. Um bj para todos

Anónimo disse...

LUISA:
Obrigada, pelo teu comentário tão sentido.
Tal como vocês, estamos a passar, pelo momento mais difícil das nossas vidas, e por mim falo, posso estar,posso rir, dançar,etc.
No entanto, sei, que a minha vida, e a minha alegria, nunca mais vão ser as mesmas.A DOR , A SAUDADE,vão-me dilacerando o coração dia após dia.É tão triste...

um grande beijinho para voçês as três.da vossa sempre amiga SUSANA

Anónimo disse...

Morte, não te orgulhes, embora te tenham chamado poderosa e terrível, pois não és.
Pois aqueles que pensas derrotar não morrem, pobre Morte, nem a mim podes matar-me.
És escrava do destino, do acaso de reis e de homens desesperados.
E recorres ao veneno, à guerra e à doença.
Mas a dormideira e os seus surtilégios também nos fazem dormir e melhor ainda do que o teu golpe. Porque te esforças, então?
Após um curto sono acordamos para a eternidade. E a morte deixará de existir.

Morte, morrerás.

Sit in John Donne

Francesca Montagnani Pereira

Anónimo disse...

Lindo,querida FRANCESCA,lindo!

obrigada,é sempre bom vir aqui,e ler mais comentários para o meu querido irmão. Tudo isto,perpetua a sua memória.

obrigada, e mil beijinhos com amizade. SUSANA

Anónimo disse...

Hoje soube-me vir visitar-te!

Um beijo grande para a tua mamã! Um xicoração para todos

Ines

(Como estás Papi?)

Anónimo disse...

Se tu GADUCHO me perguntasses se vou precisar de ti, a resposta é:PARA SEMPRE! Se tu perguntasses se vou te esquecer, a resposta é: NUNCA! Se perguntasses em quem tenho orgulho, a resposta é: EM MIM...! PORQUE CONSEGUI TER UMA GRANDE AMIZADE DE UMA PESSOA MUITO ESPECIAL COMO TU GADUCHO . Nunca te esquecerei meu GRANDE AMIGO LFQUEIMADO

Anónimo disse...

Meu adorado irmão,hoje, sentiu-se tanto, mas tanto a tua falta,tal como todos os dias,mas hoje...

eu não acredito,não consigo acreditar,que não te vou ver mais,por mais que faça força, para cair na realidade,não quero, não acredito, e recuso-me a aceitar.A saudade è insuportável, dói,dói muito.
AMO-TE,POR TODA A VIDA

Anónimo disse...

Querido:

Dou por mim tão revoltada,tão irritada com a tua insuportável ausência...e ainda diz o poeta "que por morrer uma andorinha, não acaba a PRIMAVERA"!
Tu merreste,e eu, por dentro sequei,e as estações do ano, essas para mim morreram todas.Não há nada que me console ou alegre.Só uma tristeza enorme me invade.adoro-te tua irmã susana.A SAUDADE NUNCA TIRA FÉRIAS...

Mariana disse...

Papa daqui a pouco tempo já faz um ano que tu nos deixaste. Ja naovenho aqui há algum tempo mas nem um segundo saíste da minha cabeça. Estou sempre a matutar. Gosto tanto de ti que mil palavras nao chegariam para te dizer. Ja se passaram muitos momentos especias desde que tu nos deixaste... O meu aniversario, o meu baptizado, a minha comunhao e o meu crisma, e agora vai ser a festa de verao que so vai ser feita pela nossa vontade, porque ja nao ha aquele espirito, aquela ansiedade, aquela ... nao sei explicar , alguma coisa esta a faltar, sera o teu grande e luminoso sorriso a me incentivar? A dizer: Boa querida! Estás a dançar isso tao bem!? e depois puxares-me para o pe de ti e dares-me uma grande abraço. Papa, as vezes 'pergunto-te' ESTAS AI? ESTAS COMIGO PAPA?
Adoro-te. MARIANA

Anónimo disse...

Claro que está querida, o papá, está sempre contigo,está com todos nós, mas contigo principalmente...



muitos
beijinhos da tia SUSANA

adoro-te querida

Anónimo disse...

Já cá não vinha à muito tempo, porque me falta a coragem e as saudades que tenho tuas são tantas, tantas que me custa muito ver o que se escreve para ti! Sinto muito a tua falta e senti principalmente na festa dos meus 40 anos com dois de atraso, tal como tu dizias: "Vais ter de fazer uma festa!" e fiz meu querido mas tu não estavas lá... tinha muitos amigos, a tua familia toda mas faltas tu, revolta-me tamto, fico tão triste... todos os dias penso em ti olho para a tua fotografia e não acredito, parece um pesadelo mas eu sei que não me queres ao pé de ti...!

Sabes nos meus anos acabamos a cantar e a olhar para o Céu a tua música do Jorge Palma que eu não consigo ouvir quando estou sózinha!

Adoro-te Gaducho

Anónimo disse...

Por favor, alguém me sabe explicar,para onde foram os 200 comentários dirigidos ao meu irmão? não os consigo encontrar... desculpem

SUSANA(uma das irmãs do GADUCHO)

Anónimo disse...

Olá Susana,
Nem de propósito... hoje vim aqui!!!
Espero que estejam todos bem!
Eu consigo aceder a todos a todos os comentários, queres que faça um copy e te envie por e-mail?
Beijinhos para todos! Um beijinho especial para a Néné!
Claudia Correia

Anónimo disse...

OLÁ CLÁUDIA!

Ainda bem que alguém me responde.Consegues ver os textos todos, como se viam, logo a seguir à "VIAGEM"?É que eu só os vejo, se clicar em " enviar um comentário"... como sou apaixonada pelo blog,e embora consiga enviar comentários ,é diferente, não são tão visíveis e é muito mais complicado.Podes dizer-me CLÁUDIA, se consegues ver tudo igual?ou serei eu que estou a fazer qualquer coisa mal?Aproveito para te dizer que a missa do nosso querido GADUCHO, é no próximo domingo, às 19h na igreja matriz de oeiras,já faz 1 ano, e as saudades são cada vez mais dilacerantes...1 grande beijinho para ti da Susana

Anónimo disse...

Olá Susana,
Sim, eu consigo ver todos os textos igual! como já são muitos, já estão em duas paginas e no inicio e fim da segunda está assim:

O mais antigo ‹Mais antiga 201 – 224 de 224

Clico em: O mais antigo ‹Mais antiga e acedo á primeira página!
Espero que consigas aceder também!

Farei os possiveis por ir á missa no Domingo!Beijinhos para ti e para todos,
Cláudia Correia

Anónimo disse...

Olá Susana!
Hoje abri o blog no pc da minha irmã e também lá aparece tudo em branco!Não faço a menor ideia porque continuo a ver tudos os comentarios no meu pc!É estranho!Fiz um copy para um documento word e guardei, se quiseres estão a salvo!!!
Beijinhos
Cláudia Correia

Anónimo disse...

Olá Cláudia.Eu não sei o que se passa, mas no PC da minha filha Mafalda, tb consigo ver tudo normalmente.De qualquer modo obrigada.1 grande beijinho

Susana

Anónimo disse...

Meu adorado irmão:

Não há palavras,para descrever, o quão duro,foi o dia de hoje meu querido.sinto-me como se tivesse levado com uma pedra do meu tamanho em cima,passado 1 ano precisamente, sobre a tua morte.
Estranhamente sinto-me muito pior, que no próprio dia em que partiste.Estranho ,parece, não?mas eu já descobri , o que se tem passado comigo.Estive quase um ano, em estado de choque!
Apesar de tudo o que disse e escrevi, durante este ano que hoje se completou, e apesar de toda a dor, saudade,revolta,que comecei a sentir logo que adoeceste,e o horror da tua partida,posso dizer-te meu querido maninho, caí, caí e estatelei- me no chão, esborrachei-me toda,agora sou só raiva, e uma dor imensa,que não me deixa 1 segundo.AMO-TE.ESTOU DOIDA DE SAUDADES.TUA irmã Susana

Anónimo disse...

Querida Susana,
Ao ler este poema lembrei-me do nosso querido Gaducho.Parece que foi escrito por ti!Aqui te o deixo...

Te amo tanto que chega a doer,
doer o meu peito,
o peito que você faz sofrer.
Te amo tanto que passo os dias a chorar,
por não ter você
aqui para me abraçar.
Te amo tanto que só sei sofrer,
porque eu te vejo
de uma maneira que você não me vê.
Mas posso dizer que te amo tanto,
que nunca vou te esquecer,
porque esquecer você seria
esquecer o amor de viver.
Muitos beijinhos da prima que te ADORA

Anónimo disse...

Querida priminha,obrigada.É de facto,muito,muito bonito. Também te adoro...

Anónimo disse...

Meu adorado irmão:

Venho aqui todos os dias, e várias vezes por dia.Por vezes,(ainda ontem,)ia começar a escrever, e faltaram-me as palavras...deve ser por isso, que os comentários vão rareando,o que me causa uma sensação estranha,e ainda mais triste,que aquela que estamos a viver.Sei que ninguém te esqueceu ,mas para mim,esta é das poucas formas em que penso, que me ouvirás,e que de algum modo me faz sentir mais perto de ti!
Sabes, estou muito zangada comigo própria´,pois como já te disse a minha consciência andou meia adormecida durante o ano que passou,ACABANDO POR ME PREGAR UMA VALENTE PARTIDA...e agora é que são elas,agora é que a minha vida,toda eu ,tudo o que eu sou, tudo o que eu quero ou que penso ,levam-me à grande tristeza de te ter perdido,tirando-me a vontade seja do que fôr.
As saudades das tuas gargalhadas, tornam-nas cada vez menos audíveis,bem como o teu doce olhar, que se torna mais invisível, o aperto dos teus abraços,que se torna mais insensível...e isto meu amor é o desgosto, a saudade ,e aminha consciência , a que me pregou uma partida!
JAMAIS TE VOU ESQUECER MEU QUERIDO, E ENQUANTO PUDER ESCREVER-TE-EI AQUI,OU NAS LINHAS DO CÉU ONDE ESTÁS CERTAMENTE...AMO-TE POR TODO O TEMPO QUE EU VIVER
tua irmã susana

Ana disse...

À minha querida tia e primos(grandes e pequenos)

Um dia me disseram para ter
paciência porque a saudade é um sentimento nobre que poucos podem ter...
Que somente as pessoas que realmente tem capacidade amar podem senti-lo...
Mas infelizmente tudo tem seu preço...
Porque quem sente saudade é sinal de algo no passado foi inesquecível...
É sinal de alguém não apenas passou por sua vida e sim que permanece... E que faz grande falta....
Muitos beijinhos com muito carinho

Anónimo disse...

Meu adorado irmão:
Queria não esquecer-te,como poderia?mas ,pelo menos ,tentar,apaziguar este pensamento ,sempre doloroso, sempre presente,sempre inibidor da minha vida... Há quem diga , que não te deixo descansar, que estou sempre a falar de ti,e que isso não é bom para ti, se eu tivesse a certeza, não te lembraria,se eu soubesse que te prejudicava,meu deus, o que eu faria?mas esquecer-me de ti era esquecer-me de mim, pois és parte integrante,do meu ser.

Amo-te muito, e não deixo de te relembrar um minuto que seja!ai meu querido, tanta saudade...

tua irmã susana

Anónimo disse...

Eu sei que vou te amar
Por toda a minha vida eu vou te amar
em cada despedida eu vou te amar
desesperadamente...
E cada verso meu será prá te dizer,que eu sei que vou te amar por toda a minha vida
eu sei que vou chorar...

Anónimo disse...

Meu adorado irmão:

Já fiz anos,muitos de nós faremos anos por estes dias, o Natal também está à porta,todos os dias há qualquer coisa que muda,há qualquer coisa para fazer,que interesse ou não .O que não muda nada,são estas saudades tão fortes,tão fortes,que deixaste em mim.
Está tudo tão triste, tão feio, tão sem graça.À pouco saí, para comprar cigarros,e dei com a entrada do prédio toda enfeitada de Natal...imediatamente me fez lembrar com uma saudade imensa, destes mesmos enfeites,mas em 2006,por exemplo.
Que revolta tão grande dentro de mim!que revolta que eu sinto, e não puder fazer nada,e pior que isso,não puder pedir a alguém que faça alguma coisa.
NÃO CONSIGO DIZER MAIS NADA.AMO-TE MUITO GADUCHINHO.TUA MANA SUSANA

Anónimo disse...

Que este Natal chegue terno, doce e em paz! Que o Novo Ano traga dias cheios de alegrias e muito AMOR! É o que vos desejo a todos!
Beijinhos
Cláudia Correia

Anónimo disse...

Obrigada Cláudia.Para ti,e todos os teus,votos de Boas Festas,e que o Ano Novo,vos traga tudO de bom.1 grandeBJ

Anónimo disse...

Meu adorado irmão,não tenciono deixar de aqui vir,como já disse.Foi o 1º,e único espaço,que me deu oportunidade,de falar contigo,e de me sentir mais perto de ti.É como entrar numa imponente catedral,cada vez que cá venho...
Queria dizer-te, o quanto orgulhoso ficarias,com a música linda, que a nossa sobbrinha e tua afilhada Francisca,fez para ti.Ela está no FB, para quem a quiser ouvir.Ouve-se,e logo se vê,que é para ti, que és tu meu queridoirmão.É LINDA,ÉS,TU,É PARA TI, mas não adeixo de ouvir sem chorar...São tantas as saudades.Amo-te querido.

Anónimo disse...

Nunca apaguem estes comentários por favor,são dele,só dele,gosto de aqui vir sempre!querido Gaducho...da tua irmã Susana.AMO~TE

Anónimo disse...

A Dor,e cada vez maior!Engana/se, quem pensa que o tempo ameniza...nem pensar.Piora,a Saudade ,aumenta de dia para dia.Perda insuportavel,meu adorado maninho<3

Susana

«O mais antigo ‹Mais antiga   201 – 240 de 240   Mais recente› Mais recente»